Manutenção de uma Barba Lenhador em Casa

por Samuel Tonin outubro 19, 2020 0 Comentários

Como é que faz pra cuidar de uma barba grande, estilo lenhador, qual é aquela rotina simples quer você tem que ter no dia-a-dia, quando e como aparar em casa e quais produtos é legal ter sempre à mão?

A barba lenhador é uma barba mais longa e cheia na região do queixo. Ela pode ter um formato mais redondo, mais natural ou quadrado, com ângulos mais retos.

Diferente de uma espartana que você precisa manter o queixo mais pontudo, a barba lenhador é relativamente simples de cultivar já que ela segue o formato natural do seu rosto.

Só que depois de grande, a manutenção de uma barba lenhador é mais frequente e pede um pouco mais de atenção.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


QUANDO APARAR

Eu percebo que a minha barba está precisando de uma manutenção quando a lateral fica mais volumosa e vários pelos ficam mais visíveis, pra fora.

Também percebo pela linha da costeleta. Como costumo raspar a cabeça e fazer um degradê na barba, em pouco mais de uma semana essa linha fica mais evidente. Aí é hora de pegar sua maquininha no fundo da gaveta e aparar.


O TAMANHO IDEAL DO PENTE

Máquina de aparar a barba

Marcas e modelos diferentes de máquina podem ter algumas variações na numeração dos pentes.

Por isso, em vez de dizer aqui pra você qual pente você deve usar, vou dar essa dica: comece pelo mais alto. Aquele que você acha que vai tirar muito pouco ou quase nada da sua barba.

A partir dele vá diminuindo um a um até chegar na numeração que você considera ideal. Assim você descobre o melhor pente pra você usando o equipamento que você já tem.


TIRANDO O VOLUME DAS LATERAIS DA BARBA

A ideia aqui é tirar apenas o volume lateral e não diminuir o comprimento da barba.

Por isso é importante ficar atento pra não pressionar com força a máquina na lateral do rosto. Desça devagar e tentando manter uma linha reta, sem curvar no final pra não entrar por baixo do maxilar.


SOBREVOAR NA MÁQUINA ZERO

Sobrevoando os pelos da barba

Depois tirar o volume lateral, eu eu gosto de remover o pente da máquina e, na zero, sobrevoar os fios maiores pra dar um visual mais compacto à barba.

Aqui pede um pouco mais de prática e mão firme. E se a sua intenção é realmente aprender e ficar craque em aparar sozinho, pede também um pouco de desapego. 

Eu mesmo já errei muito nas primeiras vezes tirando mais do que gostaria. Então lembre-se que é só barba e ela cresce de junto com seu aprendizado. 

Dica: você pode pentear a barba antes para que os fios maiores saltem para fora e fiquem mais fáceis de ver.

E aí vem a rotina que você pode manter no dia-a-dia com 3 passos: limpeza, hidratação e controle.


01. LIMPEZA

Homem Lavando a Barba

Uma barba lenhador, por ser grande, é também mais seca, mesmo em quem tem pele oleosa. Então no banho, use shampoo e condicionador de barba.

Por serem feitos especialmente para a pele do rosto e para os pelos mais grossos da barba, eles podem ser usados todo dia e até quando você lavar o rosto na pia.


2. HIDRATAÇÃO

Depois da limpeza vem a hidratação. Depois de enxugar o rosto, use o Balm de Barba pra hidratar os pelos da barba e também a pele embaixo dela.

Gosto de fazer isso com a barba ainda levemente úmida.

Óleo de Barba

Pra quem tem a barba mais ressecada, a boa é usar óleo de barba logo em seguida.

O óleo, além de hidratar, cria um filme protetor em torno dos fios mais secos da barba lenhador e os protege contra o ressecamento ao longo do dia.

Se ainda tiver dúvidas sobre o uso de Balm ou Óleo em sua barba, aqui tem um post em que trato especificamente deste assunto


3. CONTROLE

Depois de lavar e hidratar, é a hora de controlar.

E pra isso o Modelador de Barba é perfeito. Eu uso quase todo dia porque mesmo uma barba bem aparada, você sabe, pode amanhecer fora de controle.

O legal do modelador é que você pode usar tanto pra diminuir quanto pra aumentar o volume.

Se você quiser uma barba mais comportada, aplique o modelador no sentido dos fios passando as mãos pressionando a barba contra o rosto repetidas vezes. 

Você vai ver que a cada passada de mão a barba fica mais controlada até chegar ao ponto que você quer.

Agora, se você quer dar mais volume, aplique o modelador levantando os fios, passando as mãos de baixo para cima. Depois é só pentear leve e superficialmente, baixando os fios de volta. 


DICAS PRO BIGODÃO

O que não pode falta: Cera de Bigode pra quem mantém o bigodão.

Dica pra não errar: raspe uma quantidade pequena de cera com a superfície da unha e aqueça entre os dedos.

Depois aplique no bigode botando os dois dedões na parte de baixo, sustentando o bigode. E com o indicador espalhe a cera puxando os fios pra baixo e pros lados ao mesmo tempo.

Bigode

Faz isso por um tempo e tá aí: um bigode natural sem entrar pelo na boca.

Pra quem usa pente a dica é segurar seu pente na horizontal e puxar para os lados. Assim você alinha os fios também na horizontal e fica mais fácil afastá-los dos lábios

Penteando o bigode

 

E essa é a minha rotina. Espero que as dicas sejam úteis pra você.

Se você tem também dicas pra dividir com a gente, eu quero saber. Comenta aí como você cuida da sua barba grande em casa!


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →