Pente ou Escova para Barba. Qual usar?

por Samuel Tonin janeiro 16, 2019 0 Comentários

A verdade é que pentear ou escovar a barba é tão importante quanto usar bons produtos pra manter a barba limpa e hidratada. Mas qual dos dois é o melhor para o seu tipo de barba: pente ou escova?

Pra ajudar nessa aqui vão as principais diferenças e vantagens de cada um:

Por que usar Escova para Barba

Escova Para Barba

Hidratação: Uma das grandes vantagens da escova é que ela ajuda a manter sua barba condicionada. Os pelos naturais de javali são mais firmes e alcançam melhor desde os fios superficiais até os mais próximos da sua pele. Por isso a escova é um excelente modo de distribuir melhor o balm ou o óleo para barba de maneira mais uniforme e por toda a extensão dos fios.

Limpeza: Ela também é muito útil na limpeza. Ao longo do dia é muito comum a barba ficar mais suja, principalmente depois de comer ou com poeira que se acumula entre os pelos. Dar uma escovada de vez em quando é ótimo pra dar aquele trato rápido entre uma lavada e outra com shampoo para barba.

Controle: E além disso tudo a escova também é boa para "treinar" os fios da sua barba a crescerem no sentido que você quer. Sabe aquela área da barba que teima em crescer no sentido oposto ou aqueles pelos que amanhecem sempre apontando pros lados ou pra fora? Escova neles!

Volume: Pra controlar melhor o volume a dica é usar um pouquinho de modelador de barba na área que você quer controlar e escove suavemente com movimentos repetidos. Bastam algumas escovadas pra barba ficar no lugar.

Circulação: As cerdas mais firmes massageiam o rosto (e o couro cabeludo) e melhoram a circulação sanguínea. Isso é importante pra irrigar melhor os folículos levando mais nutrientes até eles. Assim a barba cresce mais forte e saudável.


Por que usar Pente para Barba

Pentes de Barba

Alinhamento: À medida em que sua barba vai ficando maior é mais comum os pelos ficarem embaraçados. Isso porque eles são naturalmente mais grossos e também mais achatados que os fios do seu cabelo, por isso eles costumam também ser menos lisos ou mais encaracolados.

pente é ideal para desembaraçar. Uma dica é usá-lo quando a barba ainda estiver úmida, logo depois do banho ou logo depois de usar umas gotas de óleo na barba. Assim como a escova o pente também ajuda a distribuir melhor o óleo na barba enquanto desembaraça e alinha os fios.

Estilo: Com o pente você tem mais controle na hora de deixar a barba no seu estilo, como separar bem os fios do bigode para os lados. Ele também evita eletrostática e diminui consideravelmente o frizz.

Controle: Uma ferramenta essencial na hora de aparar a barba em casa. Você pode usar o pente pra separar melhor aqueles fios que crescem mais rápido e ficam apontando pra fora. Assim fica mais fácil cortar essas pontas sem causar um acidente e aparar demais.

Portabilidade: É muito mais fácil carregar um pente no bolso do que uma escova. Por isso é bom ter sempre um à mão pra alinhar a barba sempre que precisar.

Vício: Sabe aquele vício de ficar passando a mão na barba? Não conheço um barbudo que não tenha! Só que ele é um perigo. Passar muito as mãos e afagar a barba, além de arrancar fios e levar sujeira e oleosidade das mãos, também causa atrito e isso danifica os pelos gerando pontas duplas. Pra evitar isso, use um pente ao invés das mãos quando quiser fazer um carinho na sua barba.

Dica rápida pra escolher o pente certo: quanto maior e mais grossa a sua barba, mais longos e mais espaçados os dentes.


Qual é o melhor pra mim?

Se formos ver pelo tamanho da barba, a escova é boa pra ser usada desde bem curta - porque ela ajuda a direcionar melhor pra que lado os fios vai crescendo - até mais longa, já que ela ajuda a distribuir melhor o óleo de barba e a controlar o volume.

Já o pente de madeira funciona melhor em barbas maiores para desembaraçar os fios, estilizar e por ser mais portátil e pra evitar o vício de ficar passando a mão.

E você pode usar os dois já que são acessórios que se complementam. E é o que tenho feito. Uso primeiro o pente pra desembaraçar. Passo um balm e um óleo para hidratar e uso a escova pra finalizar e controlar o volume e a direção dos fios. Assim não tem como errar.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido
Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Cultivar uma barba pela primeira vez na adolescência não é tarefa fácil. Mas separei aqui alguns conselhos que podem ajudar (e que eu gostaria muito de ter ouvido quando era mais novo).

Ver artigo completo →

E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia
E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Se tem um projeto que dá o maior orgulho de participar é este de reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia. Aqui eu conto um pouco mais sobre como tudo começou.

Ver artigo completo →