Dicas Pra Cuidar Bem da Barba Neste Inverno

por Samuel Tonin julho 06, 2020 0 Comentários

O inverno tá aí. É a hora da batalha contra alguns problemas que, quem é barbudo, conhece bem: tem desde barba muito seca até caspa.

A boa notícia é que tem alguns cuidados simples que você pode ter no dia-a-dia que garantem uma barba sempre macia, bonita e saudável.

Pronta pra proteger seu rosto nos dias mais frios do ano.

Olha só: 

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

No inverno sua barba tem um papel extra: a de proteger seu rosto contra o vento e o frio. E isso ela faz muito bem.

Só que esse escudo natural que cresce no seu rosto sofre com o frio e os pelos podem ficar bem mais ressecados e quebradiços nessa época.

Além disso, a sua pele também pode ressecar bastante e descamar com a umidade baixa do ar, típica do inverno.

Por isso muito barbudo achar que a barba está com caspa nessa época do ano. É a pele do seu rosto que fica quebradiça e se solta.

Mas o que você pode fazer além de continuar cuidando bem da barba com shampoo, balm e óleo de barba?

A primeira coisa que você precisa cuidar é da temperatura do seu banho.


FOGE DA ÁGUA QUENTE

Eu sei que a sensação de um banho pelando de quente é muito boa no inverno, mas lavar o rosto, na verdade o corpo inteiro, com água quente só faz a pele ficar mais ressecada.

É que a água muito quente tira hidratação natural da pele. O ideal seria tomar banho frio sempre, mas um morno já dá conta do recado.

Deixar pra lavar a barba fora do banho, na pia com água fria, pode ser uma boa também.


CO-WASH UMA VEZ NA SEMANA

Tem uma técnica que dá pra você usar no inverno que pode ser bem útil, principalmente se sua barba é mais ressecada. É o que alguns chamam de "co-wash", ou, "lavar com o condicionador".

É o seguinte: uma vez na semana, naquele dia mais frio que você não suou demais e a barba está limpa, pule o shampoo e "lave" só com o condicionador de barba.

Condicionadores de Barba

A dica é usar o condicionador logo no início do banho, deixar ele agindo na barba e enxaguar bem no final.

Se a sua barba tá seca demais e a sua pele está descamando por conta do frio, você pode pingar umas gotas de óleo de barba na mão, junto com o condicionador e aplicar no banho. O óleo de barba no rosto funciona como um óleo corporal.


HIDRATAÇÃO TURBINADA

Não importa a época do ano, deixar a barba bem hidratada é essencial pra que os fios fiquem mais alinhados, com aparência bacana e sem arranhar.

Só que no inverno esse momento é ainda mais importante.

Por isso o inverno é uma boa época pra usar balm e óleo juntos. Você pode usar o balm primeiro e depois o óleo ou misturar mesmo na hora de aplicar.

Essa combinação dá aquela turbinada na hidratação e faz uma diferença em quem tem a barba mais ressecada.

Pra fechar, penteie com um pente de madeira ou uma escova para barba. Assim você distribui melhor o balm ou óleo por toda extensão dos fios e ainda dá aquela alinhada nos pelos.


MANTENHA A BARBA SECA

No frio a barba pode demorar mais a secar. Por isso cuidado pra não dormir com ela ainda úmida. Seque bem pra evitar o surgimento de fungos e problemas na pele embaixo da barba.

Pra secar não tem segredo: toalha ou um secador na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Uma outra dica também na hora de usar secador é não ficar com ele nem muito próximo do rosto e nem parado. O ar tem que estar sempre em movimento.


É isso! Se tiver mais alguma dica, divide aí com todo mundo nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido
Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Cultivar uma barba pela primeira vez na adolescência não é tarefa fácil. Mas separei aqui alguns conselhos que podem ajudar (e que eu gostaria muito de ter ouvido quando era mais novo).

Ver artigo completo →

E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia
E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Se tem um projeto que dá o maior orgulho de participar é este de reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia. Aqui eu conto um pouco mais sobre como tudo começou.

Ver artigo completo →