Imposto Sobre Barbas? Sim, ele já existiu.

por Samuel Tonin janeiro 13, 2020 0 Comentários

Na história da humanidade a barba já foi considerada sinal de força, de virilidade, de sabedoria, de riqueza...

E quem pensa que a barba tá na moda HOJE, ela já chegou a ser tão popular que até serviu como pretexto pra arrecadação de impostos.


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

O primeiro a ter uma ideia maluca dessa foi o Henrique VIII na Inglaterra do século XVI.

Henrique XVIII

Os barbudos eram tributadas de acordo com sua posição social. Quanto maior o status do barbudo, mais ele tinha que pagar. O rei argumentava que desse jeito ele poderia redistribuir a riqueza pelos mais necessitados. Pelo menos isso, né?

O imposto não pegou direito. Durou alguns anos e logo foi engavetado. Quem voltou com a ideia na Inglaterra foi a filha do Henrique VIII, a Isabel I. Dessa vez todo mundo que tinha barba sem fazer por mais de duas semanas tinha que raspar ou seria tributado.

Mas o negócio do Imposto Sobre Barbas ficou feio mesmo uns anos depois no final do século XVII, na Rússia.


Enquanto isso na Rússia...

Na época o czar Pedro I, que também era conhecido como Pedro, o Grande, tava buscando maneiras de aproximar a Rússia feudal e a Europa Ocidental.

Pedro I

Tanto que ele foi o primeiro entre várias gerações dos czares russos a fazer uma viagem internacional pra trazer conhecimentos técnicos, militares, náuticos. A ideia dele era modernizar a sociedade russa.

Uma das maneiras de alcançar esse propósito era fazer com que aparência dos russos estivesse mais parecida com a dos europeus.

E aí em agosto de 1698, um dia depois que ele voltou dessa viagem, o Pedro I, que na época tinha 26 anos de idade, fez uma reunião com boiardos (aristocracia russa), e mandou trazer uma tesoura.

E aí no meio dessa reunião, ele mesmo cortou as barbas de alguns boiardes de famílias nobres.

 Cortando Barbas na Rússia

Todo mundo deve ter ficado chocado porque porque em várias culturas, inclusive na Rússia naquela época, cortar a barba era praticamente um pecado. Tinha até sacerdote que se negava a abençoar homem sem barba.

Isso era uma afronta tão grande ao estilo de vida russo que teve casos de nobres que chegaram a cometer suicídio depois de ter a barba cortada.

A moda que ele queria impor não pegava. As pessoas simplesmente não tiravam as próprias barbas. Era contra a cultura.

Foi então que no dia 5 de setembro de 1698, Pedro I instituiu o Imposto Sobre Barbas.

E pra garantir que o imposto estava sendo pago, ele criou uma "ficha da barba".

Ela era como um recibo de pagamento. Se você quisesse manter sua barba você precisava carregar uma ficha dessas que comprovava que o imposto estava pago e em dia.


A Ficha da Barba

Era uma moeda feita de prata ou cobre e tinha uma águia russa gravada em uma das faces. No outro lado, tinha o desenho de uma barba e bigode.

Imposto Sobre Barba

Essa ficha tinha duas inscrições: de um lado dizia “o imposto sobre a barba foi cobrado” e no outro “a barba é um fardo supérfluo”.


Punição aos barbudos

E barbudo rebelde que não tivesse essa "ficha" tinha a barba cortada em praça pública e ainda pagava uma multa pesada dependendo da sua posição social: 600 rublos por ano pra aristocratas, 100 rublos pra comerciantes e 30 rublos pros moradores de Moscou.

Camponeses eram isentos do imposto, mas tinham que pagar 1 centavo toda vez que entrassem na cidade.

Assim aos poucos a exigência de raspar a barba começou a pegar e a barba sumindo da cara dos russos.

Tem historiados que dizem que muitos homens mandavam fazer barbas postiças - usando os próprios fios das barbas originais - para usá-las ocasionalmente e matar saudade da própria barba grande.

Por fim, o imposto sobre as barbas foi abolido em 1772. E tomara que não volte nunca mais, né?


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana
Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana

por Samuel Tonin junho 08, 2021 0 Comentários

Aqui começa Crescendo do Zero, uma série acompanhando o crescimento de uma barba desde o início, com as dificuldades e os cuidados que você precisa ter em cada estágio. Capítulo 1: A Primeira Semana.

Ver artigo completo →

Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode
Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode

por Samuel Tonin junho 01, 2021 0 Comentários

Cultivar um bigode exige alguns cuidados um pouco diferentes de quando você está deixando a barba crescer. Se liga nestes erros comuns e como evitá-los na hora de aparar e cuidar do seu bigodão.

Ver artigo completo →

4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios
4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios

por Samuel Tonin maio 28, 2021 0 Comentários

No frio os pelos da sua barba e bigode ficam bem mais secos e quebradiços. Aqui tem 4 dicas fáceis pra você incorporar no dia-a-dia e manter a barba sempre macia e bem hidratada nos dias mais frios do ano.

Ver artigo completo →

Dia dos Namorados

Você tem
15% de desconto
no melhor presente que um barbudo pode ganhar.

Use o código MEUBARBUDO