Qual a diferença entre balm e modelador de barba?

por Samuel Tonin junho 04, 2018 0 Comentários

Ultimamente tenho recebido algumas dúvidas sobre a diferença entre o Balm e o Modelador. Afinal, o balm não deveria ajudar a modelar a barba?

Essa é uma confusão compreensível, ainda mais quando se pensa naquele tipo de balm mais denso, que normalmente vem em um pote.

Por isso, pra explicar melhor qual a diferença entre o balm e o modelador, primeiro vou contar rapidinho como surgiu o nosso balm e o que ele tem de diferente.


Afinal, o que é um Balm de Barba?

Quando estava pesquisando pra criar os nossos produtos - lá em 2013 - descobri que existiam alguns tipos diferentes de balm mundo afora:

  • Um mais denso, feito basicamente com manteigas e óleos, que hidratam a barba e ajudam a modelar porque deixam os fios mais pesados.
  • E um segundo mais leve e não gorduroso, geralmente mais refrescante, feito para hidratar os fios e também cuidar da pele do rosto.

Juntos com centenas de barbudos que já acompanhavam a criação da Sobrebarba e nos ajudavam dando opiniões sobre como deveriam ser os produtos, escolhemos lançar o segundo tipo.

Além de hidratação sem deixar aquela sensação de barba engordurada, esse balm mais leve é também ideal pra quem está começando a deixar a barba crescer.

Homem com a barba ainda no início do crescimento

Pra isso usamos óleo de melaleuca na fórmula. Este óleo ajuda a evitar a coceira e irritação. Ele também tem extrato de algas marinhas e aloe vera que protegem a pele e têm propriedades calmantes e anti-inflamatórias.

Não é à toa que hoje o nosso Balm é usado por muitos barbeiros (e barbudos!) como um pós barba.


Quando e como usar o Balm

Por ser mais leve, o Balm pode ser usado diariamente, logo depois de lavar o rosto com shampoo de barba ou sempre que quiser dar aquela hidratada rápida e ainda refrescar o rosto.

 

Rola também usar junto com o Óleo de Barba. Neste caso a dica é usar primeiro o Balm, esperar um minutinho pra ele ser absorvido e na sequência aplicar algumas gotas de óleo pra completar a hidratação natural e evitar o ressecamento ao longo do dia.


Mas e o Modelador de Barba?

Primeiro é importante entender que os fios da barba crescem em velocidades diferentes uns dos outros. Por isso é muito comum que com o tempo a barba comece a ter um aspecto mais desgrenhado e com fios apontando pra fora. Daí a importância de, mesmo se você estiver deixando a barba crescer, aparar eventualmente as pontas destes fios que crescem mais rápido.

Mas a gente sabe que na correria do dia-a-dia nem sempre isso é possível e a gente precisa dar aquela controlada no volume de um jeito mais rápido e prático até conseguirmos dar um alô pro barbeiro. É aí que entra o Modelador de Barba.

O Modelador funciona como um finalizador, feito com um fator de fixação moderado pra que você possa dar um formato na barba com um aspecto mais natural, sem deixar os fios duros.

Homem com a barba mais longa

Usamos uma base parecida com a do Balm pra criação do Modelador. Ele tem ingredientes hidratantes como Óleo de Jojoba, Óleo de Andiroba e extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera. Assim ele não resseca os fios enquanto é usado. Porém, sua principal função é dar forma e tirar aqueles fios que ficam apontando pra fora da barba. Isso é possível por conta de polímeros que têm uma espécie de "efeito memória" na hora da aplicação. Por isso o modo de usar faz toda a diferença.

O ideal é que você comece aplicando uma quantidade pequena na ponta dos dedos. Daí é só aplicar sobre as áreas da barba que deseja ter o volume mais controlado passando os dedos no sentido dos fios, como se estivesse alisando a barba.

 

A dica é passar os dedos em movimentos repetidos, algumas vezes. Essa repetição do movimento é o que faz com que, a cada passada de mão, os fios rebeldes fiquem mais controlados.

Se for usar junto com outros produtos pra hidratação como o óleo de barba, por exemplo, deixe o modelador sempre por último.

Sobrou um pouco de modelador na mão depois de aplicar na barba? Pode aproveitar e dar uma ajeitada no cabelo. ;D}}


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →