Quando cultivar uma barba vai muito além dos pelos na cara. - Sobrebarba

Quando cultivar uma barba vai muito além dos pelos na cara.

por Samuel Tonin Abril 26, 2017

Invertendo a lógica do lenhador.

A primeira preocupação quando começamos o projeto da Sobrebarba foi com que tipo de empresa queríamos botar no mundo. Não é (só) sobre fazer os melhores produtos pra barba, mas o que mais poderia ser feito juntando tantos barbudos em torno de um bem comum?

Essa parada de barbudo ser chamado de lenhador sempre incomodou um pouco. A gente tem orgulho da barba que cultiva por mil e um motivos, mas cortar árvores com um machado (pelo menos pra grande maioria) não é um deles. ;-)

E se a gente fizesse o contrário desse clichezão do lenhador e transformasse o cultivo das nossas barbas no cultivo também de árvores?


Foi assim que a gente se uniu ao pessoal do IDESAM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas). Além das barbas em comum, descobrimos que temos ideias parecidas.

Desde então parte de todas as vendas dos produtos Sobrebarba vai pra o projeto Carbono Neutro do IDESAM que cuida do reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia.

Mas não adianta só replantar árvores nativas de áreas degradadas. É preciso também melhorar a vida das comunidades locais para que esse reflorestamento seja mantido.

A solução do IDESAM foi capacitar alguns produtores da reserva a cultivar, além de árvores nativas, também árvores frutíferas, raizes, tudo o que possa dar sustento e fazer a economia local girar.

Outro ponto importante é que os caras fazem um controle do que está sendo plantado. Por isso, cada árvore tem um marcador de geolocalização e o IDESAM faz o monitoramento de cada uma destas árvores por mais de 25 anos depois de plantada. Ou seja, o trabalho do plantio é só o começo da história.

Bacana, né? Agora imagina a nossa felicidade aqui de, depois de dez meses de parceria, voltar lá pra Reserva do Uatumã e ver o quanto esse projeto (e as nossas barbas!) realmente têm ajudado a mudar a vida destas pessoas.

Nosso muito obrigado a todos os barbudos, amigos e amantes de barbudos que dão a maior força nesse projeto.

E continuem cultivando essas barbas com orgulho porque elas são muito mais do que só os pelos que carregam no rosto. ;D}}}





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval
Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval

por Samuel Tonin Fevereiro 07, 2018 0 Comentários

Carnaval chegou! Bora botar essa barba pra brilhar ainda mais nos blocos!

OK, tá cheio de tutorial bacana de como aplicar e tirar Glitter da barba aí na internet. Mas não tinha como deixar de fazer um aqui usando produtos Sobrebarba. Afinal, sua barba pode ficar brilhando E TAMBÉM hidratada e cheirosa. Por que não? ;D}}

Ver artigo completo →

Como aparar a barba em casa
Como aparar a barba em casa

por Samuel Tonin Fevereiro 05, 2018 0 Comentários

Mesmo que o seu objetivo seja deixar a barba crescer, em algum momento ela vai precisar de uma aparada.

O melhor jeito de ficar com um visual mais alinhado é aparando aqueles fios que crescem mais rápido que os outros. E tem algumas maneiras diferentes de fazer. Aqui tem algumas delas.

Ver artigo completo →

Uma Barbearia no Mundo Invertido
Uma Barbearia no Mundo Invertido

por Franklin Costa Janeiro 31, 2018 0 Comentários

Uma das coisas mais curiosas em viajar para a Ásia é que você passa a ser visto como alguém "do mundo invertido”. Especialmente se tem barba. Afinal, os nativos não costumam ter lá um barbão. Mas então... como é que se encontra um bom barbeiro?

Se liga nessa barbearia escondida em Bangkok. Estar nela foi como viajar no tempo, quando homens usavam chapéus e os filmes eram em preto e branco.

Ver artigo completo →