Os Melhores Estilos de Cavanhaque para o seu Rosto

por Samuel Tonin julho 12, 2021 0 Comentários

Já fiz muitos posts aqui no blog sobre estilos de barba, estilos de bigode… mas o primo do meio - o cavanhaque - tem sido um dos mais pedidos até agora.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


Afinal, cavanhaque combina com quem?

Assim como a barba, você pode usar o cavanhaque pra valorizar ou esconder pontos que você não curte tanto no seu rosto.

Por exemplo, quem tem o rosto mais arredondado pode usar um cavanhaque com linhas mais retas e o queixo mais alongado pra dar uma aparência mais alongada pro rosto.

Quem tem o rosto oval, assim como a barba, qualquer estilo de cavanhaque vai cair bem.

Quem tem o rosto mais quadrado pode usar o cavanhaque arredondado ou triangular, mexer com as proporções.

Ele também é uma ótima opção pra quem tem menos volume de pelos nas laterais do rosto. Você pode deixar o cavanhaque maior e raspar totalmente a lateral ou deixar mais ralo mesmo compondo um visual.

Separei aqui os 5 principais pra você escolher aquele que mais tem a ver com você:


Cavanhaque clássico ou baixo

O cavanhaque clássico - também conhecido como cavanhaque baixo - é um dos mais fáceis de manter e foi muito usado nos anos 80 e 90.

Cavanhaque clássico

Pra ter um cavanhaque clássico é só você deixar crescer os pelos do queixo e do lábio inferior, essa parte que os barbeiros chamam de âncora. Ele não tem bigode e é totalmente raspado nas laterais.

Pra quem tem falhas muito grandes na bochecha ou tem o bigode mais ralo, é o estilão ideal. como ele não tem um desenho elaborado, nem muitos ângulos pra você cuidar, é muito fácil de fazer a manutenção em casa e cuidar da barba.

Você pode brincar com o tamanho e o formato dos pelos no queixo. Mais arredondado, mais quadrado, pontudo. Você que manda.


Cavanhaque cheio

O cavanhaque cheio é aquele que todo mundo lembra quando a gente fala de cavanhaque. Por muito tempo eu achei que o cavanhaque era só esse mesmo: pelos no bigode, queixo, e os dois conectados formando um círculo em torno da boca.

Cavanhaque Cheio

E a grande vantagem é que o cavanhaque cheio combina com praticamente todo tipo de rosto.

No caso do cavanhaque cheio você pode seguir por dois caminhos: um mais desleixado, natural, aparando a barba nas laterais e mantendo só a área do cavanhaque maior. Ou mais desenhado, raspando por completo as laterais.


Cavanhaque centralizado ou fino

Um terceiro estilo é o cavanhaque fino, também conhecido por cavanhaque centralizado.

Cavanhaque Centralizado

Nele você raspa o bigode todo, nada de pelos nas laterais também e deixa só uma faixa mais fina de pelos descendo desde a parte de baixo da boca até o queixo.

É um estilo bem minimalista, super fácil de cuidar e pra quem curte um estilo diferentão e quer fugir de qualquer padrão ou de uma barba clássica.


Cavanhaque Van Dyke

O quarto estilo é o cavanhaque Van Dyke e, na minha opinião, um dos mais estilosos.

Ele é uma variação do cavanhaque cheio. A diferença é que o bigode não é conectado com o queixo. Só isso já dá todo um visual diferente pra barba.

Cavanhaque Van Dyke

Ótimo pra quem tem uma falha nas laterais da boca e o bigode não conecta com a barba. Também é uma boa escolha pra quem não tem muito volume de pelos nas laterais ou até quem tem um bigode mais fino.

E o bacana é que dá pra brincar tanto com o bigode, que pode ser mais natural ou mais longo, quanto com a parte do queixo que você pode deixar mais compacta ou maior e pontuda.

É um estilo bem versátil de cavanhaque e um ótimo primeiro passo pra quem está buscando deixar no futuro uma barba espartana ou uma barba lenhador.


Cavanhaque âncora

E pra fechar, o cavanhaque ancora, que é quase igual ao VanDyke, mas com a diferença de que a parte do queixo se estende um pouco mais pros lados e a ponta do queixo é mais fina, dando um formato que lembra mais uma âncora mesmo.

Cavanhaque âncora

É basicamente uma variação pequena entre um e outro.

E é isso aí, meus camaradas. Tô prometendo há um tempão um vídeo sobre cavanhaques e tá aqui o primeiro deles, apresentando os principais estilos.


Qual é o melhor estilo?

Independentemente do estilo, é importante usar sempre bons produtos para barba.

Tô pensando aqui em alguns próximos com a participação de barbeiros mostrando algumas técnicas pra aparar o cavanhaque.

Se você tem alguma sugestão, dúvida, ideia pra mais vídeos no canal, manda aí nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →