Um Guia Completo Sobre Óleos de Barba

por Samuel Tonin Julho 24, 2019

Os pelos da barba são normalmente mais grossos e secos que o seu cabelo. Eles também têm um formato diferente - mais achatado - que faz com que enrolem com mais facilidade.

Por isso que quanto maior a sua barba fica, mais ressecada ela pode ficar. É que ela vai se distanciando da hidratação natural da pele. E é aí que entra o óleo de barba pra salvar o dia.

Quando o óleo de barba é realmente bom, de qualidade, ele devolve a hidratação aos fios e cria uma camada que protege contra o ressecamento além de cuidar da pele do rosto. Ele pode inclusive evitar o excesso de oleosidade.


De que é feito um bom óleo de barba?

Ele é uma mistura de alguns óleos diferentes, cada um com uma função específica. A procedência, o modo de extração e a proporção certa de cada um dos óleos fazem toda a diferença.

E o ideal é que o óleo de barba seja 100% vegetal, livre de silicones.

O silicone não tem nenhuma função de hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele apenas cria uma película em torno dos fios, uma espécie de maquiagem pra parecer mais hidratado e que é difícil de ser removida. Ele ainda pode obstruir os poros não deixando a pele respirar.

Conheça os componentes básicos de um óleo de barba e pra que funciona cada um deles:


Óleo de Jojoba

(Jojoba Oil)

Jojoba

A Jojoba é uma planta parecida com um arbusto e o fruto é parecido com um feijão, esverdeado e oval. É da semente desse fruto que se extrai o óleo de Jojoba. Este óleo é composto basicamente por ceramidas que são muito semelhantes ao sebo produzido pela pele. Por isso ele é absorvido muito facilmente e é bem raro ter alergia a este este óleo.

O óleo de Jojoba tem a capacidade de regular a oleosidade da pele, equilibrando para que não haja um excesso ou pouca produção. Por isso ele é muito usado para tratar espinhas, controlar a oleosidade e também para hidratar.

Como parte do óleo de barba, ele tem a função de devolver o brilho aos fios e evitar que a pele fique ressecada ou muito oleosa.


Óleo de Castanha do Pará (ou Brasil)

(Bertholletia Excelsa Seed Oil)

Castanha do Pará

Também conhecida como Castanha do Pará, Castanheira, Tocari, Tururi, essa é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil.

O fruto dessa árvore contém a castanha, que é sua semente. E o óleo é extraído através de uma prensagem a frio das castanhas secas. Este óleo é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação.

É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda de água, aumentando muito a hidratação da pele e dos fios da barba.

Além disso, este óleo cria uma camada protetora em torno dos fios que nutre e evita o ressecamento, deixando a barba mais macia.


Óleo de Semente de Uva

(Vitis Vinifera Seed Oil)

Semente de Uva

Para extrair o óleo de semente de uva o primeiro passo é a trituração da semente. Em seguida, ela é prensada a frio - um processo demorado, mas que mantém suas propriedades e resulta num óleo de altíssima qualidade e pureza.

Este é um óleo bem leve, com propriedades adstringentes e antioxidantes. Por isso ele pode ser usado em todos os tipos de pele e barba, inclusive as mais oleosas.

Por ser menos denso que os outros óleos, ele é o responsável por dar um aspecto mais líquido ao nosso óleo de barba, e também faz com que você tenha uma sensação de limpeza e fios soltos, sem engordurar.

É ideal para hidratar as pontas ressecadas, prevenir a queda dos fios e evitar que eles se tornem quebradiços.


Óleo de Argan

(Argania Spinosa Kernel Oil)

Argan

A extração do óleo de argan é realizada através da prensagem das amêndoas extraídas da árvore Argania Spinosa, típica da região montanhosa do sul do Marrocos.

Ele é extraído de forma mecânica, sem a utilização produtos químicos, garantindo um óleo virgem, 100% natural e com todos os seus benefícios preservados.

É um óleo leve, de rápida absorção, que restaura e hidrata os fios da barba e deixa a pele embaixo deles com uma sensação sedosa.

Ele também é rico em vitaminas A, D e E, com propriedades antioxidantes naturais, e que melhoram a função protetora natural da pele.

Como ele é absorvido muito facilmente pelos fios, o óleo de argan não deixa a aquela aparência gordurosa e nem pesada. E pode ser usado por quem tem pele oleosa.


Óleos essenciais

Eles dão uma sensação agradável na hora de usar além de deixar a barba com um cheirinho bom. É importante que o aroma não seja muito forte já que o óleo de barba é usado muito próximo do nariz e qualquer cheiro mais presente pode incomodar ao longo do dia.

Aqui na Sobrebarba tem três versões diferentes:

3 óleos de barba Sobrebarba

🔥 Light my Fire: um cheiro amadeirado, feito com óleos essenciais de cedro, vetiver e patchouly. Ou seja: lenha.

🍃 Jungle Boogie: um cheiro refrescante e herbal, feito com óleos essenciais de erva mate, folhas de limão e tangerina. Ou seja: mato.

🍋 Lemon Drop: aroma cítrico e bem original, feito com óleos essenciais de limão siciliano, tangerina e um toque de manjericão e pimenta.


Como usar um óleo de barba

A maneira clássica de se usar um óleo de barba é bem simples: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra.

Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas. Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente de madeira ou escova pra distribuir de maneira mais uniforme o óleo por toda a barba.

 


A quantidade certa

O tamanho e o quanto sua barba é ressecada influencia diretamente na quantidade que você deve usar. Por isso o ideal é experimentar até encontrar a quantidade que funciona melhor pra você.

Em média uma barba maior e mais ressecada precisa de umas 6 gotas, o que já faz com que um frasco de 30ml dure por mais de 100 aplicações!

Não sabe por onde começar? Aqui tem uma tabela pra te ajudar:

Tamanho da barba Quantidade
Menos de 1 cm 2 a 3 gotas
De 1cm a 5cm 3 a 6 gotas
De 5cm a 12cm 6 a 10 gotas
Acima de 12cm 10 a 12 gotas


1001 utilidades

Com tantos benefícios, o óleo de barba é excelente pra ser usado também em áreas mais ressecadas da pele como cotovelos e ele pra proteger as unhas.

Sempre chegam aqui no QG alguns relatos de barbudos que têm usado o óleo de maneiras diferentes.

Aqui tem algumas delas:

  1. Você pode usar o óleo logo depois do balm de barba pra dar uma turbinada na hidratação.
  2. Outra maneira é misturar umas gotas de óleo no condicionador de barba durante o banho e deixar agindo alguns minutos antes de enxaguar. É excelente pra recuperar barbas extremamente ressecadas, principalmente nos dias mais frios ou com clima mais seco.
  3. Sobrou um pouco de óleo nas mãos depois de aplicar por toda a barba? Você pode terminar de aplicar nas pontas secas dos cabelos ou nas sobrancelhas pra deixá-las mais alinhadas. Funciona que é uma beleza. ;D}}

E você? Tem seu jeito próprio de usar seu óleo de barba? Conta aqui nos comentários!





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?
Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?

por Samuel Tonin Novembro 18, 2019 0 Comentários

Tem jeito certo de pentear? Qual o melhor modelo de pente pra cada tipo de barba? E qual a diferença entre usar um pente ou uma escova?

São dúvidas que a princípio parecem muito triviais e na verdade não são.

Ver artigo completo →

Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé
Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Novembro 14, 2019 0 Comentários

Acompanhe de perto o trabalho do Erick, barbeiro-chefe da Barbearia do Zé de Botafogo.

Aqui ele mostra como aparar uma barba pra dar um aspecto de um rosto mais alongado e menos redondo.

Ver artigo completo →

As Origens do Novembro Azul
As Origens do Novembro Azul

por Samuel Tonin Novembro 11, 2019 0 Comentários

Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, ele é conhecido como Novembro Azul. E pelo mundo um dos maiores movimentos é o Movember.

Mas você como surgiu essa ligação entre Novembro, Câncer de Próstata e o cultivo do bigode?

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x