Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro

por Samuel Tonin dezembro 09, 2019 0 Comentários

Então você resolveu deixar o bigode crescer mas ele não parece estar crescendo. Ou o barbeiro acabou cortando mais do que você queria. Ou você simplesmente não sabe por onde começar o projeto bigodão.

Se você se identificou com alguma das afirmações acima, este post é pra você.


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Uma das reclamações que mais ouço de amigos e também em comentários aqui no blog ou nos videos do canal do YouTube é sobre o barbeiro que acabou cortando demais o bigode, atrasando aquele desejo de ter um bigodão.

Na maioria dos casos não acho que seja culpa do barbeiro. Muitas vezes a gente mesmo falha em informar claramente o que quer que ele faça.

O mais comum é fazer aquela limpeza no bigode deixando os lábios livres. Só que isso, pra quem quer ter um bigodão, não funciona. 


Como cresce o bigode

Tem uma coisa que a gente precisa ter em mente na hora de deixar o bigode crescer que o tamanho máximo que o pelo pode chegar dependendo da área do bigode.

Dependendo da área do nosso corpo, o pelo vai ter um tamanho limite e uma velocidade de crescimento diferente. Por isso o cabelo ou a barba podem chegar a um tamanho bem grande mas o pelo do seu braço ou da sua perna não.

A parte aqui do bigode logo embaixo do nariz cresce menos que as laterais. Ela tem um tamanho máximo que vai até o o meio do queixo mais ou menos. Dificilmente passa dali.

Por isso, se a sua intenção é ter um bigode grande pra pentear pros lados ou fazer um handlebar, você não pode aparar esses pelos da frente e nem os laterais.


O que pedir pro barbeiro

A primeira coisa que você deve falar pro seu barbeiro é pra não aparar esses pelos. Explicar que você que eles sejam mesmo mais longos.

O que incomoda são uns pelinhos que crescem embaixo desses fios mais longos e que ficam bem perto da boca.

Se você levantar o seu bigode com um pente você vai ver esses pelos nascendo ali. E estes você pode aparar com uma máquina em casa ou pedir pro seu barbeiro dar uma limpada.


Nada de comer seu bigode

E pra segurar os fios no lugar, você vai ter que ter sempre à mão uma cera de bigode.

A função da cera é controlar os fios e dar forma. E dependendo do tamanho do seu bigode ou da espessura dos fios você pode precisar usar mais de uma vez ao dia.

O bom é que ela vem em uma latinha que cabe no bolso e rende muito tempo.

Se você nunca usou uma cera de bigode antes, é fácil: ela tem uma textura mais dura e seca mesmo que uma pomada de cabelo. Isso é pra não escorrer na boca e segurar os fios no lugar mesmo nos dias mais quentes.


Você raspa uma quantidade pequena com a superfície da unha, esquenta entre os dedos e aplica no bigode do centro pra fora, puxando os fios.

Se o seu bigode é muito grosso e difícil de controlar, tem uma dica: use um secador de cabelo na temperatura média enquanto aplica a cera no bigode com os dedos ou um pente. E depois de modelado mude para o vento frio.

Isso faz com que o formato dure mais tempo ao longo do dia.

E você? Já teve alguma dificuldade pra ter um bigodão? Ou tem alguma dica pra dividir com outros barbudos? Conta aí no comentário! 

 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana
Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana

por Samuel Tonin junho 08, 2021 0 Comentários

Aqui começa Crescendo do Zero, uma série acompanhando o crescimento de uma barba desde o início, com as dificuldades e os cuidados que você precisa ter em cada estágio. Capítulo 1: A Primeira Semana.

Ver artigo completo →

Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode
Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode

por Samuel Tonin junho 01, 2021 0 Comentários

Cultivar um bigode exige alguns cuidados um pouco diferentes de quando você está deixando a barba crescer. Se liga nestes erros comuns e como evitá-los na hora de aparar e cuidar do seu bigodão.

Ver artigo completo →

4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios
4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios

por Samuel Tonin maio 28, 2021 0 Comentários

No frio os pelos da sua barba e bigode ficam bem mais secos e quebradiços. Aqui tem 4 dicas fáceis pra você incorporar no dia-a-dia e manter a barba sempre macia e bem hidratada nos dias mais frios do ano.

Ver artigo completo →

Dia dos Namorados

Você tem
15% de desconto
no melhor presente que um barbudo pode ganhar.

Use o código MEUBARBUDO