Jeitos Diferentes de Usar Produtos Para Barba

por Samuel Tonin fevereiro 09, 2020 0 Comentários

Se você tá deixando a barba crescer ou cuidando dela todos os dias, deve ter percebido como isso muda a sua rotina.

O shampoo de barba (e o condicionador) passam a estar sempre ali no chuveiro assim como o um balm ou óleo pra hidratar estão a postos pra depois que a gente sai do banho.

O bacana é que, com o tempo, a gente vai inventando novos usos para alguns produtos e isso acaba entrando pra rotina diária sem perceber.

E aqui tem mais alguns usos de produtos pra barba diferentes do que vem escrito no Modo de Usar:

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


CO-WASH

O co-wash nada mais é que "lavar" a barba só com o condicionador de barba. Botei entre aspas o lavar porque o condicionador de barba não tem essa função.

O que ele faz é selar as escamas dos fios deixando-os mais macios e, por isso, deve normalmente ser usado depois do shampoo.

Condicionador de Barba no Banho

Mas se sua barba é muito seca, naquele dia em que você não entrou em contato com sujeira, poluição, fumaça e ela estiver relativamente limpa, vale experimentar usar só o condicionador.

Nesse caso aplique logo no início do banho e deixe o condicionador ali agindo e enxágue por último.

Lembrando que essa técnica não é pra ser usada todo dia.

O uso do shampoo de barba é importante pra limpeza diária. Use o co-wash como um recurso extra para aqueles dias em que a barba está limpa e ainda seca demais.


ÓLEO NO CONDICIONADOR

Outro tratamento de S.O.S. pra recuperar uma barba que já está muito ressecada é levar o vidrinho de óleo de barba pro chuveiro.

Na hora de usar o condicionador, pingue umas 3 gotas de óleo junto na mão, misture e passe na barba. O óleo, junto do condicionador, vai agir como um hidratante enquanto o condicionador fecha as escamas dos fios e deixa uma sensação de mais maciez.

Se a sua barba é muito seca ou tá precisando de um trato, você pode fazer isso uma vez por semana.

Na real o óleo de barba é um dos mais versáteis. Tem barbeiros que curtem usar o óleo de barba junto com o modelador, bem no final do serviço. Assim ele alinha os fios, segura os pelos no lugar e dá um brilho final.


DA BARBA PRO CABELO

Sabe quando você acaba de passar o óleo ou balm na barba e sobra um pouquinho na mão?

No início eu usava a toalha de rosto pra limpar. Só que meu cabelo tem as pontas bem secas, então experimentei "limpar" as mãos direto no cabelo, principalmente nas pontas.

E que diferença! Agora não faço mais de outro jeito e ficou um movimento automático da barba para os cabelos. Menos tempo na frente do espelho e cabelo mais hidratado junto com a barba.

Ah, isso vale também pra quem usa modelador de barba e tem o cabelo que fica caindo na testa e não tem costume de usar pomada pra cabelo. Aquele finalzinho do modelador na ponta dos dedos já é o suficiente pra dar um toque final na juba.


ESFOLIANTE, GEL DE BARBEAR E BALM NA CARECA

Essa é pros barbudos carecas. E foram alguns deles que me ensinaram isso: o couro cabeludo costuma ser bem oleoso então na hora de lavar a cabeça, umas duas vezes por semana use o esfoliante de rosto na careca.

Careca Barbudo

Ele ajuda muito a evitar cravos, espinhas e aqueles cabelinho que encravam.

E quem raspa a cabeça com lâmina, o gel de barbear é perfeito porque como ele é transparente e sem espuma você vê exatamente as áreas da cabeça que ainda precisam ser raspadas.

E pra fechar, balm de barba pra ajudar na cicatrização e dar aquela refrescada na cabeça.

E você? Tem algum uso diferente que você dá pros seus produtos pra barba? Conta aí nos comentários! Quero saber como você usa.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →