Como Lavar e Deixar Seu Pente de Madeira Novo

por Samuel Tonin fevereiro 25, 2021 0 Comentários

Qual é o melhor jeito de limpar seu pente de madeira e aumentar muito o tempo de vida dele? Tenho um jeito muito fácil que parece mágica. Se liga:

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

VANTAGENS DO PENTE DE MADEIRA

Tem em vários formatos diferentes de pente de madeira, alguns com dentes largos que ajudam a desembaraçar a barba, outros com dentes mais finos que são ótimos pra alinhar os fios e todos eles têm uma vantagem matadora sobre os pentes de plástico: eles não geram eletricidade estática e é por isso que o seu pente de madeira não causa frizz ao pentear.

Por outro lado, por ser de madeira você precisa tomar alguns cuidados pra aumentar a vida útil do seu pente, como por exemplo, não guardá-lo molhado ou deixá-lo em contato direto com água em cima da pia.

O ideal é usar o pente depois de usar o seu Balm ou Óleo de Barba. Ele vai distribuir melhor os produtos pelos fios e ao mesmo tempo que você cuida da barba você trata também a madeira do pente.

Não precisa lavar com frequência. Mas, como qualquer acessório, uma hora você vai precisar limpar e tirar o acúmulo de sujeira. E aí, meu amigo, é bem fácil.


HORA DE ESCOVAR OS DENTES

Eu gosto de usar uma escova de dentes com cerdas mais firmes. (Olha lá pra não confundir com a mesma que você usa pra escovar os dentes, hein!)

Escovando o pente de madeira

Você passa a escova seca no pente também seco entre os dentes. A ideia aqui é tirar o acúmulo maior de sujeira, pelos, tudo que ficou preso no seu pente.

Na maioria dos casos só isso já vai resolver.


HORA DO SHAMPOO

Mas se você ver que o pente ainda está com alguma sujeira ou alteração na cor, você pega um copo com um pouco de água quente. Pode ser a da temperatura do chuveiro mesmo, e coloca um pouquinho do seu shampoo de barba.

Se não tiver um shampoo de barba, use um sabonete neutro ou glicerinado.

Daí você usa a mesma escova de dentes pra desta vez fazer uma limpeza em todo o seu pente.

Lavando o pente de madeira

Enxágue com água corrente e seque o pente na hora com uma toalha. Não deixe ele molhado, não!


HORA DE ENCERAR

Os pentes de madeira vêm encerados e essa cera ajuda a proteger a madeira. Quando você lava desse jeito você acaba tirando um pouco dessa proteção.

Por isso eu gosto de terminar com um pouquinho de cera de bigode.

A cera de bigode é feita com uma mistura de cera de abelha, carnaúba, óleo de coco e extrato de lúpulo. A madeira do seu pente vai agradecer muito.

Faz assim, ó: um pouquinho de cera de bigode na superfície da unha. É menos do que vc usaria no seu bigode. Aquece um pouco a cera entre os dedos e espalha por todo o seu pente.

Encerando o pente de madeira

Pronto. Deixa ele num lugar seco por algumas horas ou da noite pro dia e seu pente está novinho em folha.

 

E agora eu quero saber de você que usa pente de madeira. Como é que você limpa o seu pente? Já usou essa técnica aqui que eu acabei de mostrar?

Me diz aí o resultado nos comentários e divide a sua dica também.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →