Um guia para barbudos de primeira viagem - Sobrebarba

Um guia para barbudos de primeira viagem

por Samuel Tonin Dezembro 04, 2017

Se você está começando agora o seu projeto barbudão ou já tentou algumas vezes deixar a barba crescer mas desistiu no meio do caminho por conta de coceira ou irritação, este post é pra você!

Cultivar uma barba é um compromisso que demanda dedicação e uma boa dose de paciência, principalmente pra passar das primeiras semanas, que é quando podem surgir alguns dos obstáculos mais comuns como irritação, coceira e pelos encravados.

O que aprendi depois de várias tentativas pra deixar a barba grande é que ter o cuidado adequado desde o primeiro dia pode fazer toda diferença.

Primeiro, é importante lembrar que não existe uma receita pronta. Cada barba é única e tem seu tempo para se desenvolver. Por isso cada barbudo pode passar por obstáculos diferentes no início. Mas tem alguns cuidados essenciais que são uma mão na roda para a maioria dos casos. Vamos lá:


Rosto limpo. Barba saudável.

Manter o rosto sempre limpo e com os poros desobstruídos é o básico pra uma barba crescer saudável.

Barbudo lavando o rosto

Só tome cuidado com o tipo de sabonete ou shampoo que você usa no rosto. Sabonetes e shampoos convencionais costumam remover a hidratação natural da pele e assim a barba pode crescer ressecada e arranhar com mais frequência.

Por isso é importante usar um shampoo ou sabonete que sejam específicos para o rosto.


Passo 1: Lavar bem o rosto
Frequência: Diariamente
O que usar: Shampoo específico para barba
Resultado: Evita o ressecamento dos fios



Dica: O Shampoo Sobrebarba foi criado com essa finalidade, feito com extrato de Chá Verde (estimulante natural), Malva (que mantém a umidade e o brilho dos fios que vão nascendo) e Óleo de Calêndula (tonifica e restaura a pele). A fórmula foi regulada especialmente para deixar a pele limpa e bem cuidada, ideal para uma barba crescer saudável desde o início.

Shampoo de Barba Sobrebarba


Vença a fase da coceira e irritação

Quando raspamos a barba, a lâmina corta os fios rentes ao rosto. E quando eles começam a crescer, a ponta é justamente a parte mais grossa. Quem tem pele sensível pode ter um problemão de irritação nessa hora. E mesmo quem não tem a pele tão sensível ainda pode sofrer com coceira quando a ponta dos fios cresce a ponto de encostar novamente no rosto.

Barba coçando

Nesta etapa, é importante manter tanto o rosto quanto a barba bem hidratados.

Uma dica é usar um Balm hidratante todos os dias, logo após lavar o rosto. De preferência logo de manhã e à noite, desde o primeiro dia do cultivo da barba.


Passo 2: Hidratar
Frequência: 1 a 2 vezes/dia
O que usar: Balm hidratante
Resultado: Evita coceira e irritação


Dica: O Balm Sobrebarba foi criado justamente para quem está começando a cultivar uma barba e tem dificuldades de passar das primeiras semanas. Ele tem uma textura bem mais leve e refrescante que os balms amanteigados porque é feito com Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera - que têm propriedades calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias. Não é à toa que ele é o preferido de muitos barbeiros que o usam como pós-barba. A fórmula tem também Óleo de Melaleuca, ideal pra evitar coceira e irritação típicas dessa fase inicial; e Óleo de Andiroba que mantém os fios hidratados enquanto crescem.

Balm de Barba


Caminho livre pra barba crescer

Um problema também comum em quem está começando são os pelos encravados. E uma solução simples é usar um esfoliante para desobstruir os poros e deixar o caminho livre pra que a barba cresça sem inflamação.

Um bom esfoliante remove as células mortas e promove a renovação das células, mas veja bem a formulação. Muitos esfoliantes no mercado são feitos com microesferas plásticas não biodegradáveis. Prefira os naturais.


Passo 3: Esfoliação
Frequência: 1 a 2 vezes/semana
O que usar: Esfoliante facial
Resultado: Evita pelos encravados e deixa o caminho livre pra barba crescer



Dica: Depois de muitos testes feitos com barbudos, estamos pra lançar o Esfoliante Facial Sobrebarba, feito só com ingredientes naturais de origem vegetal. A esfoliação é feita com sementes de damasco trituradas que têm ação adstringente e antioxidante. Além disso ele tem Vitamina E e Melaleuca que removem a sensação de ressecamento! Fica ligado que a gente está correndo aqui pra lançar o esfoliante ainda em Dezembro!


Com a barba grande vem uma grande responsabilidade

Seguindo os três passos acima é bem possível que você passe pela etapa inicial de ter um barbão. E à medida em que a barba cresce você vai precisar mudar alguns cuidados.

A limpeza continua com o shampoo de barba diariamente e você pode acrescentar o Condicionador de Barba logo em seguida. Ele sela as escamas dos fios da barba e dá mais maciez e controle aos fios.

Você também vai perceber que quanto mais longa a barba, mais ela vai se distanciando da hidratação natural da pele e pode ressecar com mais facilidade ao longo do dia. É aí que entra o Óleo de Barba. Ele hidrata e cria um filme protetor que evita este ressecamento dos fios. Para saber mais sobre o Óleo de Barba e seus benefícios, tem esse outro post aqui no blog.

Aparar com frequência também é essencial. Mesmo que você queira deixar a barba cada vez maior: os fios crescem em velocidades diferentes e a barba pode ficar com um aspecto desgrenhado com uns fios mais longos que os outros. Aqui tem um post que falo mais sobre como este cuidado é importante.

E você? Tem mais alguma dica pra um barbudo de primeira viagem? Divide aí com a gente nos comentários! 👇

Barba crescendo





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.
Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.

por Samuel Tonin Dezembro 10, 2017 0 Comentários

Copaíba, Pau Rosa, Castanha do Pará, Bananeira, Cacau. Estas são algumas das nossas árvores de Natal que tantos barbudos nos ajudaram a plantar ao longo do ano.

Juntos estamos ajudando as comunidades da reserva do Uatumã, na Amazônia, a tirar o seu sustento e a fazer a economia local girar através do reflorestamento.

Ver artigo completo →

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →