Dicas pra Quem Tem Uma Barba Falhada

por Samuel Tonin Outubro 16, 2018

Taí uma dúvida que chega com frequência por aqui: o que fazer com a minha barba falhada? Como cuidar?

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior. Basta ter alguns cuidados diários. Por isso, se sua barba não fecha em algumas áreas, saiba que você não está sozinho e este post é pra você. 


1. Cuide bem desde o início

Homem com a barba rala

Ter algumas falhas na barba não significa que ela não vai crescer totalmente. Se você está deixando a barba crescer e percebe que tem algumas áreas com menos pelos, antes de começar qualquer tratamento, tenha um pouco de paciência.

É que algumas falhas simplesmente desaparecem depois que o restante da barba cresce. Te garanto: tem muito barbudão por aí com falhas escondidas debaixo da barba maior. Eu mesmo tenho um buraco no lado direito do queixo e ninguém percebe.

O básico pra quem está começando é o seguinte:

  1. Esfoliante de rosto duas vezes na semana para manter os poros desobstruídos e evitar pelos encravados.
  2. Shampoo de barba sempre que for lavar o rosto e, com isso, evitar que a pele fique ressecada.
  3. Balm de barba logo na sequência pra hidratar, refrescar e evitar aquela típica coceira e irritação que aparece quando começamos a deixar a barba crescer.


2. Encontre seu próprio estilo

Se a falha ocupa uma região maior do rosto e é visível mesmo com a barba grande, tenha em mente que essa é uma característica sua e não um defeito. E ela pode ser usada ao seu favor.  

Experimente alguns cortes diferentes, como por exemplo, um estilo de barba mais curto nas laterais ou com foco no bigode um pouco maior.

Como inspiração, o que não falta são barbudos famosos e esportistas que ostentam uma bela barba falhada e fazem dela seu estilo próprio. Jhonny Depp, James Franco, Keanu Reeves e vários outros caras tão aí pra provar isso.

Famosos com a barba falhada

Independentemente do estilo que escolher, à medida em que sua barba cresce ela precisa de mais hidratação para não ficar desgrenhada. Um sugestão é a seguinte:

  1. Esfoliante de rosto duas vezes na semana, principalmente nas regiões com mais falhas onde é fácil massagear diretamente sobre a pele
  2. Shampoo de barba seguido de condicionador de barba no banho. Além de limpa, sua barba fica mais macia e com os fios mais alinhados após o uso do condicionador.
  3. Óleo de barba pra hidratar.
  4. Modelador de barba para aqueles dias em que ela estiver mais desgrenhada e precisando controlar melhor o volume.

 

2. Dê tempo ao tempo

Homem com a barba falhada

Algumas áreas da barba podem só levar mais tempo pra crescer. E isso é muito comum! A própria idade também influencia nisso.

Lembro que a minha barba só foi fechar de verdade depois dos vinte e tantos anos. Isso varia de pessoa pra pessoa.

Então relaxe e dê um tempo pra entender o que acontece e conhecer melhor como sua barba funciona.

Além disso, quanto mais longa a barba mais igualmente distribuída ela vai parecer no seu rosto. O lance é ir aparando aquelas pontas que crescem rápido demais. Assim você mantém um formato mais uniforme e não fica com aquela aparência de barba desgrenhada com fios espetando pra fora.


4. Tratamento pra crescer a barba? Consulte um dermatologista. 

Existem vários produtos no mercado que prometem cobrir falhas e fazer a barba crescer. Desde medicamentos como o Minoxidil até produtos que estimulam a circulação.

Funcionam? Podem funcionar, sim, mas a verdade é que cada caso é um caso. 

São muitos motivos diferentes para uma barba ter falhas ou menos pelos, e pra cada um pode ter um tratamento diferente, mais seguro e eficaz. E também pode acontecer de nenhum funcionar como você espera. Este é mais um dos motivos de não lançarmos nenhum produto que prometa o crescimento. Não tem com fazer um único produto que funcione pra todo mundo.

Por isso, se as falhas na sua barba realmente incomodam você, consulte primeiro um dermatologista. Só um profissional pode entender qual a causa do volume menor de pelos no seu rosto e indicar o tratamento certo. É economia de grana e de tempo.

Só lembre-se que muitos destes tratamentos não são feitos especialmente para o rosto e podem ressecar muito a sua pele e, consequentemente, a barba. Por isso:

  1. Use shampoo de barba ao lavar o rosto durante qualquer tratamento. Ele tem o pH fisiológico e não agride a pele.
  2. Mantenha a pele e os pelos sempre hidratados. O Balm de barba é uma boa opção aqui porque tem uma textura mais leve e refrescante.
  3. Se sua barba for mais longa em perceber que está ressecando demais apliquei  também algumas gotas de Óleo de barba logo depois do balm. Ele cria uma camada protetora em torno dos fios que evita o ressecamento. 

Aqui neste outro post no blog tem mais algumas dicas de como manter sua barba sempre macia e bem hidratada.

 

5. Lembre-se

Cada barba é única. Algumas com fios mais lisos, outras mais enroladas, com cores diferentes, ou menos de pelos. É genético. 

Quando a sua pele e barba estão saudáveis e bem cuidadas, independentemente do estilo que você escolher, certamente você terá muito mais confiança e isso faz toda a diferença.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?
Escova ou Pente para Barba: Quando e como usar?

por Samuel Tonin Novembro 18, 2019 0 Comentários

Tem jeito certo de pentear? Qual o melhor modelo de pente pra cada tipo de barba? E qual a diferença entre usar um pente ou uma escova?

São dúvidas que a princípio parecem muito triviais e na verdade não são.

Ver artigo completo →

Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé
Corte de Barba para Afinar o Rosto | Barbearia do Zé

por Samuel Tonin Novembro 14, 2019 0 Comentários

Acompanhe de perto o trabalho do Erick, barbeiro-chefe da Barbearia do Zé de Botafogo.

Aqui ele mostra como aparar uma barba pra dar um aspecto de um rosto mais alongado e menos redondo.

Ver artigo completo →

As Origens do Novembro Azul
As Origens do Novembro Azul

por Samuel Tonin Novembro 11, 2019 0 Comentários

Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, ele é conhecido como Novembro Azul. E pelo mundo um dos maiores movimentos é o Movember.

Mas você como surgiu essa ligação entre Novembro, Câncer de Próstata e o cultivo do bigode?

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x