Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol - Sobrebarba

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural.

Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

E não é que pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália (um país tão ensolarado quanto o Brasil), bolaram um jeito de medir isso?

Pra descobrir o nível de proteção solar da barba, eles equiparam cabeças de manequim com dispositivos que medem a radiação UV.

Uma delas tinha uma barba longa, outro tinha uma barba relativamente curta, e um terceiro manequim estava com o rosto liso.

Essa aqui é a tabela com o tamanho de cada barba usada nos manequins do estudo:

Tabela 1: Tamanho dos pelos da barba em cada região do rosto

O passo seguinte foi botar estas cabeças em um dispositivo que as girasse para que todas elas tivessem a mesma quantidade de incidência do sol.

Então começaram a medir, de hora em hora, a exposição aos raios UV. Quando os dados foram finalmente coletados, eles descobriram que o fator de proteção solar (FPS) fornecido pela barba varia entre 2 e 21. Essa variação acontece por conta do ângulo em que o sol incide no rosto e o tamanho da barba (o estudo usa como base o ângulo do Zênite solar).

Se você quiser ver mais detalhes técnicos sobre o estudo, aqui tem o relatório completo (PDF em inglês).
 

Níveis de exposição aos raios UV (%)

Segundo o estudo, o nível de exposição aos raios UV do sol é maior em rostos sem barba, tendo uma queda considerável quando se tem barba, mesmo que curta.

Níveis de exposição aos raios UV (%)

Mesmo barbudo, cuidado com o sol forte

Na média, quanto mais longa a barba, maior a proteção. Porém, os pesquisadores perceberam que com o sol incidindo com mais intensidade, como no meio da tarde, a barba não chega a ser um protetor tão eficaz e a diferença de proteção entre uma barba longa e mais curta diminui.

Por isso, mesmo com essa proteção natural crescendo no seu rosto, nunca deixe de usar protetor solar. E evite sempre o período de sol mais forte.

E pra saber mais sobre como cuidar da barba durante os dias mais quentes do ano, clique aqui.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.
Meu maior presente de Natal também é seu. Obrigado.

por Samuel Tonin Dezembro 10, 2017 0 Comentários

Copaíba, Pau Rosa, Castanha do Pará, Bananeira, Cacau. Estas são algumas das nossas árvores de Natal que tantos barbudos nos ajudaram a plantar ao longo do ano.

Juntos estamos ajudando as comunidades da reserva do Uatumã, na Amazônia, a tirar o seu sustento e a fazer a economia local girar através do reflorestamento.

Ver artigo completo →

Um guia para barbudos de primeira viagem
Um guia para barbudos de primeira viagem

por Samuel Tonin Dezembro 04, 2017 0 Comentários

Cultivar uma barba é um compromisso que demanda dedicação e uma boa dose de paciência, principalmente pra passar das primeiras semanas que é quando podem surgir alguns dos obstáculos mais comuns como irritação, coceira e pelos encravados.

E aqui tem alguns cuidados essenciais que são uma mão na roda para a maioria dos casos.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →