Quando uma mulher encontra na barbearia um lugar de acolhimento - Sobrebarba

Quando uma mulher encontra na barbearia um lugar de acolhimento

por Flavia Martin Março 08, 2017

O resultado é o Barbeiragem: um documentário que mostra como as barbearias contribuem para a inovação estética e cultural da comunidade.

“Mulher sem cabelo? Assim você nunca vai arrumar um marido!”. “Vai ficar horrorosa.” “Cabelo é a moldura do rosto, menina.” Era mais ou menos isso que Gessica Justino ouvia quando ia aos salões de beleza e pedia pra cortar o cabelo com máquina zero, corte que ela usa há uns 8 anos. “As pessoas se assustavam quando eu chegava pedindo pra raspar, até chegavam a machucar o meu couro cabeludo, me ferindo mesmo”, conta ela sobre a saga que era achar um salão que atendesse a seus pedidos…



Foi aí que, despretensiosamente passando em frente a uma barbearia na comunidade de Pedregulho, próxima à Mangueira, ela viu uma cena familiar que atraiu sua atenção: “Era uma confusão, um cara sem camisa cortando cabelo, gente gorda, magra, mulher falando alto… Me senti no quintal da casa onde cresci, aquela confusão, as mulheres fazendo unha e lavando roupa suja”. O cabelo tava grande, ela decidiu entrar pra cortar e, pronto, ali começava a nascer a ideia pro projeto “Barbeiragem”.

“A partir daquele momento, as barbearias de favela se tornaram pra mim um lugar de afeto e acolhimento. Antes, nos salões que eu ia, além de ter que passar pelo constrangimento de insistir por algo que eu ia pagar, eu não sentia qualquer relação afetiva… Aquele afeto me despertou e vi que tinha que documentar isso de alguma forma”, conta Gessica, formada em dança e desde sempre ligada a trabalhos e projetos de cultura popular.



Voltando ao “Barbeiragem”, projeto de uma série de TV documental (e bastante apelo estético), ele tomou forma mesmo quando ela conheceu dois barbeiros que mudaram sua vida: Papinho e Mineiro. Este último, autodidata, corta cabelo há mais de 25 anos na Mangueira e inspira Papinho, que aprendeu tudo que sabe com o amigo.



Inicialmente, ela pretende contar a história de seus dois amigos (“falo com ele todos os dias, mais até do que falo com minha mãe”), e depois pretende ampliar para a de outros barbeiros do Rio de Janeiro e até de alguns países da África.

“Precisava contar a história do Mineiro, que é um homem negro, que conseguiu passar dos 30 anos vivendo em uma favela. Qual barbeiragem que ele fez na vida para estar nesse lugar, sobrevivente, vendo todos os amigos de adolescência morrer, e ainda ter fé na vida?”

O piloto do programa vai ser exibido no festival Rider, nos dias 18/3, 25/3, 1/4 e 8/4, no Rio. Nessas datas também, Gessica e os barbeiros vão participar de uma instalação, mais precisamente um barbearia multimídia, em que as pessoas poderão ouvir música e ver vídeos enquanto cortam cabelo e barba.

Música, inclusive, é o que faz Gessica produzir. “Ouço muita música em casa, fazendo tudo. Preciso ter música, voz ou algum barulho pra conseguir trabalhar! Aliás, tenho um TOC, que é fazer um mashup do que vou ouvindo na rua, então se passo num bar e ouço uma música, vou cantando ela até ouvir a próxima, seja ela de um carro, de uma loja… Acabo fazendo uma playlist na minha própria cabeça”.

Mas a playlist que ela ouve mesmo tá aqui! Aperte o play e inspire-se!





Flavia Martin
Flavia Martin

^

Jornalista, carioca e apaixonada por barbas e barbudos.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program