por Samuel Tonin janeiro 02, 2020 0 Comentários
Quando foi que o Óleo de Barba surgiu na história da humanidade? Do que ele é feito? Quem tem pele oleosa pode usar? Um óleo mais viscoso hidrata mais?
Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:
Tem que ache que a barba é uma moda passageira e que produtos como o óleo de barba foram inventados só agora pra condicionar e hidratar os fios. Só que essa é uma invenção bem mais antiga.
É só lembrar que homens têm pelos crescendo na cara desde que a gente existe, né?
Na Mesopotâmia antiga, por volta de 3000AC, as barbas longas eram a regra. E elas eram bem estilizadas.
Era comum homens de classes mais altas tingirem suas barbas com hena e depois pulverizá-las com pó de ouro ou ornamentá-las com tecidos. As barbas dessa época eram meticulosamente e artisticamente enroladas.
O trabalho que dava pra manter a barba tão bem arrumada assim é a origem do óleo de barba. Acredita-se hoje que o óleo de semente de gergelim era o principal usado por ser o mais disponível na época e naquela região. Ele era usado pra hidratar, reparar os fios (e matar piolhos).
Os gregos achavam suas barbas um sinal de masculinidade. Tanto que quando um menino começava a ter barba, ele não tinha mais permissão de cortar os cabelos até que a barba crescesse em homenagem a Apollo, o deus do sol.
E nesse período eles usavam óleo de mamona (ou óleo de rícino), conhecido por fazer o pelo crescer mais forte e saudável.
Já no Império Romano, os homens costumavam andar bem barbeados, só que o primeiro barbear era um evento especial pra família. Praticamente um ritual religioso.
Por isso os meninos esfregavam azeite de oliva no rosto assim que a barba começava a crescer pra ela estar bem hidratada quando chegasse a cerimônia do primeiro barbear.
Já em 1783, durante período Vitoriano, um barbeiro de Londres, Alexander Rowland, inventou o Óleo de Macassar, vendido pra hidratar os cabelos.
E esse óleo estourou em popularidade em 1860, quando os homens começaram a usá-lo em suas barbas e bigodes.
Na década de 30 começaram a surgir os primeiros óleos feitos especialmente pra barba usando óleos mais leves como argan, jojoba e semente de uva, presentes na maioria dos bons óleos de barba de hoje.
Os pelos da barba são normalmente mais grossos e secos que o seu cabelo. Eles também têm um formato diferente - mais achatado - que faz com que enrolem com mais facilidade.
Por isso que quanto maior a sua barba fica, mais ressecada ela pode ficar. É que ela vai se distanciando da hidratação natural da pele. E é aí que entra o óleo de barba.
É muito importante você procurar por um óleo que seja 100% vegetal, nada de silicones.
O silicone não tem nenhuma função de hidratação, nutrição ou reconstrução. Ele apenas cria uma película em torno dos fios, uma espécie de maquiagem pra parecer mais hidratado e que é difícil de ser removida. Ele ainda pode obstruir os poros não deixando a pele respirar.
Ao contrário do que muita gente pensa, a viscosidade não está ligada ao poder de hidratação do óleo.
Não é porque um óleo é mais denso, mais grosso, que ele vai hidratar mais. Os óleos de jojoba e semente de uva, por exemplo, são super hidratantes e com uma densidade leve, eles são líquidos. Isso pode ajudar na absorção e também evitar aquela sensação de engordurado na pele.
Muitos óleos extremamente viscosos podem ser assim só porque têm algum silicone na fórmula.
A maneira clássica de se usar um óleo de barba é bem simples: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra.
Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas.
Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente de madeira ou escova pra distribuir de maneira mais uniforme o óleo por toda a barba.
Com tantos benefícios, o óleo de barba é excelente pra ser usado também em áreas mais ressecadas da pele como cotovelos e ele pra proteger as unhas.
Sempre chegam aqui no QG alguns relatos de barbudos que têm usado o óleo de maneiras diferentes.
Aqui tem algumas delas:
E você? Tem seu jeito próprio de usar seu óleo de barba? Conta aqui nos comentários!
^
Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.
por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários
por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários
por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários
Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.
Rua das Laranjeiras, 390 - Casa 10
Rio de Janeiro/RJ 22240-006
CNPJ: 20.010.307/0001-80
Sign up to get the latest on sales, new releases and more…
© 2022 Sobrebarba. 🔐Site Seguro. Website template by Shopify