O melhor jeito de cuidar da barba crespa

por Samuel Tonin Abril 30, 2019

Existem diferentes tipos de barba. Aliás, cada barba é única, mas uma coisa é certa: elas não são iguais ao seu cabelo. Os fios normalmente são mais grossos e até o formato é outro.

É muito mais comum - e natural - ter barba crespa. E isso é uma característica própria dela, não um defeito que precisa ser combatido.

Essa diferença acontece por causa do formato dos fios.

Estrutura do fio da barbaNormalmente os cabelos mais lisos têm um formato mais cilíndrico. Já os pelos da barba - e de várias outras partes do seu corpo - têm um formato mais achatado. Isso faz com que eles fiquem mais encaracolados.

Estes fios também costumam ser mais grossos que o cabelo e tendem a ficar ressecados.

Então se você tem fios crespos na barba, o lance é tratar bem deles e aqui vão alguns cuidados que não podem faltar:


Aparar as pontas

Quando você deixa a barba crescer logo, logo já percebe alguns fios espetados pra fora, certo? Com fios crespos isso fica ainda mais evidente.

Pelo menos uma vez por semana, com cuidado e uma boa tesoura, apare esses pelos que crescem mais rápido pra manter um visual mais alinhado.

Barba crespa tem uma grande vantagem que é de aparentar ser mais volumosa. Se bem aparada é mais fácil ainda deixar no formato e no estilo que você quer.


Hidratar

Isso vale pra todo tipo de barba, das mais lisas às mais enroladas: usar bons produtos específicos pra barba faz toda diferença.

Hidratar a barba com óleo de barba

Shampoo de barba e condicionador de barba são de lei pra quem tem barba crespa. Além de hidratar mais que produtos convencionais de cabelo, eles não agridem nem ressecam a pele do rosto.

Pra completar, é só hidratar a barba todos os dias com algumas gotas de óleo de barba. Não tem erro.


Pentear e Escovar

Em uma barba mais crespa o ideal é usar um pente com dentes maiores e mais espaço entre eles. É bom pentear depois de hidratar porque assim o pente vai deslizar mais fácil, desembaraçar os fios sem arrebentá-los e ainda ajuda a espalhar melhor o óleo.

Se quiser dar uma controlada no volume e deixar a barba mais alinhada, é uma boa usar uma escova logo em seguida.

Eu tenho feito o seguinte na minha: penteio, passo um pouco de modelador de barba - que tem um fator de fixação regulado pra segurar aqueles fios mais rebeldes mas com um aspecto mais natural, sem deixá-los duros, e aí sim passo a escova de leve nas laterais várias vezes. Essa repetição no movimento da escova faz uma diferença.

Essa técnica de usar o modelador por último é ótima pra deixar os fios mais controlados quando a barba já está precisando de uma visita ao barbeiro. ;D}}


Alisar ou não alisar?

Barba crespa é natural. Pessoalmente não vejo motivo pra mudar o formato dos fios da barba e por isso não alisaria.

Por isso falei com o parceiro Gustavo Ornellas, barbeiro chefe da rede Marquinhos Barbershop e sócio da Zero Quatro Barbearia pra entender melhor a respeito.

Gustavo Ornellas

Segundo o Ornellas, o alisamento químico não é nem um pouco recomendado.

O que esse tipo de alisamento faz é quebrar a estrutura do cabelo pra que ele fique mais liso. Só que assim ele fica muito mais frágil e quebradiço.

No rosto é pior ainda, já que os pelos da barba já têm uma estrutura mais frágil que a do cabelo e essa química toda ainda pode ressecar sua pele.

Além disso sua barba pode parecer bem mais rala com alisamento. O que dá a impressão de uma barba mais cheia é justamente essa vantagem que ela tem de ser mais crespa.

"Acontece muito de o cara alisar a barba e acabar precisando raspar porque ela parece tão rala que dá pra ver a pele do rosto embaixo."

Se sua barba é assimétrica ou tem um redemoinho, o melhor seria usar uma escova e um secador logo depois de passar um pouco de modelador de barba.

Assim você não alisa, mas alinha melhor os fios e controla a barba mais rebelde.


Alisadores elétricos?

"E esses aparelhos elétricos de alisar a barba? Funcionam?" - impressionante como tem barbudo que já me perguntou sobre isso. Realmente tem aparecido muitos anúncios de aparelhos assim na internet. Eu vejo vários por dia. 

E, cara, não conheço quem tivesse usado e gostado. Eu nunca usaria. 

O amigo Ale Arrais, do canal Barbalhada testou um desses e o resultado não foi nada bom. Acredito que alinhar os fios com escova acaba sendo muito mais eficaz, seguro e barato.

Também fico com um pé atrás com o fato de você estar usando uma chapinha quente no rosto. Se não é legal nem pro cabelo, imagina pra barba!

 

Tem mais dicas bacanas de como cuida da sua barba crespa? Divide com a gente aqui nos comentários. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul
Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul

por Franklin Costa Julho 17, 2019 0 Comentários

O lado asiático de Istambul é uma região onde poucos turistas se aventuram. E foi por lá, em meio a cafés, mercados de rua e chás turcos que fui conhecer como é a dar um trato na barba em uma barbearia local. Mais uma barbearia pelo mundo!

Ver artigo completo →

Como Hackear uma Barba Ressecada
Como Hackear uma Barba Ressecada

por Samuel Tonin Julho 13, 2019 0 Comentários

Pra evitar uma barba ressecada a melhor solução o é usar óleo de barba. Mas tem épocas que, mesmo com todo o cuidado diário, ela teima em ficar mais seca que o normal.

E aí? O que fazer nesses dias?

Ver artigo completo →

Irmandade Sobre Duas Rodas
Irmandade Sobre Duas Rodas

por Samuel Tonin Julho 10, 2019 0 Comentários

Passei um dia com os Harley Dogs, um dos motoclubes aqui do Rio, pra saber como nasce uma irmandade assim e falar sobre as viagens, a busca pela sensação de liberdade, de paz e, claro, também sobre as nossas barbas. ;D}}

Assista ao video.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x