por Samuel Tonin julho 24, 2019
Os pelos da barba são normalmente mais grossos e secos que o seu cabelo. Eles também têm um formato diferente - mais achatado - que faz com que enrolem com mais facilidade.
Por isso que quanto maior a sua barba fica, mais ressecada ela pode ficar. É que ela vai se distanciando da hidratação natural da pele. E é aí que entra o óleo de barba pra salvar o dia.
Quando o óleo de barba é realmente bom, de qualidade, ele devolve a hidratação aos fios e cria uma camada que protege contra o ressecamento além de cuidar da pele do rosto. Ele pode inclusive evitar o excesso de oleosidade.
Ele é uma mistura de alguns óleos diferentes, cada um com uma função específica. A procedência, o modo de extração e a proporção certa de cada um dos óleos fazem toda a diferença.
E o ideal é que o óleo de barba seja 100% vegetal, livre de silicones.
O silicone não tem nenhuma função de hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele apenas cria uma película em torno dos fios, uma espécie de maquiagem pra parecer mais hidratado e que é difícil de ser removida. Ele ainda pode obstruir os poros não deixando a pele respirar.
Conheça os componentes básicos de um óleo de barba e pra que funciona cada um deles:
(Jojoba Oil)
A Jojoba é uma planta parecida com um arbusto e o fruto é parecido com um feijão, esverdeado e oval. É da semente desse fruto que se extrai o óleo de Jojoba. Este óleo é composto basicamente por ceramidas que são muito semelhantes ao sebo produzido pela pele. Por isso ele é absorvido muito facilmente e é bem raro ter alergia a este este óleo.
O óleo de Jojoba tem a capacidade de regular a oleosidade da pele, equilibrando para que não haja um excesso ou pouca produção. Por isso ele é muito usado para tratar espinhas, controlar a oleosidade e também para hidratar.
Como parte do óleo de barba, ele tem a função de devolver o brilho aos fios e evitar que a pele fique ressecada ou muito oleosa.
(Bertholletia Excelsa Seed Oil)
Também conhecida como Castanha do Pará, Castanheira, Tocari, Tururi, essa é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil.
O fruto dessa árvore contém a castanha, que é sua semente. E o óleo é extraído através de uma prensagem a frio das castanhas secas. Este óleo é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação.
É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda de água, aumentando muito a hidratação da pele e dos fios da barba.
Além disso, este óleo cria uma camada protetora em torno dos fios que nutre e evita o ressecamento, deixando a barba mais macia.
(Vitis Vinifera Seed Oil)
Para extrair o óleo de semente de uva o primeiro passo é a trituração da semente. Em seguida, ela é prensada a frio - um processo demorado, mas que mantém suas propriedades e resulta num óleo de altíssima qualidade e pureza.
Este é um óleo bem leve, com propriedades adstringentes e antioxidantes. Por isso ele pode ser usado em todos os tipos de pele e barba, inclusive as mais oleosas.
Por ser menos denso que os outros óleos, ele é o responsável por dar um aspecto mais líquido ao nosso óleo de barba, e também faz com que você tenha uma sensação de limpeza e fios soltos, sem engordurar.
É ideal para hidratar as pontas ressecadas, prevenir a queda dos fios e evitar que eles se tornem quebradiços.
(Argania Spinosa Kernel Oil)
A extração do óleo de argan é realizada através da prensagem das amêndoas extraídas da árvore Argania Spinosa, típica da região montanhosa do sul do Marrocos.
Ele é extraído de forma mecânica, sem a utilização produtos químicos, garantindo um óleo virgem, 100% natural e com todos os seus benefícios preservados.
É um óleo leve, de rápida absorção, que restaura e hidrata os fios da barba e deixa a pele embaixo deles com uma sensação sedosa.
Ele também é rico em vitaminas A, D e E, com propriedades antioxidantes naturais, e que melhoram a função protetora natural da pele.
Como ele é absorvido muito facilmente pelos fios, o óleo de argan não deixa a aquela aparência gordurosa e nem pesada. E pode ser usado por quem tem pele oleosa.
Eles dão uma sensação agradável na hora de usar além de deixar a barba com um cheirinho bom. É importante que o aroma não seja muito forte já que o óleo de barba é usado muito próximo do nariz e qualquer cheiro mais presente pode incomodar ao longo do dia.
Aqui na Sobrebarba tem três versões diferentes:
🔥 Light my Fire: um cheiro amadeirado, feito com óleos essenciais de cedro, vetiver e patchouly. Ou seja: lenha.
🍃 Jungle Boogie: um cheiro refrescante e herbal, feito com óleos essenciais de erva mate, folhas de limão e tangerina. Ou seja: mato.
🍋 Lemon Drop: aroma cítrico e bem original, feito com óleos essenciais de limão siciliano, tangerina e um toque de manjericão e pimenta.
A maneira clássica de se usar um óleo de barba é bem simples: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra.
Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas. Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente de madeira ou escova pra distribuir de maneira mais uniforme o óleo por toda a barba.
O tamanho e o quanto sua barba é ressecada influencia diretamente na quantidade que você deve usar. Por isso o ideal é experimentar até encontrar a quantidade que funciona melhor pra você.
Em média uma barba maior e mais ressecada precisa de umas 6 gotas, o que já faz com que um frasco de 30ml dure por mais de 100 aplicações!
Não sabe por onde começar? Aqui tem uma tabela pra te ajudar:
Tamanho da barba | Quantidade |
Menos de 1 cm | 2 a 3 gotas |
De 1cm a 5cm | 3 a 6 gotas |
De 5cm a 12cm | 6 a 10 gotas |
Acima de 12cm | 10 a 12 gotas |
Com tantos benefícios, o óleo de barba é excelente pra ser usado também em áreas mais ressecadas da pele como cotovelos e ele pra proteger as unhas.
Sempre chegam aqui no QG alguns relatos de barbudos que têm usado o óleo de maneiras diferentes.
Aqui tem algumas delas:
E você? Tem seu jeito próprio de usar seu óleo de barba? Conta aqui nos comentários!
^
Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.
por Samuel Tonin janeiro 06, 2021 0 Comentários
por Samuel Tonin dezembro 16, 2020 0 Comentários
Tá aqui mais uma sessão de perguntas e respostas dos barbudos. Dessa vez tem desde corte de barba pra iniciantes até dicas pra comer sem sujar o bigodão.
Vamos lá!
por Samuel Tonin novembro 23, 2020 0 Comentários
A linha do pescoço bem demarcada e na altura certa pode definir melhor a sua linha da mandíbula e dar um aspecto mais simétrico e limpo ao seu estilo.
Veja como fazer.
Rua das Laranjeiras, 390 - Casa 10
Rio de Janeiro/RJ 22240-006
CNPJ: 20.010.307/0001-80
Sign up to get the latest on sales, new releases and more…
© 2021 Sobrebarba. 🔐Site Seguro. Website template by Shopify