Do que é feito o Óleo de Barba e como usar - Sobrebarba

Do que é feito o Óleo de Barba e como usar

por Samuel Tonin Março 18, 2018

Barbas são selvagens por natureza e, sem uma forcinha, é muito fácil ela ficar ressecada e desgrenhada. Isso acontece por dois principais motivos:

  • A barba, à medida que cresce, vai ficando mais longe da hidratação natural da pele e, com isso, ela tende a ressecar.
  • Os fios da barba são achatados, diferente dos cabelos que têm os fios mais cilíndricos. Isso faz com que eles enrolem com mais facilidade.

Por isso você já deve ter se dado de cara no espelho com uma barba toda desgrenhada e seca, certo? Pra resolver isso que o Óleo de Barba existe.


Do que é feito o óleo de barba?

Um Óleo de Barba, pra ser bom de verdade, é feito com uma mistura de vários óleos, cada um com uma função distinta. A procedência, o modo de extração e a proporção certa de cada um dos óleos fazem toda a diferença no resultado final.

Assim desenvolvemos do zero a nossa formulação, usando só óleos de origem vegetal (nada de origem animal, nem petrolatos ou silicones) e aqui conto um pouco sobre cada um destes componentes presentes no seu Óleo Sobrebarba e pra que serve cada um deles.


Óleo de Jojoba

(Jojoba Oil)

Jojoba

A Jojoba é uma planta parecida com um arbusto e o fruto é parecido com um feijão, esverdeado e oval. É da semente desse fruto que se extrai o óleo de Jojoba. Este óleo é composto basicamente por ceramidas que são muito semelhantes ao sebo produzido pela pele. Por isso ele é absorvido muito facilmente e é bem raro ter alergia a este este óleo.

O óleo de Jojoba tem a capacidade de regular a oleosidade da pele, equilibrando para que não haja um excesso ou pouca produção. Por isso ele é muito usado para tratar espinhas, controlar a oleosidade e também para hidratar. Como parte do Óleo de Barba, ele tem a função de devolver o brilho aos fios e evitar que a pele fique ressecada e ou muito oleosa.


Óleo de Castanha do Brasil

(Bertholletia Excelsa Seed Oil)

Castanha do Pará

Também conhecida como Castanha do Pará, Castanheira, Tocari, Tururi, essa é uma árvore de grande porte, muito abundante no norte do Brasil.

O fruto dessa árvore contém a castanha, que é sua semente. E o óleo é extraído através de uma prensagem a frio das castanhas secas. Este óleo é considerado um dos melhores óleos vegetais com poder de hidratação. É lubrificante e emoliente, o que torna a pele mais suave e impede a perda de água, aumentando muito a hidratação da pele e dos fios da barba. Além disso, este óleo cria uma camada protetora em torno dos fios que nutre e evita o ressecamento, deixando a barba mais macia.


Óleo de Semente de Uva

(Vitis Vinifera Seed Oil)

 Semente de uva

Para extrair o óleo de semente de uva o primeiro passo é a trituração da semente. Em seguida, ela é prensada a frio - um processo demorado, mas que mantém suas propriedades e resulta num óleo de altíssima qualidade e pureza.

Este é um óleo bem leve, com propriedades adstringentes e antioxidantes. Por isso ele pode ser usado em todos os tipos de pele e barba, inclusive as mais oleosas. Por ser menos denso que os outros óleos, ele é o responsável por dar um aspecto mais líquido ao nosso óleo de barba, e também faz com que você tenha uma sensação de limpeza e fios soltos, sem engordurar.

Ele faz parte da composição do Óleo de Barba porque é ideal para hidratar as pontas ressecadas, prevenir a queda dos fios e evitar que eles se tornem quebradiços.


Óleo de Argan

(Argania Spinosa Kernel Oil)

Argan

A extração do Óleo de Argan é realizada através da prensagem das amêndoas extraídas da árvore Argania Spinosa, típica da região montanhosa do sul do Marrocos.

Ele é extraído de forma mecânica, sem a utilização produtos químicos, garantindo um óleo virgem, 100% natural e com todos os seus benefícios preservados.

É um óleo leve, de rápida absorção, que restaura e hidrata os fios da barba e deixa a pele embaixo deles com uma sensação sedosa.

Ele também é rico em vitaminas A, D e E, com propriedades antioxidantes naturais, e que melhoram a função protetora natural da pele. Como ele é absorvido muito facilmente pelos fios, o Óleo de Argan não deixa a aquela aparência gordurosa e nem pesada. E pode ser usado por quem tem pele oleosa.


Óleos Essenciais

Outra parte importante do Óleo de Barba são os óleos essenciais. Eles têm a função de dar uma sensação agradável na hora de usar. Uma preocupação que tivemos na hora de criar nossas essências foi de deixá-la suave o suficiente pra não incomodar ao longo do dia, já que o Óleo de Barba é usado sem enxágue e muito próximo ao nariz.

São duas versões diferentes

  • 🔥Light my Fire: um cheiro amadeirado, feito com óleos essenciais de cedro, vetiver e patchouly. Ou seja: lenha. 
  • 🍃Jungle Boogie: um cheiro refrescante e herbal, feito com óleos essenciais de erva mate, folhas de limão e tangerina. Ou seja: mato.


Como usar óleo de Barba

Existem algumas maneiras de aplicar o óleo de barba, mas a que eu mais gosto é a seguinte: aplique algumas gotas de óleo na palma da mão e, em seguida, esfregue uma mão na outra. Isso ajuda a espalhar melhor depois e a fricção entre as duas mãos aquece o óleo liberando melhor o aroma dos óleos essenciais.

Só depois disso aplique na barba começando pela pele do rosto embaixo dos pelos até as pontas. Distribua o óleo por toda a extensão dos fios, como nesse video aqui embaixo. Você também pode finalizar usando um pente, de preferência de madeira, que ajuda a neutralizar a estática dos fios e controla melhor o volume

 

E aqui neste outro post no blog tem mais detalhes como a quantidade certa, frequência e uso com outros produtos. Cola lá.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

10 das Barbearias Mais Legais do Mundo
10 das Barbearias Mais Legais do Mundo

por Samuel Tonin Setembro 24, 2018 0 Comentários

Da mais elegante e exclusiva barbearia de Londres, onde 007 e o time nacional de rugby dão um tapa no visual até uma barbearia escondida no Canadá inspirada na época da Lei Seca.

Conheça dez das barbearias mais bacanas do mundo.

Ver artigo completo →

Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca
Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca

por Samuel Tonin Setembro 23, 2018 0 Comentários

Num domingo de sol e vento, depois de uma bela pedalada, começou a nascer essa playlist criada com a colaboração de vários barbudos que acompanham os Stories do Instagram @sobrebarba. 

Aumenta o som e relaxa que essa playlist tá sensacional.

Ver artigo completo →

Como deixar sua barba mais macia em 5 passos
Como deixar sua barba mais macia em 5 passos

por Samuel Tonin Setembro 16, 2018 0 Comentários

Semana corrida, muito trabalho, estresse, falta tempo pra praticar exercícios e se alimentar direito.

São nesses dias que alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. E aqui vão cinco passos simples que você pode ter durante os dias mais pesados.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program