É normal a barba ter uma cor diferente do cabelo - Sobrebarba

É normal a barba ter uma cor diferente do cabelo

por Samuel Tonin Março 19, 2019

Por que minha barba tem a cor diferente do meu cabelo? Essa foi uma das primeiras perguntas que eu me fiz quando deixei a barba crescer.

Acontece que esse fenômeno é perfeitamente natural e pode dar ainda mais personalidade pra um barbudo. ;D}}


O que causa a cor diferente?

Os pelos do nosso corpo são bem diferentes dos cabelos que crescem na cabeça. Eles fazem parte de grupos distintos e por isso podem variar de textura, formato, velocidade de crescimento e, claro, também a cor.

Na raiz de cada fio tem células chamadas melanócitos. Elas funcionam como uma fábrica de pigmento natural que produz a melanina que é responsável pela cor dos pelos, barba e cabelo.

Estrutura do fio da barba

Tem basicamente dois tipos de pigmentos sendo produzidos ali:

  • Eumelanina: que dá os tons mais escuros.
  • Feomelanina: que determina a cor mais clara.

Produzimos todos eles juntos. O que varia é a quantidade e combinação de cada um. E como a barba é de um grupo de pelos diferente dos cabelos, essa mistura entre eumelanina e feomelanina também pode ser diferente.

Taí porque você pode ter a cor da barba diferente do cabelo.


E a barba branca?

Com o passar do tempo essa produção toda de melanina vai diminuindo naturalmente. Isso faz com que seus pelos percam aos poucos a coloração original até ficarem brancos.

Barba Branca

Isso acontece com todo mundo, mas a sua genética é que vai dizer quando, em que intensidade e em que região do corpo isso vai acontecer primeiro.

No meu caso os pelos brancos vieram primeiro na barba, principalmente no queixo. No começo incomodou um pouco até que eu percebi que isso na verdade é melhor assumir as características únicas que a gente tem do que ficar brigando com elas.


Ruivos e Mutantes

Já que o assunto é cor, dei uma pesquisada sobre os fios ruivos na barba ou cabelo e descobri uns dados interessantes.

A pigmentação do cabelo vermelho é causada por uma mutação em um gene que os pesquisadores chamam de MC1R. E uma pessoa pode ter dois desses genes mutados ou apenas um. E isso faz com que existam dois tipos de barbudos ruivos:


Aquele todo ruivo

Tem os dois genes MC1R. Cabelos ruivos na cabeça e uma barba igual para combinar.

Diferentes tons de vermelho ainda são possíveis aqui. Só 2% da população tem essa proporção.


Só a barba ruiva

Quando se tem apenas um desses genes, você pode ter cabelos vermelhos em lugares aleatórios em seu corpo - incluindo sua barba.

É importante lembrar que nem sempre aqueles fios avermelhados da barba são por conta dessa mutação genética. Um excesso de feomelanina pode contribuir para esses pêlos vermelhos aleatórios.


O que mais pode influenciar a cor

A cor do cabelo ou dos fios da barba também pode variar com a exposição ao sol. É bem normal os fios ficarem mais claros. 

Além disso uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas pode deixar a barba sem brilho e com aspecto pouco saudável. Sua barba também é o que você come!


Tingir ou não tingir?

Cara, se a cor natural da sua barba incomoda tanto ou você tá doido pra ver como ela ficaria de outra cor, vai em frente.

Mas procura um profissional bacana pra fazer isso. Lembre-se que tintura pode danificar os fios da barba e que a pele do rosto é mais sensível que o couro cabeludo. Todo cuidado é pouco.

No final o que faz a diferença mesmo é manter a barba sempre bem cuidada, limpa e hidratada. E pra isso não tem muito segredo. ;D}}


Como cuidar da barba e da cor

Não importa o seu mix de eumelanina, feomelanina, MC1R, R2D2, C3PO ou o que for. Um bom shampoo de barba é o cuidado básico que todo barbudo deve ter.

Se sua barba já não tem nenhum deles, tem shampoo específico pra barba branca que ajuda a evitar o amarelamento causado por fumaça e poluição.

Um bom shampoo para barba tem pH fisiológico e é feito para o rosto, diferente de um shampoo convencional de cabelo. Assim ele não resseca a pele e hidrata melhor os fios que são mais grossos e normalmente mais ressecados.

Barbudo usando óleo para barba

Outro cuidado importante é a hidratação. Use bom óleo para barba diariamente. Além de hidratar ele cria uma camada protetora e devolve o brilho e a maciez, seja sua barba preta, marrom, loira, ruiva, branca ou azul.

E aí? Qual a combinação de cores que você tem no cabelo e barba? Conta aí nos comentários. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Contagem Regressiva pra um Limão Nascer
Contagem Regressiva pra um Limão Nascer

por Samuel Tonin Abril 16, 2019 0 Comentários

Não vejo a hora de ver a família Lemon Drop crescer com os novos Shampoo, Condicionador e Balm de Barba, mas essa empolgação toda não é só pelo lançamento.

É que esse aroma cítrico nunca existiria se não fossem tantos barbudos como você que ajudam a criar a Sobrebarba todos os dias.

Ver artigo completo →

Não é só deixar a barba crescer: 4 dicas importantes
Não é só deixar a barba crescer: 4 dicas importantes

por Samuel Tonin Abril 09, 2019 0 Comentários

Já cheguei a pensar que barba de verdade é barba grande que cresce solta sem aparar. Mas não podia estar mais enganado.

Aqui tem 4 cuidados simples que, muitas vezes, a gente acaba deixando de lado.

Ver artigo completo →

Representa Cuba: Gusmani e uma barbearia fundada em 1552
Representa Cuba: Gusmani e uma barbearia fundada em 1552

por Franklin Costa Março 26, 2019 0 Comentários

De volta à coluna deste barbudo nômade jogado pelo mundo que vos escreve, compartilho hoje a surreal experiência de fazer a barba em Havana.

E um pouco da história da primeira barbearia de Cuba, fundada em 1552.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x