O Desafio de Criar o Novo Aroma de Café

por Samuel Tonin maio 09, 2019

Um dos lançamentos mais esperados - e pedidos! - por quem já usa Sobrebarba é uma nova linha com aroma de café. E tem um tempo que venho trabalhando nisso.

Uma porque é assim que a Sobrebarba funciona: cria tudo junto com os clientes, da ideia aos testes finais.

E outra porque eu sou viciado em café. Quem acompanha a Sobrebarba nos stories sabe o quanto. ;)

Mas é aí que está a grande dificuldade: como atender a uma expectativa tão alta, tanto minha quanto de tantos outros barbudos esperam ansiosamente esse lançamento?

Vou te contar um pouco do processo e certamente você vai poder ajudar bastante nessa empreitada.


Memória Olfativa

Todos os aromas Sobrebarba lançados até agora seguem uma regra básica: devem ser naturais, suaves, que não pareçam um perfume.

Eles devem trazer uma sensação gostosa na hora de usar e remeter a um momento de contato com a natureza.

Aromas Herbal, Amadeirado e Cítrico

Por isso o Jungle Boogie usa óleos essenciais que lembram o cheiro de mato, o Light my Fire traz aquela sensação aconchegante do cheiro de lenha e o Lemon Drop tem um toque refrescante e cítrico de um pé de limão siciliano que cresce ao lado de um pé de manjericão.

E também é por isso que eles combinam tanto também entre si. Dá pra misturar de boa todos eles sem ficar estranho.

Passei minha infância em num sítio em Minas com esses aromas presentes e misturados o tempo todo.

Não é à toa que essas essências tragam uma memória olfativa tão boa na hora de cuidar da barba. Outra boa memória olfativa que vem dessa época na roça é do café.


O Desafio do café

Café sempre foi um cheiro muito presente. É uma lembrança que todos temos, geralmente de momentos de prazer, de encontro com amigos.

Café na manhã

Mesmo quem não curte beber café não pode negar que é um aroma bem acolhedor por tudo que envolve o ato de fazer ou tomar um bom café.

E é aí que está o grande desafio em transpor essa sensação para um produto cosmético, ainda mais pra ser usado na barba, tão próximo ao nariz.

A gente precisa chegar num equilíbrio perfeito entre a sensação que todos esperam do café sem parecer que você está com a barba ou o rosto molhado por essa bebida.


O processo de criação

As primeiras amostras de essências de café que recebemos aqui no QG não tiveram muito sucesso. Normal. É um processo que leva tempo e muitos ajustes.

Amostras de aroma de café

Destas amostras acima, algumas tinham um cheiro muito adocicado, já outras não traziam aquela lembrança agradável que o cheiro poderia ter. 

Já fizemos 3 ajustes até agora e acredito que, aos poucos, vamos chegando lá.

Isso só está sendo possível com a participação de toda a comunidade que usa e acompanha a Sobrebarba. Pra isso fiz uma pesquisa para entender melhor quais as suas expectativas e guiar essa reta final.

Mais de 560 barbudos já responderam. \o/


A pesquisa

Até agora a grande maioria prefere um aroma que remeta a café torrado, aquele que a gente sente quando abre uma embalagem de café.

Resultado parcial da pesquisa - 1

Os perfumistas que estão trabalhando com a gente nessa criação sugeriram usar o café como uma base do aroma, e integrá-lo a outros cheiros secundários que combinem com ele pra tirar a sensação de café puro derramado na barba.

Resultado parcial da pesquisa 2

Os aromas que a galera mais acha que têm a ver são madeira e canela.

Apesar da pesquisa não ter trazido o tabaco ou couro como opções mais votadas, ainda acho que poderiam dar um bom resultado. Vou pedir pra casa de essências fazer pelo menos uma opção pra podermos comparar. Você vai poder ajudar a nessa escolha numa próxima etapa.

Outro ponto que a pesquisa levantou é que, para a maioria, o aroma não deve ser adocicado. Concordo 100%.

Tem também uma pergunta aberta sobre suas expectativas com relação ao aroma de café. É daí que estão vindo grandes ideias que vão ajudar muito na criação.

Aqui estão só alguns dos mais de 500 comentários até agora:

"Espero um aroma sutil de café verde e um tom leve de torrado. Pra mim, não gostaria de um aroma forte de café muito menos adocicado, pois aparenta barba suja de café e fica enjoativo."

"Ele não pode ficar muito artificial, tem que ser o aroma bem característico do café, aquele que a gente tanto ama sentir na preparação."

"O aroma do café na minha percepção deve remeter a lembrança da preparação de um café moído na hora em uma fazenda. Um cheiro marcante mas que não fique forte ao ponto das pessoas próximas sentirem cheiro de café intenso. Por isso eu acho legal a ideia de misturar notas de café com madeira"

"Tem que lembrar uma xícara de café em uma floresta de pinheiros numa cabana."

"Ele deve ter o aroma parecido com o da torra do café."


Manual de instruções

Estamos usando todas as respostas como um manual de instruções para os perfumistas fazerem os ajustes. E ainda dá tempo de você responder e ajudar nessa.

Clica aqui pra responder a pesquisa e dar sua opinião.


Qual você gosta?

Uma coisa que acabei não perguntando na pesquisa mas queria saber de você é: tem algum produto com aroma de café que você já goste e considera uma boa referência?

Me diz aqui nos comentários!

E fica ligado que vou contando tudo assim que tiver mais novidades. Certamente quando a gente chegar a uma opção bacana vamos fazer um esquema pra você poder ajudar nos testes.

Agora dá licença que vou ali tomar mais um cafezim. ;D}}

 





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

7 Tipos de Bigode | Veja Quais Combinam Mais com Você
7 Tipos de Bigode | Veja Quais Combinam Mais com Você

por Samuel Tonin janeiro 27, 2020 0 Comentários

O bigode tá com tudo. E o bom é que tem muito jeito diferente de você deixar o bigodão. Mas qual diferença entre cada estilo? E qual combina mais com o seu formato de rosto?

Descubra aqui.

Ver artigo completo →

Transformação de uma Barba Lenhador para Ducktail
Transformação de uma Barba Lenhador para Ducktail

por Samuel Tonin janeiro 23, 2020 0 Comentários

Acompanhe uma transformação total: de uma barba lenhador para uma barba Duck Tale, combinando com um corte de cabelo argentino - moicano com degradê dos lados e mais marcado na parte de trás.

Ver artigo completo →

Como Cuidar de Uma Barba Falhada | Estilos Que Combinam Com Você
Como Cuidar de Uma Barba Falhada | Estilos Que Combinam Com Você

por Samuel Tonin janeiro 20, 2020 0 Comentários

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior.

Aqui vão algumas dicas de como cuidar melhor da sua barba com falhas.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x