Por que é tão importante aparar a barba - Sobrebarba

Por que é tão importante aparar a barba

por Samuel Tonin Outubro 08, 2017

Cultivar uma barba requer paciência e dedicação. E por mais contraditório que pareça, aparar os pelos regularmente é fundamental no processo de deixar a barba crescer. 

Ter uma barba longa é um verdadeiro teste de persistência. Não é à toa que muita gente desiste no meio do caminho. Mas esse longo tempo também pode ser uma das coisas mais bacanas de se cultivar uma barba, principalmente se você souber o que está fazendo. Vai por mim!

Por isso, se você está pensando em começar (ou retomar) essa jornada, aqui tem algumas coisas que aprendi cultivando a minha barba e que podem ser úteis pra você também.


Quer deixar crescer a barba? Tesoura nela!

Lembro a primeira vez que tentei deixar a barba crescer e fugia de qualquer tesoura ou aparador. Esse é um dos erros mais comuns e um dos que mais fazem aspirantes a barbudos desistir no meio do caminho. Eu mesmo desisti algumas vezes.

Não tenha medo da tesoura

Se você deixa a barba crescer solta, é comum ficar com a impressão de que ela não está crescendo como deveria, ou que está desgrenhada demais ou sem forma nem volume.

Isso acontece porque cada fio da barba cresce numa velocidade diferente e tem áreas do rosto que demoram mais a ganhar volume, e isso muda de pessoa pra pessoa.

Você já deve ter passado por isso: a barba vai chegando perto de um ou dois meses e você já começa a ouvir piadinhas ou é pressionado a tirar logo esses pelos da cara.

Por isso não tenha medo da tesoura. Ela vai ajudar você a ter uma barba mais longa, por mais contraditório que isso possa parecer.


Cuide desde o primeiro dia

Já desde o primeiro dia tenha o cuidado de manter o rosto sempre limpo com um shampoo específico pra barba. Isso é importante porque um bom shampoo de barba é regulado para ser usado no rosto não vai remover a hidratação natural da pele.

Com isso a barba vai crescendo desde o início sem ficar ressecada. O uso de um balm hidratante também é essencial. Ele evita aquela coceira e irritação típicas das primeiras semanas de cultivo.


A hora de começar a aparar

Isso varia um pouco de pessoa pra pessoa, mas em média é hora de começar a aparar a barba logo na virada do primeiro mês de cultivo.

Geralmente nessa hora já dá pra perceber alguns pelos despontando maiores que os outros. Se você tem experiência com a tesoura e leva jeito, pode ir aparando com calma o excesso destes pelos em casa. A dica é usar sempre um pente como guia para separar os fios mais longos com mais segurança na hora de cortar.

Mas se você for desastrado como eu, deixe um barbeiro fazer isso! É só explicar que está deixando a barba crescer e quer manter o corte removendo os excessos.


Uma aparada. Muitas vantagens.

Aparar a barba com frequência tem algumas boas vantagens: uma que os pelos com o tamanho mais uniforme dão uma aparência mais compacta para a barba. E uma barba mais compacta parece estar mais cheia sempre.

Outra que você mantém a simetria do rosto. Normalmente um lado cresce mais rápido que o outro e é fácil a barba ficar assimétrica. Você pode não perceber de cara a assimetria, mas vai sentir que tem algo estranho e fora do lugar. Mantenha sempre os dois lados iguais!

Assim você também elimina o excesso de pontas duplas que dão um aspecto de barba desgrenhada e ressecada.

Falando em pontas duplas, com pouco mais de um mês é hora também de você começar a usar um óleo de barba.

O óleo é importante à medida em que a barba cresce porque os pelos vão se distanciando da hidratação natural da pele e podem ficar mais ressecados. O óleo cria uma camada protetora que evita este ressecamento e as pontas duplas.


Cuidado com as laterais

Sua barba parece crescer mais para os lados? Você não está sozinho, meu caro. Manter a lateral mais curta deixa o rosto mais fino à medida em que a barba cresce. Então se você quiser evitar o rosto arredondado, apare as laterais!

Apare as laterais da barba

Alguns amigos aparam em casa com uma máquina. A dica é usar um pente com um número maior e passar a máquina no sentido dos fios pra evitar que ela corte que mais do que o necessário. Mas se você não leva jeito, não pense duas vezes: deixe esse trabalho por conta de um barbeiro de confiança!

E se você está sem tempo pra ir a um barbeiro e precisa controlar o excesso de volume até lá, a dica é usar um modelador de barba. Ele funciona como um finalizador com um fator de fixação que segura os fios no lugar mas sem deixá-los duros. O lance é aplicar em movimentos repetidos e lentos, sempre no sentido dos fios. Quebra um galhão!


Bom cultivo, meu camarada!

Independentemente de qual etapa que você estiver em sua jornada de cultivar uma barba de respeito não tenha medo de aparar! Cortar os excessos e ir mantendo o formato da sua barba vai ajudá-la a ter um crescimento mais saudável. E só o fato de você manter a sua aparência sempre em dia vai trazer a confiança que você precisa pra continuar.

Bom cultivo!

E se tiver mais alguma dica, deixa aqui nos comentários! ;D}} 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval
Como aplicar (e tirar!) Glitter da barba neste Carnaval

por Samuel Tonin Fevereiro 07, 2018 0 Comentários

Carnaval chegou! Bora botar essa barba pra brilhar ainda mais nos blocos!

OK, tá cheio de tutorial bacana de como aplicar e tirar Glitter da barba aí na internet. Mas não tinha como deixar de fazer um aqui usando produtos Sobrebarba. Afinal, sua barba pode ficar brilhando E TAMBÉM hidratada e cheirosa. Por que não? ;D}}

Ver artigo completo →

Como aparar a barba em casa
Como aparar a barba em casa

por Samuel Tonin Fevereiro 05, 2018 0 Comentários

Mesmo que o seu objetivo seja deixar a barba crescer, em algum momento ela vai precisar de uma aparada.

O melhor jeito de ficar com um visual mais alinhado é aparando aqueles fios que crescem mais rápido que os outros. E tem algumas maneiras diferentes de fazer. Aqui tem algumas delas.

Ver artigo completo →

Uma Barbearia no Mundo Invertido
Uma Barbearia no Mundo Invertido

por Franklin Costa Janeiro 31, 2018 0 Comentários

Uma das coisas mais curiosas em viajar para a Ásia é que você passa a ser visto como alguém "do mundo invertido”. Especialmente se tem barba. Afinal, os nativos não costumam ter lá um barbão. Mas então... como é que se encontra um bom barbeiro?

Se liga nessa barbearia escondida em Bangkok. Estar nela foi como viajar no tempo, quando homens usavam chapéus e os filmes eram em preto e branco.

Ver artigo completo →