Qual o melhor jeito de usar um Óleo de Barba? - Sobrebarba

Qual o melhor jeito de usar um Óleo de Barba?

por Samuel Tonin Setembro 24, 2017

Muita gente me pergunta se o óleo de barba serve SÓ pra quem tem barba longa. A real é que não. O que acontece é que barbas mais longas tendem a ficar mais ressecadas porque os pelos vão se distanciando da hidratação natural da pele. Mas mesmo quem tem uma barba mais curta pode aproveitar os benefícios de um bom óleo de barba sem deixar a pele engordurada.

Descubra a quantidade

O lance é você descobrir qual a quantidade certa de óleo para a sua barba. A espessura e o comprimento podem influenciar tanto na quantidade quanto na frequência. Em média uma barba cheia e ressecada precisa de umas 6 gotas, o que já faz com que um frasco de 30ml dure por mais de 100 aplicações! Mas como saber a quantidade ideal pra você?
Isso aqui pode ser um bom primeiro passo:

Tamanho da barba Quantidade
Menos de 1 cm 2 a 3 gotas
De 1cm a 5cm 3 a 6 gotas
De 5cm a 12cm 6 a 10 gotas
Acima de 12cm 10 a 12 gotas


A tabela acima é uma sugestão de um ponto de partida. Comece seguindo essa quantidade e veja se ela é suficiente para deixar a sua barba mais hidratada. Uma dica é diminuir ou acrescentar uma gota a cada nova aplicação e perceber a diferença. O bacana é que não tem certo ou errado e o melhor jeito de descobrir é testando.


Algumas dicas de aplicação

Existem algumas maneiras de aplicar o óleo de barba, mas a que eu mais gosto é a seguinte: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra. Isso ajuda a espalhar melhor depois e a fricção entre as duas mãos aquece o óleo liberando melhor o aroma dos óleos essenciais.

Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas. Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente, de preferência de madeira, que ajuda a neutralizar a estática dos fios e controla melhor o volume.

 

Óleo de Barba cria um filme protetor sobre os pelos e evita que eles ressequem ao longo do dia. O contato do óleo com a pele embaixo da barba também é importante para evitar que o rosto fique ressecado. Isso evita a descamação que parece uma caspa.

Por isso uma boa hora pra aplicar é logo depois do banho, de preferência depois de usar o Shampoo de Barba, com a pele ainda quente enquanto os poros estão mais abertos.

E se você tem pele oleosa como a minha, não tem problema. É só experimentar uma quantidade um pouco menor no início. O Óleo Sobrebarba é formulado com óleo de Semente de Uva que tem ação adstringente e óleo de jojoba que ajuda a regular o excesso de oleosidade da pele. Por isso ele é mais leve e tem uma densidade menor que outros óleos.

Alguns cuidados: Já vi alguns caras pegando o conta-gotas e aplicando direto na barba. Não curto muito este jeito de aplicar por dois motivos: um que fica difícil de espalhar o óleo de maneira uniforme por todos os pelos. E além disso ele ainda pode escorrer pelo pescoço porque fica difícil controlar a quantidade certa que está aplicando. Mas se funciona bem pra você, vai fundo! 

 


E a frequência?

Isso depende do quanto a sua barba precisa de hidratação e proteção. Depende também do clima. Minha barba, por exemplo, é bem ressecada e eu uso o óleo duas vezes ao dia, logo após o banho de manhã e no final da tarde. Mas tem aqueles dias mais úmidos em que uma aplicação diária só já é suficiente.

O nosso óleo é feito só com matérias primas naturais de origem vegetal, e têm uma essência mais leve justamente pra não incomodar ao longo do dia (já que ele é aplicado muito próximo do nariz) e também não brigar com o seu perfume favorito. Então fique à vontade pra experimentar!


Dá pra usar com o Balm e o Modelador?

O Balm e o Modelador têm funções diferentes, e todos eles podem ser usados junto com o óleo de barba sem problema. Se você for usar o Balm logo depois de aparar os pelos do pescoço, por exemplo, como um pós-barba. Use o Balm primeiro, espere alguns instantes pra ele ser absorvido e depois aplique o óleo.

E se for usar o Modelador, use sempre por último. Isso porque o modelador funciona como um finalizador pra segurar aqueles fios mais rebeldes. Neste caso é só aplicar uma quantidade pequena na ponta dos dedos e espalhar em movimentos repetidos e constantes sobre a área que deseja controlar. Você vai ver que ele controla melhor o volume a cada repetição deste movimento. Aqui tem mais detalhes sobre o uso em conjunto.

 


Mais uma dica

Sobrou um pouco de óleo nas mãos depois de aplicar por toda a barba? Você pode terminar de aplicar nas pontas dos cabelos (principalmente se tiver as pontas secas) ou nas sobrancelhas pra deixá-las mais alinhadas. Funciona que é uma beleza. ;D}}





Samuel Tonin
Samuel Tonin

Autor

Mineiro radicado no Rio na mesma época em que assumiu a barba de vez. Publicitário de formação, ciclista, gamer e (aspirante a) baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como cuidar da barba nesse calor
Como cuidar da barba nesse calor

por Samuel Tonin Outubro 20, 2017 0 Comentários

O calor vem chegando aí. E com ele vem mais suor, sal, sol, cloro. Tudo isso pode prejudicar bastante a sua barba, deixando-a mais ressecada.

Mas é só seguir algumas regras básicas pra você tirar de letra e sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão.

Ver artigo completo →

Barba e secador de cabelo combinam?
Barba e secador de cabelo combinam?

por Samuel Tonin Outubro 14, 2017 0 Comentários

O primeiro passo pra se ter uma barba mais macia e saudável é mantê-la sempre limpa usando um shampoo de barba específico para o rosto.

Mas se você errar a mão na hora de secar, ela pode acabar danificada e até com pontas duplas.

Falei com alguns barbeiros e juntei aqui algumas dicas importantes na hora de secar a sua barba, seja com toalha ou com um secador de cabelo.

Ver artigo completo →

Por que é tão importante aparar a barba
Por que é tão importante aparar a barba

por Samuel Tonin Outubro 08, 2017 0 Comentários

Cultivar uma barba requer paciência e dedicação. Não é algo que não dê pra apressar. É um processo lento e um teste de persistência que pode levar meses dependendo de onde você quer chegar. Não é à toa que muita gente desiste no meio do caminho.

Mas esse longo tempo também pode ser uma das coisas mais bacanas de se cultivar uma barba, principalmente se você souber o que está fazendo. 

Ver artigo completo →