Saiba quais os produtos para barba mais indicados pra você

por Samuel Tonin Abril 20, 2018

Cuidar da barba diariamente não tem muito segredo. Bastam alguns cuidados para ficar com a barba mais hidratada, com brilho e sem ressecar. Só que na hora de escolher quais os melhores produtos para sua barba, podem surgir algumas dúvidas.

Por isso, é importante entender primeiro qual o seu tipo de barba e o que você gostaria de ter como resultado. E aqui vão algumas dicas para você escolher a combinação certa pra você.


Shampoo de Barba: o básico para todo barbudo

Independentemente do tamanho da sua barba, você precisa de um shampoo para barba pra começar. Este é o item básico pra todo e qualquer barbudo. É que shampoos convencionais de cabelo costumam ter tensoativos feitos para limpar o couro cabeludo, mas quando aplicados no rosto eles podem remover a hidratação natural da pele e ressecá-la. Assim a barba vai crescer mais ressecada e a pele pode até descamar com o uso prolongado.

Homem barbudo no banho

shampoos específicos para a barba são mais suaves e não removem essa camada de hidratação. Ao mesmo tempo eles são mais emolientes e hidratantes, regulados para os fios mais grossos da barba.


Barba curta ou que irrita a pele com facilidade

Homem com barba curta sem raspar o pescoço

Se sua barba é curta ou está ainda nas primeiras semanas, é muito provável que já tenha tido aquela coceira e irritação muito comuns de quando os fios começam a crescer. Dependendo do seu tipo de pele ou barba é possível até que surjam alguns pelos encravados.

Neste caso o ideal é usar diariamente o shampoo de barba sempre que lavar o rosto. E, de uma a duas vezes por semana, usar um esfoliante facial. Assim você garante que os poros estejam sempre limpos e desobstruídos, removendo as células mortas e dando sinal verde para os pelos crescerem livremente, sem encravar.

O segundo passo é usar um Balm Hidratante que ajuda na recuperação das células e evita a coceira e irritação do rosto. Existem basicamente dois tipos de Balm. um mais leve, à base de extratos naturais com objetivo de acalmar a pele e hidratar os fios; e outro mais denso, à base de manteigas e que normalmente vem em potes. Este último é mais recomendado para barbas longas então foque no mais leve aqui neste caso.


Resumindo:

  1. Shampoo de barba (todos os dias - pra limpar o rosto e a barba sem ressecar a pele)
  2. Esfoliante Facial ( uma a duas vezes por semana - pra evitar pelos encravados e desobstruir os poros)
  3. Balm de Barba (todos os dias - pra hidratar, acalmar a pele e renovar as células)

Barba grande ou ressecada

Se você já tem uma senhora barba de respeito também já deve ter percebido o quando pode ser difícil manter os fios hidratados o tempo todo. Acontece porque quanto maior a barba, mais longe ela vai ficando da hidratação natural da pele e, com isso, ela vai ficando mais ressecada.

Barba grande

Pra uma barba grande bem cuidada é só usar um shampoo de barba diariamente seguido de um condicionador de barba. O condicionador tem a carga eletrostática oposta à do shampoo. Assim ele sela as escamas dos fios. O resultado disso é uma barba mais macia e com o volume mais controlado.

E pra fechar, óleo de barba nela! Espalhe o óleo por toda a extensão dos fios, da raiz até as pontas. Sua barba ficará mais hidratada e o óleo ainda vai criar um filme protetor que evita o ressecamento ao longo do dia.

Um bom óleo de barba é feito com uma mistura de diferentes tipos de óleo como jojoba, argan, castanha do Pará e óleo de semente de uva. Dê preferência para aqueles que têm somente ingredientes naturais de origem vegetal, sem silicones. Assim o óleo de barba vai ser benéfico também para sua pele.

Uma dica é usar logo em seguida um pente para barba, de preferência de madeira. O pente de madeira não gera eletrostática e também ajuda a distribuir o óleo de barba de maneira mais uniforme enquanto alinha os fios.


Resumindo:

  1. Shampoo de barba (todos os dias - pra limpar o rosto e a barba sem ressecar a pele)
  2. Condicionador de barba (todos os dias - sela as escamas dos fios e dá mais maciez)
  3. Óleo de barba (todos os dias - hidrata e protege contra o ressecamento)
  4. Pente de madeira (sempre que der vontade!)

Barba e Bigode rebeldes

Os fios da barba crescem em velocidades diferente uns dos outros. Por isso que é importante dar uma aparada de vez em quando, mesmo que seu objetivo seja uma barba longa. Assim você mantém um formato mais uniforme e evita aquela aparência desleixada e sem volume.

Barba Rebelde

Um bom jeito de controlar o volume dos fios mais rebeldes entre uma ida e outra no barbeiro é usar um modelador de barba que tenha um fator de fixação moderado para ser usado no rosto sem deixar os fios duros. O modelador funciona como um finalizador que bota os fios rebeldes no lugar e alinha a barba

O mesmo conselho serve para o bigode. Quando ele cresce os fios se curvam e começam a entrar na boca. O que, convenhamos, no dia-a-dia não seria muito legal.

É aí que entra a cera de bigode. As boas ceras de bigode têm uma textura mais seca e dura ao toque. Elas são assim pra que possam segurar os fios para as laterais, evitar essa invasão na sua boca e também para não escorrer ao longo do dia, mesmo nos dias mais quentes.

O bacana da cera é que ela cabe no bolso e pode ser levada aonde você for pra dar aquela segurada no bigodão sempre que necessário.


Resumindo, pra domar a barba e o bigode revoltados:

  1. Modelador de barba (quando necessário - pra controlar o volume das áreas mais desgrenhadas)
  2. Cera de Bigode (sempre que precisar - pra evitar que os fios entrem na boca)

É isso, meu camarada! E o bom é que não tem certo ou errado na hora de cuidar da sua barba. Cada barba é única e o importante é experimentar o que funciona melhor pra sua!

Se quiser algumas dicas de como aplicar cada um destes produtos, tem um post aqui mesmo no blog com mais detalhes e vídeos tutoriais.

E se você tiver alguma dica legal de como você cuida da sua barba, divide aqui com a gente nos comentários! 👇

Esperando suas dicas de cuidados com a barba





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?
Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?

por Samuel Tonin Novembro 18, 2019 0 Comentários

Tem jeito certo de pentear? Qual o melhor modelo de pente pra cada tipo de barba? E qual a diferença entre usar um pente ou uma escova?

São dúvidas que a princípio parecem muito triviais e na verdade não são.

Ver artigo completo →

Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé
Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Novembro 14, 2019 0 Comentários

Acompanhe de perto o trabalho do Erick, barbeiro-chefe da Barbearia do Zé de Botafogo.

Aqui ele mostra como aparar uma barba pra dar um aspecto de um rosto mais alongado e menos redondo.

Ver artigo completo →

As Origens do Novembro Azul
As Origens do Novembro Azul

por Samuel Tonin Novembro 11, 2019 0 Comentários

Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, ele é conhecido como Novembro Azul. E pelo mundo um dos maiores movimentos é o Movember.

Mas você como surgiu essa ligação entre Novembro, Câncer de Próstata e o cultivo do bigode?

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x