Porque a barba não é só uma moda da estação

por Samuel Tonin outubro 01, 2018

Mal começou a primavera e o calor já vem chegando com tudo. E com a mudança de temperatura vem aquela velha questão: aparar ou não a barba?

Muitos barbudos preferem manter uma barba mais curta nos dias mais quentes do ano, assim como outros não abrem mão de sua barba longa, cultivada por meses. 

Barba curta

Mas afinal, faz sentido tirar a barba por causa da estação?

Na verdade não. O que determina se você deveria ou não mexer no comprimento da sua barba é só a sua vontade de mudar ou não o visual. E essa é uma decisão sua.

É que existe a falsa impressão de que a barba grande pode incomodar no calor, quando ela pode ser até benéfica. Uma barba grande protege melhor seu rosto dos raios UV do sol por exemplo, e há quem diga que ela pode até refrescar. 

Barba no sol

O fato é que, escolhendo aparar ou não a barba, com a mudança da estação mudam também alguns cuidados que você precisa ter pra mantê-la sempre hidratada e saudável.


Mudou o clima, mude o cuidado com a barba

Com o calor você certamente vai suar mais. Sem contar que, nos dias mais quentes a gente também acaba fazendo mais atividades na rua, praia, parque ou piscina. É hora de pensar mais na limpeza diária.

Aqui o uso de um Shampoo específico para Barba é mais importante que nunca. Um bom shampoo de barba tem um pH fisiológico, não tem sulfato e nem tensoativos comuns a shampoos de cabelo na fórmula.

Assim você pode trocar o sabonete comum pelo Shampoo de Barba sempre que for lavar o rosto nos dias mais quentes.

Se você é do time da barba grande mesmo nas estações mais quentes, use junto o condicionador. Ele é importante pra selar as escamas dos fios e dar mais maciez.


Hidratação no calor

Outro produto que não pode faltar nesses dias é o Balm. Mesmo quem tem barba grande. Ele é um hidratante mais leve e refrescante e pode ser usado sempre que lavar o rosto. Se você curte a barba mais curta no calor, o Balm é uma mão na roda e pode ser usado sempre que precisar.

Barba curta no sol

Já se você não diminui o tamanho da sua barba por nada, complemente o uso do Balm com algumas gotas de Óleo de Barba.

Os barbudos mais novatos podem achar estranho usar um óleo no rosto em épocas mais quentes, mas a verdade é que o óleo de barba é bem menos denso e tem uma textura bem leve e que é absorvida muito rapidamente pela pele.

Como ele é 100% natural feito só com óleos vegetais, nada de silicones, ele não obstrui os poros e deixa sua pele respirar normalmente.


Deixe a pele respirar livremente

Outra dica com a chegada do calor (e do suor!) é deixar os poros do rosto livres, sem acúmulo de células mortas que podem causar pelos encravados e inflamação. E o melhor jeito de se fazer isso é usando um Esfoliante no Rosto duas vezes na semana.

O Esfoliante é um gel de limpeza bem refrescante feito com sementes de damasco trituradas. O atrito das as sementes de damasco limpa fundo, promove a renovação celular, melhora a circulação e deixa o caminho livre para os pelos da sua barba crescerem sem encravar.

Esfoliante de Rosto

Ele é pra ser usado no rosto inteiro: testa, maças do rosto e pescoço. E uma dica é usar o esfoliante também sempre antes de fazer a barba. Você vai ver como isso diminui drasticamente a chance de aparecer aquela irritação e bolinhas.

E aí? Quais os seus planos pra barba com a chegada do calor? Vai arriscar e mudar um pouco o visual ou manter como está? Conta aí nos comentários e aproveita pra dividir com a gente alguma outra dica que tiver. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Simetria e Estrutura da Barba: o Que Fazer na Hora de Aparar
Simetria e Estrutura da Barba: o Que Fazer na Hora de Aparar

por Samuel Tonin janeiro 16, 2020 0 Comentários

Ao aparar uma barba você precisa traçar bem as linhas que contornam todo o desenho. Elas fazem uma grande diferença.

Veja como aparar mantendo o volume e a estrutura da barba.

Ver artigo completo →

Imposto Sobre Barbas? Sim, ele já existiu.
Imposto Sobre Barbas? Sim, ele já existiu.

por Samuel Tonin janeiro 13, 2020 0 Comentários

Na história da humanidade a barba já foi considerada sinal de força, de virilidade, de sabedoria, de riqueza...

E ela já chegou a ser tão popular que até serviu como pretexto pra arrecadação de impostos.

Ver artigo completo →

Careca com Barba: Como Cuidar, Raspar e Aparar
Careca com Barba: Como Cuidar, Raspar e Aparar

por Samuel Tonin janeiro 10, 2020 0 Comentários

E na careca? Pode usar produtos pra barba? O que usar na hora de raspar?

Veja como raspar a cabeça sem correr o risco de ter pelos encravados e controlando o excesso de oleosidade da pele, muito comum no couro cabeludo.

Ver artigo completo →

ÚLTIMO DIA!

Neste domingo, na compra do um kit, leve mais um produto das linhas Light my Fire, Lemon Drop ou Jungle Boogie - 50%OFF!

É só incluir no carrinho.

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x