Primeiros passos pra quem está deixando a barba crescer

por Samuel Tonin março 25, 2019 0 Comentários

Então você resolveu deixar a barba crescer ou está finalmente retomando aquele projeto barbudão.

Mas por onde começar a cultivar uma barba? Qual o melhor momento iniciar o uso de produtos específicos para barba? E quais deles você realmente precisa nas primeiras semanas?

Te ajudo nessa, meu camarada.

Desde o primeiro dia

Se você não fizer nada a barba vai crescer, fato. Mas certamente vai crescer ressecada, com fios espetando pra fora, arranhando ou incomodando demais. É por isso que muitos aspirantes a barbudos acabam deixando o projeto de ter uma barba grande de lado.

Cuidar da barba e da pele do rosto é importante desde o primeiro dia e você não precisa de um arsenal de produtos pra isso.

Na verdade três cuidados básicos pra quem tá começando:


1 - Esfoliar

O primeiro passo é evitar pelos encravados que são comuns quando a barba está começando a nascer.

O pelo encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele. Daí a ponta se curva e ele penetra novamente pelo folículo, ficando por baixo pele.

Pelos encravados

Como ele é um corpo estranho ali dentro, o seu organismo tenta se livrar dele e produz uma reação inflamatória parecida com espinhas que podem coçar e doer. E na região da barba ele acaba sendo mais comum ainda já que os pelos são mais grossos e encaracolados.

Usar um esfoliante facial de duas a três vezes na semana é um jeito bem eficaz de prevenir os pelos encravados.

O esfoliante remove as células mortas que se acumulam na pele e libera o caminho pro fio crescer livre.


2 - Lavar

Ao contrário do que muitos podem pensar, o shampoo de barba não é feito pra ser usado só em barbas grandes. Ele pode substituir o seu sabonete de rosto desde o primeiro dia que você resolver deixar a barba crescer.

Lavar a barba

Isso porque ele tem pH fisiológico - como da pele do seu rosto - e limpa sem remover a hidratação natural do rosto, coisa que shampoos convencionais de cabelo e a maioria dos sabonetes acabam fazendo. Por isso ele pode ser usado todos os dias sem problema.

Assim sua barba começa a crescer desde o início sem ressecar por conta da pele ressecada.

Outra grande diferença do shampoo específico para barba é que ele tem um poder de hidratação maior, regulado para os fios mais grossos e rebeldes da barba.


3 - Hidratar

Com o rosto limpo e já seco é hora de hidratar com o Balm de Barba.

O Balm é um hidratante sem enxágue e refrescante feito com ingredientes naturais de origem vegetal. Além de manter a pele do rosto e os fios da barba hidratados ele ajuda na renovação celular e ainda evita a coceira e irritação típicas de quando a barba está começando a crescer.

Com estes 3 cuidados simples fica muito mais fácil segurar as pontas até a barba chegar no comprimento desejado.


Algumas dicas pra quem quer deixar a barba grande

1 - Mesmo que o seu objetivo seja ter uma barba longa, apare a barba de vez em quando. É que os fios crescem em velocidades diferentes uns dos outros e em pouco tempo você vai ter pelos da barba maiores que os outros apontando pra fora.

Aparar as pontas destes fios mais apressadinhos dá um aspecto mais uniforme para a barba e pode até aumentar a sensação de mais volume já que o formato fica mais compacto, sem fios desgrenhados.

3 - Outra dica importante é fazer a barba na região do pescoço pelo menos uma vez na semana.

Isso ajuda a diminuir o incômodo da barba crescendo. Pra isso você tem gel de barbear que é transparente e sem espuma. A lâmina desliza muito mais fácil e você vê exatamente onde aparar sem correr o risco de raspar demais onde não deve.

E à medida em que sua barba for ficando maior você pode perceber os fios um pouco mais ressecados. Isso é normal já que eles vão ficando cada vez mais longe da hidratação natural da pele.

4 - É aí que entram o condicionador e o óleo para barba. Use o condicionador sempre depois do shampoo para selar as escamas dos fios e deixá-los mais macios e maleáveis.

E o óleo de barba devolve o brilho e dá aquela hidratação extra que sua barba grande precisa.


Seu Kit de Barbudo Iniciante

Recentemente criei um kit aqui no site Sobrebarba especialmente pra quem está começando agora unindo o esfoliante, shampoo e balm de barba.

Trio com Esfoliante, Shampoo e Balm de Barba

Ele já está disponível aqui nas versões Jungle Boogie (aroma de mato) e Light my Fire (aroma de lenha). Cai dentro! ;D}}


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →