Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?

por Samuel Tonin Novembro 18, 2019

Tem jeito certo de pentear? Qual o melhor modelo de pente pra cada tipo de barba? E qual a diferença entre usar um pente ou uma escova?

São dúvidas que a princípio parecem muito triviais. Afinal não tem muito mistério sobre como pentear o cabelo. Mas tem sim algumas diferenças na hora de escolher entre uma escova ou entre modelos diferentes de pentes. Vamos lá!


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 


VANTAGENS DE UMA ESCOVA

Hidratação: Uma das grandes vantagens da escova é que ela ajuda a manter sua barba condicionada.

Os pelos naturais de javali são mais firmes e alcançam melhor desde os fios superficiais até os mais próximos da sua pele.

Por isso a escova é um excelente modo de distribuir melhor o balm ou o óleo para barba de maneira mais uniforme e por toda a extensão dos fios.

Escova de Barba


Limpeza: Ela também é muito útil na limpeza. Ao longo do dia é muito comum a barba ficar mais suja, principalmente depois de comer ou com poeira que se acumula entre os pelos.

Dar uma escovada de vez em quando é ótimo pra dar aquele trato rápido entre uma lavada e outra com shampoo para barba.

Controle: E além disso tudo a escova também é boa para "treinar" os fios da sua barba a crescerem no sentido que você quer.

Sabe aquela área da barba que teima em crescer no sentido oposto ou aqueles pelos que amanhecem sempre apontando pros lados ou pra fora? Escova neles!

Volume: Pra controlar melhor o volume a dica é usar um pouquinho de modelador de barba na área que você quer controlar e escove suavemente com movimentos repetidos. Bastam algumas escovadas pra barba ficar no lugar.

Circulação: As cerdas mais firmes massageiam o rosto (e o couro cabeludo) e melhoram a circulação sanguínea.

Isso é importante pra irrigar melhor os folículos levando mais nutrientes até eles. Assim a barba cresce mais forte e saudável.


VANTAGENS DO PENTE

Primeiro evite pentes de plástico. Normalmente a barba é bem mais seca e desgrenhada que o cabelo, e o atrito com o plástico aumenta a carga eletrostática dificultando o controle do volume.

Pentes de Madeira

Por isso uma boa alternativa são os pentes de madeira. A madeira não gera eletrostática e assim não arrepia ainda mais os fios.


Alinhamento: À medida em que sua barba vai ficando maior é mais comum os pelos ficarem embaraçados. Isso porque eles são naturalmente mais grossos e também mais achatados que os fios do seu cabelo, por isso eles costumam também ser menos lisos ou mais encaracolados.

O pente é ideal para desembaraçar. Uma dica é usá-lo quando a barba ainda estiver úmida, logo depois do banho ou logo depois de usar umas gotas de óleo na barba.

Assim como a escova o pente também ajuda a distribuir melhor o óleo na barba enquanto desembaraça e alinha os fios.

Estilo: Com o pente você tem mais controle na hora de deixar a barba no seu estilo, como separar bem os fios do bigode para os lados. Ele também evita eletrostática e diminui consideravelmente o frizz.

Controle: Uma ferramenta essencial na hora de aparar a barba em casa. Você pode usar o pente pra separar melhor aqueles fios que crescem mais rápido e ficam apontando pra fora. Assim fica mais fácil cortar essas pontas sem causar um acidente e aparar demais.

Portabilidade: É muito mais fácil carregar um pente no bolso do que uma escova. Por isso é bom ter sempre um à mão pra alinhar a barba sempre que precisar.

Vício: Sabe aquele vício de ficar passando a mão na barba? Não conheço um barbudo que não tenha! Só que ele é um perigo.

Passar muito as mãos e afagar a barba, além de arrancar fios e levar sujeira e oleosidade das mãos, também causa atrito e isso danifica os pelos gerando pontas duplas.

Pentes de Madeira

Pra evitar isso, use um pente ao invés das mãos quando quiser fazer um carinho na sua barba.

Dica rápida pra escolher o pente certo: quanto maior e mais grossa a sua barba, mais longos e mais espaçados os dentes.


QUAL O MELHOR JEITO DE PENTEAR?

1. Hidrate: A primeira coisa que você precisa fazer é hidratar a barba. Usar um Balm ou Óleo de Barba é importante pra distribuir melhor a o óleo ou balm por toda a extensão dos fios. Mais hidratados, eles desembaraçam e ficam alinhados mais facilmente, sem quebrar.

2. Olhe a direção do fio: Se você tem a barba curta, penteie no sentido dos fios aproveitando para massagear a pele do rosto embaixo da barba. Pentear com frequência enquanto a barba cresce ajuda também a acostumar os fios no sentido certo.

Se você tem a barba grande, provavelmente já tem sua própria técnica de pentear. Eu sempre usei o pente no sentido dos fios, mas recentemente um barbeiro me deu uma dica que achei interessante e vale experimentar: comece penteando de baixo pra cima e no sentido pra fora do rosto, como se quisesse aumentar muito o volume da barba.

É ótimo pra desembaraçar algumas áreas que normalmente o pente não alcançaria.

Em seguida penteie de cima pra baixo no sentido dos fios, como se faz normalmente. Assim você vai acertando o formato e o volume que deseja. Nessa hora você pode usar também um pouco de modelador de barba sobre aquelas áreas mais difíceis de controlar. O modelador tem um fator de fixação moderado para segurar os fios mais rebeldes no lugar.

3. Devagar e sempre: Nunca passe o pente muito rápido na barba. Vá com calma e bem devagar pra evitar arrebentar os fios. Eles são mais grossos que seu cabelo mas não são de aço.

4. Não se esqueça do bigode: Se você usa o bigode mais longo, aplique um pouco de cera na ponta dos dedos e puxe o bigode para fora. Assim os fios não ficam caindo sobre a boca. Se preferir, termine de alinhar o bigode com um pente menor, como o de bolso.


COMO LIMPAR O PENTE DE MADEIRA?

O pente de madeira não precisa ser limpado toda hora. Isso porque normalmente é usado logo após o óleo ou balm e estes produtos ajudam a manter a madeira sempre bem tratada e lubrificada, impedindo a penetração da água e sujeira.

Porém você pode limpá-lo eventualmente com ajuda de uma escova de dentes seca. Passe a escova entre os dentes para remover qualquer resíduo ou fios presos e o mantenha sempre seco. Assim o seu pente de madeira vai durar muito mais.

E você? Tem mais alguma dica ou sugestão para uso do pente? Conta pra gente aqui nos comentários.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

O Jeito Certo de Aparar uma Barba Rebelde
O Jeito Certo de Aparar uma Barba Rebelde

por Samuel Tonin Dezembro 12, 2019 0 Comentários

É comum alguns fios da barba crescerem mais rápido que os outros ficando espetados pra fora e deixando um aspecto desgrenhado e rebelde.

Por isso é importante aparar com frequência pra manter um visual mais alinhado.

Ver artigo completo →

Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro
Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro

por Samuel Tonin Dezembro 09, 2019 0 Comentários

Você resolveu deixar o bigode mas ele não cresce. O barbeiro acabou cortando mais do que você queria. Ou você simplesmente não sabe por onde começar o projeto bigodão.

Se você se identificou com alguma das afirmações acima, este post é pra você.

Ver artigo completo →

Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé
Como fazer uma Barba Espartana | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Dezembro 05, 2019 0 Comentários

A barba no estilo espartano é conhecida pelo queixo mais pontudo e o formato de um triângulo invertido.

Veja o trabalho da Jaqueline Nogueira - barbeira fenomenal da Barbearia do Zé - mostrando no detalhe como se faz uma barba digna de Esparta.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x