E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Quem acompanha ou usa Sobrebarba já deve estar ligado no projeto de reflorestamento que a gente apoia desde o início, em que parte das vendas é revertida para o plantio de árvores e também para a neutralização de carbono que a gente emite.

Nos papos que geralmente rolam nos stories do Instagram @sobrebarba e também lá no nosso canal no YouTube de vez em quando surgem algumas dúvidas sobre o projeto. Então peguei algumas delas pra responder aqui e retomar esse papo com você.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


Como surgiu a ideia do reflorestamento?

A ideia do reflorestamento surgiu junto com a Sobrebarba. Talvez até um pouco antes, quando já tinha vontade de empreender mas não sabia ainda exatamente com o quê.

O que eu sabia é que esse negócio tomaria uma parte grande da minha vida então ele teria que ser totalmente alinhado com o que acredito.

Daí a ideia de criar produtos que fossem ecologicamente corretos e que tivesse esse retorno pra natureza de alguma forma.


Onde acontece o reflorestamento?

Ele acontece na Reserva do Uatumã, na área central da Amazônia. É uma área de 420 mil hectares que foi demarcada em 2004.

Nesta reserva existem oito comunidades que abrigam em torno de 40 famílias que estão no projeto.

E o reflorestamento é feito por estas famílias que vivem lá, capacitadas pelos parceiros do Idesam.

Seu Altemir na Reserva do Uatumã, na Amazônia

Cada árvore é catalogada, sua localização marcada com GPS e acompanhada por anos depois do plantio.


Tem projeto de preservação de outras plantas?

Sim! O trabalho que o Idesam faz com as comunidades da Reserva do Uatumã é de capacitação pra que eles possam plantar, além de árvores nativas, também árvores frutíferas e raizes em um sistema agroflorestal.

Berçário de Árvores

Assim eles podem tirar também o sustento para suas famílias e fazer a economia local girar.

Saiba mais sobre os sistemas agroflorestais aqui neste video.


"Quero ver trabalho de ONG no sertão do Nordeste. Aí não tem, né?"

As polêmicas envolvendo os incêndios florestais na Floresta Amazônica fizeram surgir nas redes sociais uma enxurrada informações falsas sobre os diversos temas que envolviam o assunto, principalmente pra desacreditar o trabalho feito por ONGs.

Daí vieram algumas perguntas também neste sentido. Teve um meme na internet compartilhado milhares de vezes que dizia que só o estado do Amazonas tinha 100 mil ONGs enquanto o Nordeste, zero.

Fake News Sobre ONGs na Amazonia

Pra responder fui atrás da informação correta. O blog Aos Fatos, que checa a veracidade de informações, levantou os números:

Nos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão), existiam na época 15.919 ONGs.

Já o Nordeste tinha 44.496 ONGs atuando lá. É a terceira região com o maior número de ONGs no Brasil.

Se considerar só as entidades que, segundo o IBGE, atuam nas áreas de meio ambiente e proteção animal, tem 38 no Amazonas enquanto no Nordeste são 169.

Vou deixar alguns links aqui onde é possível conferir os números mais atuais de ONGs pelo Brasil e suas áreas de atuação. 

Existem trabalhos sérios e muito bacanas acontecendo pelo Brasil todo e vale a pena conhecer. 

ONGs Brasil  |  Agência Sertão  |  IBGE

 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido
Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Cultivar uma barba pela primeira vez na adolescência não é tarefa fácil. Mas separei aqui alguns conselhos que podem ajudar (e que eu gostaria muito de ter ouvido quando era mais novo).

Ver artigo completo →

João Barba: o Guardião da Pesca Sustentável
João Barba: o Guardião da Pesca Sustentável

por Samuel Tonin março 24, 2021 0 Comentários

Conheça o barbudo João Gonçalves, ou "João Barba”. Ele é uma das lideranças locais do movimento de pesca sustentável em Canavieiras e atualmente presidente da Amex, a associação que reúne todos os pescadores que lutam por manter viva a reserva.

Ver artigo completo →