Vantagens do esfoliante para o rosto de um barbudo

por Samuel Tonin maio 07, 2019 0 Comentários

A grande maioria de nós, barbudos, quando pensa em cuidar da barba, logo pensa em um bom shampoo ou em um balm ou óleo de barba pra deixar os fios mais macios e alinhados. Mas ainda não é muito comum quem pense em um esfoliante facial. 

No meu caso, esfoliante foi aquele produto que demorei começar a usar, mas cara... depois que comecei não largo mais.


Pra que serve um esfoliante

Nossa pele tá sempre se renovando. Enquanto uma camada nova nasce em uma camada mais profunda, a camada mais superficial morre.

E essas células mortas vão se acumulando e descamando na superfície.

Estrutura da pele

Isso pode trazer alguns problemas: desde uma aparência não muito saudável até a obstrução dos folículos dos pelos. Daí surgem os pelos encravados que podem inflamar e levar a uma foliculite.

Por isso fazer essa limpeza mais profunda e remover essa camada mais superficial de células mortas é importante e pode fazer toda a diferença no seu visual e também na saúde da sua barba.


Aí eu vi vantagens

Além de remover as células mortas e deixar o caminho livre para os pelos crescerem no seu rosto sem encravar, usar um bom sabonete esfoliante ajuda também na renovação celular.

Sua pele fica com um aspecto mais liso, menos engordurado e com uma aparência muito melhor.

Homem usando esfoliante Sobrebarba

O esfoliante também serve como uma ótima preparação antes de se barbear. Quando você tira essa camada de impurezas da superfície da pele a lâmina desliza muito melhor e com menos chance de irritação.

Com os poros desobstruídos, livres de sujeira, você também reduz a chance de inflamações na pele que fica menos propensa a ter cravos e espinhas.

Ah, e sem o excesso de células mortas da pele você também diminui aquela clássica "caspa na barba", que na maior parte das vezes é só uma descamação normal que acontece com a troca de pele e falta de hidratação.


Como usar esfoliante do jeito certo

Essa é uma das principais dúvidas entre muitos barbudos. Afinal, esfoliante é só pra pele do rosto ou deve-se passar também nos pelos da barba?

O ideal é direto sobre a pele. Não tem porque esfregar sobre os pelos como um shampoo de barba.

 

  1. Use o esfoliante já com o rosto limpo, depois de lavar a barba com shampoo.
  2. Coloque um pouco de esfoliante na ponta dos dedos e massageie com movimentos circulares o rosto, pescoço, nariz, testa. Não precisa botar muita pressão.
  3. Depois de massagear por um tempo é só enxaguar. Sem mistério.
  4. Depois use um hidratante. Eu recomendo usar o Balm de Barba no rosto todo. Além de refrescar ele é feito com extrato de algas marinhas e aloe vera que acalmam a pele e ajudam na cicatrização e também dão uma força na renovação das células.

 


Quantas vezes por semana?

Se a sua pele é seca você pode usar o esfoliante de uma duas vezes na semana. É o suficiente pra ficar com a pele livre de impurezas sem ressecar.

Agora, se você tem a pele mais oleosa, pode usar até três vezes sem problema.

E use só uma vez ao dia. Pode ser de manhã, no banho ou a noite. Se for pela manhã, use um protetor solar antes de sair de casa. É sempre bom proteger melhor a pele depois da esfoliação.


O que evitar

Existem dois tipos de esfoliante: um para o corpo e outro para o rosto. E, sim, eles têm diferença.

Geralmente os esfoliantes corporais têm uma esfoliação mais intensa, com a granulação maior e são mais abrasivos. Por isso, olhe bem qual tipo de esfoliante está usando no rosto pra não acabar ferindo a pele. 

E evite esfoliantes que usam microesferas de plástico na formulação. Tem opções mais naturais que matérias primas naturais como sementes trituradas no tamanho certo para uma boa esfoliação.

Sementes de damasco para esfoliação da pele

Essa foi uma preocupação nossa aqui na Sobrebarba e por isso usamos sementes de damasco na fórmula.

Além de ser biodegradável as sementes de damasco têm propriedades antioxidantes e fazem um bem danado pra pele.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar
Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar

por Samuel Tonin agosto 02, 2021 0 Comentários

Há dois meses eu raspei a barba deixando só o bigode e ela vem crescendo sem mexer. Finalmente chegou a hora de aparar os pelos pela primeira vez.

Ver artigo completo →

Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba
Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba

por Samuel Tonin julho 29, 2021 0 Comentários

Perdeu a Live no Canal Sobrebarba? Assista à gravação aqui. A convidada desta semana foi a Jaqueline, barbeira fenomenal da Barbearia do Zé. O papo foi sobre como combinar o seu corte de cabelo com o estilo de barba.

Ver artigo completo →

A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba
A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

por Samuel Tonin julho 21, 2021 0 Comentários

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba? Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Ver artigo completo →