Queria Deixar a Barba Crescer Mas... | 5 desculpas pra não ter barba

por Samuel Tonin junho 24, 2021 0 Comentários

Em vários momentos da vida a gente acaba criando algumas desculpas que nos impedem de seguir adiante. Pode ser um projeto novo, um trabalho… ou até mesmo deixar a barba crescer.

Foram muitas as vezes que já ouvi de algum amigo ou li em algum comentário nos vídeos do Canal Sobrebarba a frase "Eu queria muito ter barba, MAS..."

Aqui tem algumas das desculpas mais comuns. Bora trocar uma ideia sobre elas:

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


"Já deixei crescer por um mês e não ficou legal"

Isso acontece muito. Só que um mês pode não ser o suficiente pra muita gente.

Homem com barba curta

Na verdade, com 30 dias ela pode estar chegando num estágio em que os pelos estão como a minha aqui, ainda sem muita forma, alguns maiores que os outros, mais espetados…

Isso sem contar os pelos que ainda nem apareceram. Assim como alguns crescem mais rápido deixando a barba desgrenhada, outros demoram muito mais e, só com mais tempo, vão deixar a barba mais cheia.

No fim das contas, 30 dias não é um bom parâmetro. Não ficou boa em 30 dias?

Espera 60. Melhor, 3 meses! E no fim você decide. Ela não precisa ser longa pra ficar bonitona. Você pode querer uma barba no comprimento de 30 dias mesmo. Mas dá mais tempo pra ela se desenvolver.


"Meu trabalho não permite"

Aí é importante separar duas coisas: é o trabalho que tem regras específicas proibindo o uso de barba ou é uma "regra informal" porque existe o entendimento de que a barba não condiz com aquele cargo, que você pode não parecer tão sério ou profissional?

Homem barbudo no trabalho

Salvo os casos em que a barba é realmente proibida como no setor militar ou, mais atualmente, médicos que precisam usar máscaras de proteção e ter uma maior vedação no rosto, acredito que cuidar da barba pra que ela fique com um aspecto mais alinhado não só pode deixá-lo com um visual mais profissional como pode aumentar bastante sua autoestima.


"Vou ficar parecendo mais velho"

É verdade, mas qual o problema nisso? Eu com certeza pareço ficar mais velho, ainda mais com a barba branca. Mas me sinto bem mais confortável também de barba.

Homem barbudo bebendo vinho

Pô, me chamaram de "senhor" dia desses! hahaha. De verdade, acho que já me incomodei mais com isso. Entendo quem se incomoda. Mas com o tempo isso deixa de ser um problema.

A barba pode até te deixar mais velho (e há controvérsias, hein), mas ao mesmo tempo pode também ajustar alguns pontos, como deixar seu queixo mais proeminente, afinar o rosto… É só saber usar.


"Barba coça demais"

Essa é clássica. E na maioria das vezes é falta de hidratação.

Facinho passar dessa fase lavando bem o rosto com Shampoo de Barba e enxaguando BEM (porque resíduos de shampoo também contribuem pra uma barba que coça). E aquele Balm de Barba pra hidratar o rosto.

Aqui tem um post no blog só sobre coceira de barba. Dá uma olhada.


"Sou zoado pelos amigos ou familiares"

Pois é. Isso ainda existe! E já recebi muita DM a respeito. Ah, minha família sempre comenta pra eu tirar, minha esposa não gosta, meus amigos me zoam. 

E isso vai minando a nossa autoestima. Você começa a acreditar que de repente a barba não combina tanto com o seu rosto, começa a comparar demais o que você tem com ideais de homem barbudo que a mídia apresenta, que os modelos de Instagram mostram.

Homem barbudo deitado nas flores

A gente começa a achar que a barba ideal é aquela grande, volumosa, uma barba lenhador, lisa! E por pressão externa acabamos desistindo.

E aí eu te pergunto: pra que você tá querendo deixar uma barba crescer? Ou qualquer outra coisa, tá? A gente tá falando aqui de barba porque o blog é "Sobrebarba", mas pensa no tanto de coisas que a gente pode deixar de fazer com receio do que os amigos vão pensar!

Eu tive isso com a produção de vídeos pro YouTube. Foram anos com vontade de produzir vídeo, criar conteúdo, mas morrendo de vergonha e medo do que os amigos mais próximos iam pensar, de estar fazendo papel de ridículo... tudo isso.

E aí volto a pergunta: é pra agradar os outros ou pra me sentir bem, fazer algo que eu vou curtir fazer ou deixar uma barba crescer porque eu acho bonito.

Se é um amigo zoando, e se a amizade é verdadeira, uma hora a zoeira passa.

No caso de namorada, ou namorado que não gosta de jeito nenhum de barba… tudo é conversável, né?

Nesses anos todos de Sobrebarba eu já vi muitos casos de esposas e maridos de barbudos que mudaram de ideia depois de ver uma barba bem cuidada com bons produtos para barba, cheirosa e macia.

E você? Já teve uma desculpa dessas? Me conta aí nos comentários!


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →