A História do Óleo de Barba Pelo Mundo | Um Guia Completo

por Samuel Tonin janeiro 02, 2020

Quando foi que o Óleo de Barba surgiu na história da humanidade? Do que ele é feito? Quem tem pele oleosa pode usar? Um óleo mais viscoso hidrata mais?


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

A HISTÓRIA DO ÓLEO DE BARBA

Tem que ache que a barba é uma moda passageira e que produtos como o óleo de barba foram inventados só agora pra condicionar e hidratar os fios. Só que essa é uma invenção bem mais antiga.

É só lembrar que homens têm pelos crescendo na cara desde que a gente existe, né?

Na Mesopotâmia antiga, por volta de 3000AC, as barbas longas eram a regra. E elas eram bem estilizadas.

Barba Mesopotâmia

Era comum homens de classes mais altas tingirem suas barbas com hena e depois pulverizá-las com pó de ouro ou ornamentá-las com tecidos. As barbas dessa época eram meticulosamente e artisticamente enroladas.

Barba Mesopotâmia

O trabalho que dava pra manter a barba tão bem arrumada assim é a origem do óleo de barba. Acredita-se hoje que o óleo de semente de gergelim era o principal usado por ser o mais disponível na época e naquela região. Ele era usado pra hidratar, reparar os fios (e matar piolhos).

Os gregos achavam suas barbas um sinal de masculinidade. Tanto que quando um menino começava a ter barba, ele não tinha mais permissão de cortar os cabelos até que a barba crescesse em homenagem a Apollo, o deus do sol.

Barba Grécia Antiga

E nesse período eles usavam óleo de mamona (ou óleo de rícino), conhecido por fazer o pelo crescer mais forte e saudável.

Já no Império Romano, os homens costumavam andar bem barbeados, só que o primeiro barbear era um evento especial pra família. Praticamente um ritual religioso.

Barba Império Romano

Por isso os meninos esfregavam azeite de oliva no rosto assim que a barba começava a crescer pra ela estar bem hidratada quando chegasse a cerimônia do primeiro barbear.

Já em 1783, durante período Vitoriano, um barbeiro de Londres, Alexander Rowland, inventou o Óleo de Macassar, vendido pra hidratar os cabelos.

Óleo de Macassar

E esse óleo estourou em popularidade em 1860, quando os homens começaram a usá-lo em suas barbas e bigodes.

Na década de 30 começaram a surgir os primeiros óleos feitos especialmente pra barba usando óleos mais leves como argan, jojoba e semente de uva, presentes na maioria dos bons óleos de barba de hoje.


POR QUE O ÓLEO DE BARBA É TÃO NECESSÁRIO?

Os pelos da barba são normalmente mais grossos e secos que o seu cabelo. Eles também têm um formato diferente - mais achatado - que faz com que enrolem com mais facilidade.

Por isso que quanto maior a sua barba fica, mais ressecada ela pode ficar. É que ela vai se distanciando da hidratação natural da pele. E é aí que entra o óleo de barba.

É muito importante você procurar por um óleo que seja 100% vegetal, nada de silicones.

O silicone não tem nenhuma função de hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele apenas cria uma película em torno dos fios, uma espécie de maquiagem pra parecer mais hidratado e que é difícil de ser removida. Ele ainda pode obstruir os poros não deixando a pele respirar.


ÓLEO VISCOSO X LÍQUIDO?

Ao contrário do que muita gente pensa, a viscosidade não está ligada ao poder de hidratação do óleo.

Não é porque um óleo é mais denso, mais grosso, que ele vai hidratar mais. Os óleos de jojoba e semente de uva, por exemplo, são super hidratantes e com uma densidade leve, eles são líquidos. Isso pode ajudar na absorção e também evitar aquela sensação de engordurado na pele.

Muitos óleos extremamente viscosos podem ser assim só porque têm algum silicone na fórmula.


COMO USAR UM ÓLEO DE BARBA

A maneira clássica de se usar um óleo de barba é bem simples: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra.


Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas.

Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente de madeira ou escova pra distribuir de maneira mais uniforme o óleo por toda a barba.


1001 UTILIDADES

Com tantos benefícios, o óleo de barba é excelente pra ser usado também em áreas mais ressecadas da pele como cotovelos e ele pra proteger as unhas.

Sempre chegam aqui no QG alguns relatos de barbudos que têm usado o óleo de maneiras diferentes.

Aqui tem algumas delas:

  • Você pode usar o óleo logo depois do balm de barba pra dar uma turbinada na hidratação.
  • Outra maneira é misturar umas gotas de óleo no condicionador de barba durante o banho e deixar agindo alguns minutos antes de enxaguar. É excelente pra recuperar barbas extremamente ressecadas, principalmente nos dias mais frios ou com clima mais seco.
  • Sobrou um pouco de óleo nas mãos? Você pode terminar de aplicar nas pontas secas dos cabelos ou nas sobrancelhas pra deixá-las mais alinhadas. Funciona que é uma beleza. ;D}}

E você? Tem seu jeito próprio de usar seu óleo de barba? Conta aqui nos comentários!





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

7 Tipos de Bigode | Veja Quais Combinam Mais com Você
7 Tipos de Bigode | Veja Quais Combinam Mais com Você

por Samuel Tonin janeiro 27, 2020 0 Comentários

O bigode tá com tudo. E o bom é que tem muito jeito diferente de você deixar o bigodão. Mas qual diferença entre cada estilo? E qual combina mais com o seu formato de rosto?

Descubra aqui.

Ver artigo completo →

Transformação de uma Barba Lenhador para Ducktail
Transformação de uma Barba Lenhador para Ducktail

por Samuel Tonin janeiro 23, 2020 0 Comentários

Acompanhe uma transformação total: de uma barba lenhador para uma barba Duck Tale, combinando com um corte de cabelo argentino - moicano com degradê dos lados e mais marcado na parte de trás.

Ver artigo completo →

Como Cuidar de Uma Barba Falhada | Estilos Que Combinam Com Você
Como Cuidar de Uma Barba Falhada | Estilos Que Combinam Com Você

por Samuel Tonin janeiro 20, 2020 0 Comentários

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior.

Aqui vão algumas dicas de como cuidar melhor da sua barba com falhas.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x