por Samuel Tonin dezembro 23, 2019 0 Comentários
Cara, você já foi numa barbearia e o barbeiro errou feio na hora de aparar a sua barba? Cortou demais ou ficou de um jeito que você não queria?
Pois é. Todo barbudo já passou por isso de alguma forma. Mas tem algumas coisas que você pode falar com ele pra evitar que isso aconteça.
Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:
Muitos bons barbeiros conversam bastante com o cliente antes de começar o trabalho pra entender o que ele gosta e como ele quer. Mas você pode encontrar algum que não tem esse costume e ele pode fazer o que ele considera melhor.
O problema é que nem sempre o que o barbeiro acha o mais adequado é aquilo que você espera.
Por isso, puxe você a conversa com seu barbeiro antes de sentar na cadeira.
Dê um contexto pra ele: você tá deixando a barba crescer? Ou tá querendo manter ela do mesmo tamanho? Qual é esse tamanho? Faz tempo que você cortou a última vez? Quanto tempo? Você gosta da barba num formato mais arredondado? Mais pontuda?
Esse tipo de troca é material pra ele trabalhar melhor.
Um clássico do "erro do barbeiro" é ele raspar demais o bigode. Se você tá deixando seu bigode crescer, fala isso pro barbeiro.
Muitos homens que vão a barbearia não estão querendo um bigodão pra fazer o handlebar. Eles querem só uma limpeza e evitar que os fios entrem na boca.
Assim o barbeiro pode assumir que você está junto com a maioria dos clientes dele que querem só uma limpeza na região a boca.
Se a sua intenção é deixar o bigode crescer, fale com todas as letras pra ele e peça para não tirar o comprimento dos fios.
Aqui tem um post em que falo especialmente sobre esse processo de deixar o bigode maior e como tratar disso com o barbeiro.
Eu curto deixar essa região aqui lateral mais alta e bem natural, sem ficar marcada ou muito desenhada. Mas tem muita gente que curte uma barba desenhada.
Pra não correr o risco, levante esse ponto também com o barbeiro. Já aconteceu muito de eu fazer a barba com um barbeiro que, por padrão, deixa a barba mais marcada. Por isso é sempre bom enfatizar.
Geralmente o barbeiro pergunta isso mas pode ser que ele tenha lá a técnica dele de sempre escanhoar. que é passar a lâmina no sentido contrário dos fios pra deixar uma pele mais lisinha.
O problema é que se você costuma ter pelo encravado com facilidade ou a pele costuma se irritar, escanhoar é um problemão.
Então avise o cara pra não fazer isso de jeito nenhum. Ou usar uma maquininha shaver no lugar depois de passar a navalha no sentido dos fios.
Tá com a barba legal e quer manter ela assim? Tire uma boa foto de frente e de perfil e guarde elas no celular.
Essa é uma ótima maneira de mostrar para um barbeiro novo como você gosta e o que você espera.
Mostre os detalhes, se possível comente mostrando na foto como você não quer que fique também, conte algum caso de um corte que não ficou legal pra ele já ficar ligado e evitar repetir isso em você.
Nem sempre um novo barbeiro vai acertar de primeira como você gosta. E trocar a cada pequeno erro pode só atrasar encontrar o profissional certo pra você.
Não ficou legal ou do jeito que você queria? Respira fundo e fala na boa com ele o que gostou e não gostou. E volte a cortar com ele de novo mais uma ou duas vezes pra ir ajustando.
Dê essa chance pro barbeiro te conhecer melhor antes de sair trocando.
E se não rolar mesmo dele acertar, mude. Mas sem sofrer! Uma outra coisa que aprendi nesses anos de manutenção da minha barba é não levá-la tão a sério.
É só barba e ela cresce de novo. ;D}}
Mas e você? Tem alguma dica de como você lida com seu barbeiro pra ele acertar? Como você faz? Conta aí no comentário.
^
Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.
por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários
por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários
por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários
Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.
Rua das Laranjeiras, 390 - Casa 10
Rio de Janeiro/RJ 22240-006
CNPJ: 20.010.307/0001-80
Sign up to get the latest on sales, new releases and more…
© 2022 Sobrebarba. 🔐Site Seguro. Website template by Shopify