Quando cultivar uma barba vai muito além dos pelos na cara. - Sobrebarba

Quando cultivar uma barba vai muito além dos pelos na cara.

Abril 26, 2017

Invertendo a lógica do lenhador.

A primeira preocupação quando começamos o projeto da Sobrebarba foi com que tipo de empresa queríamos botar no mundo. Não é (só) sobre fazer os melhores produtos pra barba, mas o que mais poderia ser feito juntando tantos barbudos em torno de um bem comum?

Essa parada de barbudo ser chamado de lenhador sempre incomodou um pouco. A gente tem orgulho da barba que cultiva por mil e um motivos, mas cortar árvores com um machado (pelo menos pra grande maioria) não é um deles. ;-)

E se a gente fizesse o contrário desse clichezão do lenhador e transformasse o cultivo das nossas barbas no cultivo também de árvores?


Foi assim que a gente se uniu ao pessoal do IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas). Além das barbas em comum, descobrimos que temos ideias parecidas.

Desde então parte de todas as vendas dos produtos Sobrebarba vai pra o projeto Carbono Neutro do IDESAM que cuida do reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia.

Mas não adianta só replantar árvores nativas de áreas degradadas. É preciso também melhorar a vida das comunidades locais para que esse reflorestamento seja mantido.

A solução do IDESAM foi capacitar alguns produtores da reserva a cultivar, além de árvores nativas, também árvores frutíferas, raizes, tudo o que possa dar sustento e fazer a economia local girar.

Outro ponto importante é que os caras fazem um controle do que está sendo plantado. Por isso, cada árvore tem um marcador de geolocalização e o IDESAM faz o monitoramento de cada uma destas árvores por mais de 25 anos depois de plantada. Ou seja, o trabalho do plantio é só o começo da história.

Bacana, né? Agora imagina a nossa felicidade aqui de, depois de dez meses de parceria, voltar lá pra Reserva do Uatumã e ver o quanto esse projeto (e as nossas barbas!) realmente têm ajudado a mudar a vida destas pessoas.

Nosso muito obrigado a todos os barbudos, amigos e amantes de barbudos que dão a maior força nesse projeto.

E continuem cultivando essas barbas com orgulho porque elas são muito mais do que só os pelos que carregam no rosto. ;D}}}






Leia também

As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Championships
As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Championships

Setembro 05, 2017

De dois em dois anos, barbudos e entusiastas se reúnem no World Beard and Mustache Championships pra celebrar seus pêlos e ver aqueles mais dedicados desfilarem suas criações em formato de barba, competindo em inúmeras categorias, como bigode, barba parcial e barba completa.

A edição deste ano rolou no último fim de semana em Austin, no Texas, coincidindo com o Dia Mundial da Barba que acontece todo primeiro sábado de Setembro.

Ver artigo completo →

O barbudo que manja tudo de arte contemporânea, botânica e Inhotim
O barbudo que manja tudo de arte contemporânea, botânica e Inhotim

Setembro 03, 2017

Se tem alguém em Inhotim que pode dizer “quando eu cheguei isso aqui era tudo mato”, esse alguém é o Junio, guia especializado no maior museu a céu aberto da América Latina (e um dos maiores do mundo), localizado em Brumadinho, a cerca de uma hora de Belo Horizonte.

Dos quase 25 anos de Junio, 17 foram passados no bairro onde hoje fica o Instituto Inhotim, aberto ao público em 2006. É dele a Mixtape desta semana!

Ver artigo completo →

Com quantos barbudos se cria um gel de barbear?
Com quantos barbudos se cria um gel de barbear?

Agosto 30, 2017

A gente faz questão de criar do zero as próprias fórmulas e aromas, tomando muito cuidado com a procedência e a qualidade das matérias primas usadas.

E dá o maior orgulho de fazer isso junto com uma grande comunidade de barbudos superempolgados e bastante exigentes! :-)

Dá só uma olhada em como desenvolvemos os nossos produtos pra barba sempre com a ajuda de quem mais entende do assunto.

Ver artigo completo →