Por que ter barba pode fazer bem pra saúde

por Samuel Tonin novembro 26, 2018 0 Comentários

A barba é muito mais do que os pelos que crescem no seu rosto. Ela pode representar uma mudança não só no seu visual mas também no seu estilo de vida.

E algumas pesquisas têm provado que, além do estilo, a barba pode de fato ser benéfica também para a saúde. Separei aqui algumas delas com links pra quem quiser saber mais:


1. A barba pode proteger contra os raios nocivos do sol

Segundo um experimento feito na Universidade de Queensland, na Austrália, a barba pode bloquear até 95% dos raios UV.

Isso significaria uma redução drástica na probabilidade de se contrair algum tipo de câncer na região da face, cabeça e pescoço. Claro que, mesmo tendo essa proteção natural, nunca devemos esquecer do protetor solar e evitar horários de maior incidência de sol. Precaução nunca é demais!


2. A barba pode melhorar sua vida sexual

Parece brincadeira mas aparentemente não é. Por incrível que pareça tem um estudo feito por psicólogos da Universidade de Northumbria, em Newcastle que comprova isso.

Segundo esse estudo chamado "The Man Behind the Beard: Perception of Men’s Trustworthiness as a Function of Facial Hair" - algo como "O homem por trás da barba: Percepção da confiabilidade dos homens como uma função dos pelos faciais" - homens barbudos são vistos como “mais maduros e melhores parceiros românticos, seja para uma aventura ou para relacionamentos de longo prazo”.


3. A barba pode aumentar sua auto-estima

Uma pesquisa feita pela Braun (e que acabou virando um infográfico bem maneiro), mostrou que a maioria dos homens, em torno de 77%, se sentem mais atraentes com sua barbas e bigodes.

E mais da metade já recebeu algum elogio nas semanas anteriores à entrevista. Olha, quem tem barba e cuida bem dela sabe que é mais comum do que se imagina receber elogios até de estranhos e mesmo outros barbudos. E pra saber que isso faz um bem para nossa auto-estima nem precisa de pesquisa, né? ;D}}


4. A barba pode reduzir problemas com alergia

De acordo com uma pesquisa feita pela YorkTest Laboratories, quanto mais tempo você tiver uma barba no rosto, mais ela pode protegê-lo contra alergias.

Segundo esse estudo, os pelos do seu rosto funcionam mais ou menos como a proteção dos pelos do seu nariz, aprisionando poluentes que podem prejudicá-lo ao entrar no seu corpo e mantendo a respiração mais fácil durante o dia.

E vão além: como essas partículas ficariam próximas do nariz e da boca - sendo inaladas de maneira mais moderada e regular - com o tempo uma pessoa poderia desenvolver imunidade a elas.


Novos estudos relacionados à barba sempre surgem por aí. Alguns mais sérios, outros mais malucos. Em todo caso prefiro deixar a barba crescer e cuidar muito bem dela. E aqui você encontra 3 cuidados básicos que todo barbudo precisa ter para mantê-la mais saudável e hidratada. 👍


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

6 Meses Deixando a Barba Crescer | Time-lapse
6 Meses Deixando a Barba Crescer | Time-lapse

por Samuel Tonin outubro 12, 2021 0 Comentários

Há seis meses raspei toda a barba e fiz uma foto por dia enquanto ela crescia de novo. Agora sei quanto tempo a minha barba demora pra crescer e quais os cuidados necessários em cada estágio. Dá uma olhada.

Ver artigo completo →

Como Escolher o Pente Certo Para Barba Crespa | E outras dúvidas
Como Escolher o Pente Certo Para Barba Crespa | E outras dúvidas

por Samuel Tonin outubro 04, 2021 0 Comentários

Semana passada rolou mais uma rodada de perguntas e respostas com os barbudos inscritos no canal Sobrebarba no YouTube. Dá uma olhada porque alguma dúvida dessas pode ser também a sua.

Ver artigo completo →

Rotina Rápida Pra Cuidar da Barba de Manhã
Rotina Rápida Pra Cuidar da Barba de Manhã

por Samuel Tonin setembro 29, 2021 0 Comentários

Quem nunca acordou atrasado, sem tempo pra rotina normal de tomar banho, cuidar da barba e tomar um café com calma?

Se liga nessas dicas pra aproveitar melhor o tempo curto da manhã. 

Ver artigo completo →