Deixando o Bigode Crescer | O que Pedir pro Barbeiro

por Samuel Tonin dezembro 09, 2019 0 Comentários

Então você resolveu deixar o bigode crescer mas ele não parece estar crescendo. Ou o barbeiro acabou cortando mais do que você queria. Ou você simplesmente não sabe por onde começar o projeto bigodão.

Se você se identificou com alguma das afirmações acima, este post é pra você.


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Uma das reclamações que mais ouço de amigos e também em comentários aqui no blog ou nos videos do canal do YouTube é sobre o barbeiro que acabou cortando demais o bigode, atrasando aquele desejo de ter um bigodão.

Na maioria dos casos não acho que seja culpa do barbeiro. Muitas vezes a gente mesmo falha em informar claramente o que quer que ele faça.

O mais comum é fazer aquela limpeza no bigode deixando os lábios livres. Só que isso, pra quem quer ter um bigodão, não funciona. 


Como cresce o bigode

Tem uma coisa que a gente precisa ter em mente na hora de deixar o bigode crescer que o tamanho máximo que o pelo pode chegar dependendo da área do bigode.

Dependendo da área do nosso corpo, o pelo vai ter um tamanho limite e uma velocidade de crescimento diferente. Por isso o cabelo ou a barba podem chegar a um tamanho bem grande mas o pelo do seu braço ou da sua perna não.

A parte aqui do bigode logo embaixo do nariz cresce menos que as laterais. Ela tem um tamanho máximo que vai até o o meio do queixo mais ou menos. Dificilmente passa dali.

Por isso, se a sua intenção é ter um bigode grande pra pentear pros lados ou fazer um handlebar, você não pode aparar esses pelos da frente e nem os laterais.


O que pedir pro barbeiro

A primeira coisa que você deve falar pro seu barbeiro é pra não aparar esses pelos. Explicar que você que eles sejam mesmo mais longos.

O que incomoda são uns pelinhos que crescem embaixo desses fios mais longos e que ficam bem perto da boca.

Se você levantar o seu bigode com um pente você vai ver esses pelos nascendo ali. E estes você pode aparar com uma máquina em casa ou pedir pro seu barbeiro dar uma limpada.


Nada de comer seu bigode

E pra segurar os fios no lugar, você vai ter que ter sempre à mão uma cera de bigode.

A função da cera é controlar os fios e dar forma. E dependendo do tamanho do seu bigode ou da espessura dos fios você pode precisar usar mais de uma vez ao dia.

O bom é que ela vem em uma latinha que cabe no bolso e rende muito tempo.

Se você nunca usou uma cera de bigode antes, é fácil: ela tem uma textura mais dura e seca mesmo que uma pomada de cabelo. Isso é pra não escorrer na boca e segurar os fios no lugar mesmo nos dias mais quentes.


Você raspa uma quantidade pequena com a superfície da unha, esquenta entre os dedos e aplica no bigode do centro pra fora, puxando os fios.

Se o seu bigode é muito grosso e difícil de controlar, tem uma dica: use um secador de cabelo na temperatura média enquanto aplica a cera no bigode com os dedos ou um pente. E depois de modelado mude para o vento frio.

Isso faz com que o formato dure mais tempo ao longo do dia.

E você? Já teve alguma dificuldade pra ter um bigodão? Ou tem alguma dica pra dividir com outros barbudos? Conta aí no comentário! 

 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →