O melhor jeito de acabar com a barba espetada

por Samuel Tonin agosto 14, 2019 0 Comentários

Lembro que quando deixei a minha barba crescer a primeira vez, o que mais incomodava eram aqueles fios que ficavam apontando pra fora. E tô certo que isso já aconteceu com você também.

Mas quando a gente entende porque a barba fica rebelde, resolver fica muito fácil.

Inscreva-se no canal:


POR QUE A BARBA FICA ESPETADA?

Cada pelo da barba cresce numa velocidade diferente. Então é comum que alguns mais apressadinhos apareçam apontando pra fora.

Barba rebelde

Outro grande motivo de toda barba ser meio rebelde é a falta de hidratação.

Sua pele ou seu cabelo podem até ser oleosos, mas os fios mais grossos da sua barba vão sempre ressecar com mais facilidade.

Se você mantiver a barba macia, vai ser bem mais fácil controlar e modelar do jeito que você quer.

Aqui vão algumas dicas pra domar sua barba rebelde:


APARE COM FREQUÊNCIA

Mesmo que a sua intenção seja deixar a barba grande, não dá pra fugir da tesoura, meu amigo.

Eu costumo dar uma aparada toda semana, em casa mesmo, logo antes do banho.

Faço assim: primeiro eu penteio bem com um pente de madeira pra alinhar os fios da barba. Assim fica fácil ver quais estão apontando pra fora.

Depois, com cuidado e sem exagero, eu vou com a tesoura aparando aqueles que estão espetados. É um jeito simples de manter o visual até o dia de ir ao barbeiro de novo.

Homem aparando a barba

Se você não se sente confiante pra encarar a tesoura na frente do espelho, deixe esse trabalho pro seu barbeiro. Converse com ele quando for cortar o cabelo e pegue umas dicas pra treinar em casa.

Cada barba é única e ele vai poder dar uns toques específicos pra sua. Além disso, nada substitui o olhar de quem está de fora.


HIDRATE TODO DIA

Regra número 1 de todo barbudo que preza por sua barba: use produtos específicos pra ela.

Nada de shampoo e condicionador de cabelo. Produtos que podem ser muito bons pro seu cabelo ressecam a pele rosto e deixam a barba ainda mais seca.

Barbudo lavando a barba

O shampoo de barba pode e deve ser usado todos os dias. Eu uso como um sabonete facial no rosto todo e não só na barba. Uma pele bem cuidada é a base de uma barba mais macia.

Já um condicionador de barba sela as escamas dos fios e isso faz com que eles fiquem naturalmente mais alinhados e com o volume mais controlado.

De barba limpa, é hora de hidratar com balm ou óleo de barba. Se a sua barba é como a minha - extremamente ressecada - pode ser uma boa ideia usar logo os dois juntos.

Barbudo usando óleo de barba

Eu costumo usar o balm primeiro que é absorvido pela pele e os fios bem rápido e depois umas gotas de óleo pra dar aquela turbinada na hidratação e criar uma película em torno dos fios que protege contra o ressecamento.


POR ÚLTIMO O MODELADOR

Tem alguns tipos de balm modelador no mercado. Muitos deles são feitos a base de manteigas e controlam o volume deixando os fios mais pesados.

Quando fomos criar o modelador de barba aqui na Sobrebarba, a gente procurou desenvolver um diferente, que tivesse uma textura mais leve e não oleosa.

modelador_lemon-drop

Ele funciona como um finalizador mesmo. Você só precisa passar um pouco na ponta dos dedos e depois aplicar na barba como se estivesse acariciando os fios de cima pra baixo.

A dica é fazer esse movimento algumas vezes. A cada passada de mão o volume vai ficando mais controlado até chegar ao ponto que você quer, com um aspecto mais natural sem engordurar ou deixar os fios duros.

Fazer esse movimento com uma escova também é excelente pra alinhar os fios enquanto modela.


ASSUMA A BARBA CRESPA

Ter uma barba mais alinhada e controlada não significa que ela precisa ser lisa. Na verdade, a maioria dos homens tem uma barba mais crespa que o cabelo e isso é totalmente normal e esperado.

Aqui tem um post com dicas de como cuidar da barba crespa.

Isso acontece porque o próprio formato dos pelos da barba é diferente do cabelo. Ele é mais achatado enquanto o cabelo é mais cilíndrico e isso faz com que ele seja menos liso ou enrole com mais facilidade.

É o que, inclusive, ajuda a sua barba ter mais volume e manter o formato.

Formato dos fios

Usar produtos químicos, chapinhas ou aquelas escovas elétricas pra tentar alisar os fios da barba, além de não ser muito bom pros fios o resultado pode não ficar muito natural.

E você? Tem mais alguma dica sobre manter a barba mais alinhada? Conta aqui nos comentários 👇:


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Transformando uma Barba Lenhador em um Beardstache
Transformando uma Barba Lenhador em um Beardstache

por Samuel Tonin abril 27, 2021 0 Comentários

Finalmente chegou o dia de aparar a barba e mandar ver num Beardstache: aquele estilo de barba bem curtinha com o bigodão mais evidente. Pega essas dicas aqui.

Ver artigo completo →

A Grande Diferença entre as Barbas Banholz e Old Duch
A Grande Diferença entre as Barbas Banholz e Old Duch

por Samuel Tonin abril 21, 2021 0 Comentários

Seguindo a série de posts sobre estilos de barba, chegou a vez da Bandholz e Old Duch: o que são esses estilos, de onde eles surgiram e o que você precisa fazer pra deixar a barba assim.

Ver artigo completo →

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →