Dicas Pra Cuidar Bem da Barba Neste Inverno

por Samuel Tonin julho 06, 2020

O inverno tá aí. É a hora da batalha contra alguns problemas que, quem é barbudo, conhece bem: tem desde barba muito seca até caspa.

A boa notícia é que tem alguns cuidados simples que você pode ter no dia-a-dia que garantem uma barba sempre macia, bonita e saudável.

Pronta pra proteger seu rosto nos dias mais frios do ano.

Olha só: 

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

No inverno sua barba tem um papel extra: a de proteger seu rosto contra o vento e o frio. E isso ela faz muito bem.

Só que esse escudo natural que cresce no seu rosto sofre com o frio e os pelos podem ficar bem mais ressecados e quebradiços nessa época.

Além disso, a sua pele também pode ressecar bastante e descamar com a umidade baixa do ar, típica do inverno.

Por isso muito barbudo achar que a barba está com caspa nessa época do ano. É a pele do seu rosto que fica quebradiça e se solta.

Mas o que você pode fazer além de continuar cuidando bem da barba com shampoo, balm e óleo de barba?

A primeira coisa que você precisa cuidar é da temperatura do seu banho.


FOGE DA ÁGUA QUENTE

Eu sei que a sensação de um banho pelando de quente é muito boa no inverno, mas lavar o rosto, na verdade o corpo inteiro, com água quente só faz a pele ficar mais ressecada.

É que a água muito quente tira hidratação natural da pele. O ideal seria tomar banho frio sempre, mas um morno já dá conta do recado.

Deixar pra lavar a barba fora do banho, na pia com água fria, pode ser uma boa também.


CO-WASH UMA VEZ NA SEMANA

Tem uma técnica que dá pra você usar no inverno que pode ser bem útil, principalmente se sua barba é mais ressecada. É o que alguns chamam de "co-wash", ou, "lavar com o condicionador".

É o seguinte: uma vez na semana, naquele dia mais frio que você não suou demais e a barba está limpa, pule o shampoo e "lave" só com o condicionador de barba.

Condicionadores de Barba

A dica é usar o condicionador logo no início do banho, deixar ele agindo na barba e enxaguar bem no final.

Se a sua barba tá seca demais e a sua pele está descamando por conta do frio, você pode pingar umas gotas de óleo de barba na mão, junto com o condicionador e aplicar no banho. O óleo de barba no rosto funciona como um óleo corporal.


HIDRATAÇÃO TURBINADA

Não importa a época do ano, deixar a barba bem hidratada é essencial pra que os fios fiquem mais alinhados, com aparência bacana e sem arranhar.

Só que no inverno esse momento é ainda mais importante.

Por isso o inverno é uma boa época pra usar balm e óleo juntos. Você pode usar o balm primeiro e depois o óleo ou misturar mesmo na hora de aplicar.

Essa combinação dá aquela turbinada na hidratação e faz uma diferença em quem tem a barba mais ressecada.

Pra fechar, penteie com um pente de madeira ou uma escova para barba. Assim você distribui melhor o balm ou óleo por toda extensão dos fios e ainda dá aquela alinhada nos pelos.


MANTENHA A BARBA SECA

No frio a barba pode demorar mais a secar. Por isso cuidado pra não dormir com ela ainda úmida. Seque bem pra evitar o surgimento de fungos e problemas na pele embaixo da barba.

Pra secar não tem segredo: toalha ou um secador na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Uma outra dica também na hora de usar secador é não ficar com ele nem muito próximo do rosto e nem parado. O ar tem que estar sempre em movimento.


É isso! Se tiver mais alguma dica, divide aí com todo mundo nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Um ano sem Reunião, mas com muita União
Um ano sem Reunião, mas com muita União

por Samuel Tonin janeiro 06, 2021 0 Comentários

2020 não foi um ano nada fácil. Mas apesar da pandemia, do isolamento e de tanto perrengue que todos passamos (e estamos passando), ainda deu pra gente se reinventar, aprender e criar muita coisa juntos.

Ver artigo completo →

Corte de barba para iniciantes: o que falar para o barbeiro?
Corte de barba para iniciantes: o que falar para o barbeiro?

por Samuel Tonin dezembro 16, 2020 0 Comentários

Tá aqui mais uma sessão de perguntas e respostas dos barbudos. Dessa vez tem desde corte de barba pra iniciantes até dicas pra comer sem sujar o bigodão.

Vamos lá!

Ver artigo completo →

Como Fazer a Linha do Pescoço na Barba
Como Fazer a Linha do Pescoço na Barba

por Samuel Tonin novembro 23, 2020 0 Comentários

A linha do pescoço bem demarcada e na altura certa pode definir melhor a sua linha da mandíbula e dar um aspecto mais simétrico e limpo ao seu estilo.

Veja como fazer.

Ver artigo completo →

x