O melhor jeito de cuidar da sua barba nesse inverno

por Samuel Tonin Junho 23, 2019

Como diria o finado Jon Snow, o inverno chegou, meu camarada! ❄️

Agora sua barba tem uma função extra: proteger seu rosto contra o vento e o frio. E quem é barbudo sabe que isso ela faz muito bem. ;D}}}

Só que esse escudo natural que cresce no seu rosto sofre com o frio e os pelos podem ficar bem mais ressecados e quebradiços nessa época.

Por isso você precisa ter cuidado redobrado com a barba no inverno:


Nada de água quente

Banho quente no inverno é difícil de resistir, mas lavar a barba com água quase pegando fogo é um perigo.

Quanto mais quente, mais a água remove a hidratação natural da pele do seu rosto e dos pelos. Um nocaute na barba bem cuidada. 

Por isso o ideal é água fria. Mas se um banho gelado no inverno não for sua praia, use pelo menos água morna no banho ou deixe pra lavar a barba depois na pia.


Condicionador de barba: dia sim e outro também

Depois de lavar o rosto com um shampoo específico para barba, use um condicionador de barba.

Sempre falo aqui nos posts e é sempre bom reforçar: não use shampoos e condicionadores convencionais de cabelo. Eles são feitos para o couro cabeludo e não seu rosto.

Já produtos para barba têm um pH fisiológico e não agridem a pele. Por essas e outras podem ser usados todo dia!


 

A técnica do Co-Wash

Tem uma técnica que dá pra você usar no inverno que pode ser bem útil, principalmente se sua barba é mais ressecada. É o que alguns chamam de "co-wash", ou, "lavar com o condicionador".

É o seguinte: uma vez na semana, naquele dia mais frio que você não suou demais e a barba está limpa, pule o shampoo e "lave" só com o condicionador.

A dica é usar o condicionador logo no início do banho, deixar ele agindo na barba e enxaguar bem no final. Experimenta e depois me conta aqui o que achou. Pra mim funciona que é uma beleza!


A boa e velha hidratação

Não importa a época do ano, deixar a barba bem hidratada é essencial pra que os fios fiquem mais alinhados, com aparência bacana e sem arranhar.

Só que no inverno esse momento é ainda mais importante.

Uma boa é usar balm e óleo de barba juntos. Primeiro o balm e logo na sequência umas gotas de óleo. Essa combinação dá aquela turbinada na hidratação e faz uma diferença em quem tem a barba mais ressecada.

Pra fechar, penteie com um pente de madeira ou uma escova para barba. Assim você distribui melhor o balm ou óleo por toda extensão dos fios e ainda dá aquela alinhada nos pelos.


Cuidado com a umidade

No frio a barba pode demorar mais a secar. Por isso cuidado pra não dormir com ela ainda úmida. Seque bem pra evitar o surgimento de fungos e problemas na pele embaixo da barba.

Pra secar não tem segredo: toalha ou um secador na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Eu não uso secador, mas em outros posts aqui alguns barbudos já disseram que curtem usar balm antes. E faz todo sentido. Ele protege melhor os fios e ainda ajuda na hidratação. 👍

É isso! Se tiver mais alguma dica, divide aí com todo mundo nos comentários.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul
Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul

por Franklin Costa Julho 17, 2019 0 Comentários

O lado asiático de Istambul é uma região onde poucos turistas se aventuram. E foi por lá, em meio a cafés, mercados de rua e chás turcos que fui conhecer como é a dar um trato na barba em uma barbearia local. Mais uma barbearia pelo mundo!

Ver artigo completo →

Como Hackear uma Barba Ressecada
Como Hackear uma Barba Ressecada

por Samuel Tonin Julho 13, 2019 0 Comentários

Pra evitar uma barba ressecada a melhor solução o é usar óleo de barba. Mas tem épocas que, mesmo com todo o cuidado diário, ela teima em ficar mais seca que o normal.

E aí? O que fazer nesses dias?

Ver artigo completo →

Irmandade Sobre Duas Rodas
Irmandade Sobre Duas Rodas

por Samuel Tonin Julho 10, 2019 0 Comentários

Passei um dia com os Harley Dogs, um dos motoclubes aqui do Rio, pra saber como nasce uma irmandade assim e falar sobre as viagens, a busca pela sensação de liberdade, de paz e, claro, também sobre as nossas barbas. ;D}}

Assista ao video.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x