Um barbudo que coleciona 365 consoles de videogame - Sobrebarba

Um barbudo que coleciona 365 consoles de videogame

por Samuel Tonin Maio 28, 2017

Tudo era apenas uma brincadeira e foi crescendo, crescendo até chegar a 365 videogames e retrocomputadores gamers, um recorde no Brasil. E quem diz isso é o próprio RankBrasil, que reconhece e homologa recordes no país e em abril concedeu o título a Alex Mamed, que quebrou o próprio recorde, de 2013.

"O primeiro game com que tive contato foi o Atari 2600, logo depois que meu irmão voltou do Paraguai, eu tinha uns 10 ou 12 anos. Foi um encanto imediato. Joguei mais que ele e acabei tomando pra mim."

Mais tarde, em Cedral, próximo a São José do Rio Preto, em SP, Alex abriu uma locadora de games, onde disponibilizava também duas estações de jogos, uma com Megadrive e outra com um Supernintendo, onde a galera jogava por hora.

"Em um mês tive que ampliar e comprar mais duas TV, depois mais duas… Cheguei a ter seis televisões com videogame pra jogar. Foi um sucesso.” Com o fim da locadora, Alex trocou os televisores por consoles. Quando viu, já estava com 10 equipamentos diferentes. Começava ali a coleção.

Depois de 25 anos colecionando, ele diz que hoje em dia joga muito pouco (umas três vezes no ano), tem planos de fazer um museu físico e quer alimentar seu canal no Youtube pra mostrar os aparelhos — 90% deles, diz, funcionam perfeitamente. "Como é uma coleção muito grande, eu teria que testar 1 aparelho por dia, então a cada 2 meses testo uns 20 ou 25, junto tudo e levo pra consertar. É um hobby."

Além dos consoles, atualmente Alex coleciona cerca de 5.000 acessórios para jogar, como guitarra, bateria, luva, colete, microfone, skate, pistolas, óculos, bonecos… Além de uns 3.500 jogos em si.

A maior raridade da coleção? Um Adventure Vision, que teve apenas 2.000 unidades fabricadas nos EUA pela Entex.

"Ele é de 1982, só tem o meu no Brasil. Além de ser único, custa muito caro. Vi num leilão na base de uns US$ 20 mil. No final, acabei comprando por US$ 2.000, em outro pregão. No pé da descrição, dizia que não estava funcionando. Levei num amigo que é técnico, ele arrumou, e o Adventure voltou a funcionar."

Alex, aliás, garimpa em tudo que é lugar: feiras livres, anúncios de jornal, classificados virtuais, OLX, Mercado Livre, eBay, além de contatos dentro e fora do Brasil. "Tem que ter sorte e amizade pra formar uma coleção como essa", acredita Alex, para quem a grande revolução veio quando passamos a poder jogar em rede, com pessoas do mundo inteiro.

"Isso de poder jogar a qualquer hora, de cada um poder jogar na rede com outras pessoas, com gente do Japão, criou um outro conceito de game."

Cultivador da barba ruiva há uns 4 anos, Alex volta e meia se depara com um personagem que se parece com ele. Mais recentemente, foi o Kratos, do "God of War".

"Nos primeiros jogos, ele tinha uma barbicha, mas agora já tá barbudo!"





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program