Pra Viver Livre de Pelos Encravados e Inflamação na Barba

por Samuel Tonin maio 28, 2019

Sabe aquelas bolinhas brancas ou amareladas que aparecem na região do pescoço e da barba? Essa inflamação pode ter uma causa muito simples: pelos encravados.

Os fios da sua barba (na verdade todos os seus pelos do seu corpo) são formados basicamente por duas partes:

  • Raiz, que fica na derme (uma camada um pouco mais profunda da sua pele);
  • Haste, que é o que chamamos de pelo, a parte que fica pra fora da pele.

O pelo encrava quando ele não consegue romper a camada mais superficial da pele. Daí a ponta se curva e ele fica lá dentro, por baixo da pele.

Pelo encravado e inflamação

Como ele é um corpo estranho ali dentro, o seu organismo tenta se livrar dele e produz uma reação inflamatória parecida com espinhas que podem coçar e doer. Taí o famoso pelo encravado e as bolinhas que ele gera!

E, pra piorar, quando essa inflamação é causada por bactérias ela evolui para o que chamamos de foliculite.


POR QUE O PELO ENCRAVA?

A causa varia bastante. Em algumas áreas do corpo pode ser por conta de roupas muito justas, mas a mais comum é o acúmulo de células mortas sobre a pele que atrapalham o pelo crescer livremente.

A gente acumula essas células mortas porque estamos constantemente trocando de pele. Uma camada nova vai nascendo enquanto a mais superficial morre.

Nos homens, a região da barba costuma ser a que mais sofre com isso. Afinal, os pelos são naturalmente mais grossos e encaracolados. Bem mais fácil de encravar por qualquer excesso de sujeira ou poros obstruídos.


COMO EVITAR PELO ENCRAVADO

Bom, como a gente vai acumulando essas células mortas sobre a pele, o melhor jeito de se livrar delas é com uma esfoliação pelo menos umas duas vezes na semana.

Homem barbudo usando esfoliante

O esfoliante facial remove essas células mortas que ficam acumuladas sobre a pele e libera o caminho para os fios novos crescerem sem encravar.

Outra vantagem é que, ao remover essas células mortas, você também acaba com o que parece ser uma caspa na sua barba.


O JEITO CERTO DE USAR ESFOLIANTE

O primeiro passo é escolher um bom esfoliante específico para o rosto, de preferência um natural, sem micro-esferas de plástico.

No mercado existem muitas opções de esfoliante e algumas delas são específicas para o corpo, normalmente com esfoliação mais abrasiva.

No lugar do plástico nós usamos sementes de damasco trituradas no esfoliante Sobrebarba. As sementes têm também uma ação adstringente e anti-oxidante o que faz muito bem pra pele.

Se você tem a pele oleosa você pode usar o esfoliante de duas a três vezes na semana. E se tem a pele mais seca pode usar até duas vezes sem problema.


Pra usar é bem simples: com a pele limpa (de preferência depois de lavar o rosto com shampoo de barba), aplique o esfoliante na região do rosto e pescoço fazendo movimentos circulares.

Não precisa botar muita pressão. O atrito das sementes de damasco com a pele já vai limpar fundo e descolar as células mortas do seu rosto. Enxágue bem.

Depois é só secar e passar um balm hidratante no rosto todo e também sobre a barba. Essa hidratação depois de usar o esfoliante é muito importante pra ajudar na cicatrização e na renovação celular.


MAIS DICAS PRA EVITAR PELOS ENCRAVADOS

Além de usar esfoliante e balm, tem mais algumas coisas que você pode fazer pra não ter mais pelos encravados, principalmente se você costuma raspar o pescoço com frequência:

shaving

  • Antes de fazer a barba, lave sempre o rosto com água morna e sabonete neutro ou shampoo de barba. A água morna abre os poros.
  • Nunca passe a lâmina sobre a pele seca. Use sempre uma espuma ou gel de barbear. Assim a lâmina desliza melhor e evita que o pelo arrebente e acabe encravando.
  • A lâmina é sempre no sentido dos fios. Esquece essa de passar no sentido contrário. Eu sei que o corte fica mais rente, mas não vale o risco de arrebentar o fio e depois ele encravar e inflamar.
  • Evite também esticar a pele na hora de se barbear. É que quando você solta a pele, o pelo barbeado já está mais curto e recolhe pra dentro da pele. Facinho de encravar assim.
  • Depois de fazer a barba enxágue o rosto com água fria pra fechar os poros e, na sequência, passe um balm pra ajudar na cicatrização.

Agora, se você já tá com muita inflamações no rosto, eu recomendo de verdade que você dê uma passada num dermatologista primeiro.

É que dependendo do grau da inflamação talvez você precise fazer algum tratamento específico e só um profissional pode indicar o melhor tratamento para o seu caso.

E se tiver alguma outra dica pra viver livre de pelos encravados, divide comigo aí nos comentários! É sempre um prazer trocar uma ideia com você. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Óleo de Coco é Bom pra Barba? | E outras dúvidas de barbudos
Óleo de Coco é Bom pra Barba? | E outras dúvidas de barbudos

por Samuel Tonin julho 20, 2020 0 Comentários

Óleo de coco é bom pra barba? Cera de barba é o mesmo que modelador? Tem um jeito melhor de beijar com a barba grande sem incomodar?

Estas são algumas das dúvidas comuns entre barbudos e aqui respondo todas elas. melhor todas elas.

Ver artigo completo →

Barba Rebelde com Fio Espetado pra Fora | O que fazer?
Barba Rebelde com Fio Espetado pra Fora | O que fazer?

por Samuel Tonin julho 13, 2020 0 Comentários

Pelo da barba apontando pra fora, fios desalinhados e com volume irregular. Todo barbudo acaba passando por isso em algum momento.

Mas é fácil resolver. Dá uma olhada.

Ver artigo completo →

Dicas Pra Cuidar Bem da Barba Neste Inverno
Dicas Pra Cuidar Bem da Barba Neste Inverno

por Samuel Tonin julho 06, 2020 0 Comentários

Com o inverno vêm também vários problemas que quem é barbudo conhece bem: desde barba muito seca até caspa.

Veja alguns cuidados simples que você deve tomar pra evitar tudo isso.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x