Como Hackear uma Barba Ressecada

por Samuel Tonin julho 13, 2019 0 Comentários

Quando comecei a deixar a barba crescer o primeiro grande problema que tive foi que a minha barba era muito seca. Extremamente ressecada.

E tem muito homem que até desiste de ter barba por causa disso.

Na época não tinha produto nenhum pra barba aqui no Brasil e eu tinha que me virar com o que encontrava na farmácia. Não preciso nem entrar em detalhes aqui de como não funcionava, né? Sem contar o cheiro forte de produtos pra cabelo na cara.

Alguns anos depois, nós homens barbudos já temos uma quantidade enorme de produtos feitos especialmente para os pelos mais grossos e ressecados das nossas barbas.

Só que mesmo assim, tem umas épocas em que a barba teima em ficar mais seca mesmo tomando todo o cuidado. Então o que fazer nesses dias?


Além do básico

Usar um bom shampoo e condicionador específicos para barba e hidratar com balm ou óleo logo em seguida você já deve saber. Se não, clica aqui pra ler o guia do barbudo de primeira viagem.

Agora, se você já é um mestre Jedi barbudo e sabe que o resultado do uso diário de bons produtos pode variar, dependendo da alimentação e até o clima, também sabe que o que não pode faltar é um bom óleo de barba.

Cada vez que a minha barba se revolta eu experimento alguns jeitos diferentes de usar o óleo e, ultimamente, dois desses "hacks" estão fazendo uma grande diferença. Por isso vim aqui dividir com você:


1 - Leva o óleo pro chuveiro

Shampoo e condicionador específicos pra barba é de lei. Isso não tem o que discutir. Eles fazem mesmo uma diferença mas dá turbinar essa hidratação em dias de barba muito seca.

Logo no início do banho, depois de lavar o rosto com shampoo de barba, misture na mão mesmo um pouco do condicionador com algumas gotas de óleo de barba.

É mais ou menos como óleos corporais que deixam a pele com uma sensação maior de maciez.

óleo de barba misturado com o condicionador de barba pode dar um resultado imediato nos fios mais secos.

A dica é fazer isso logo no início do banho e deixar pra enxaguar bem no final.


2 - O Balm é só o começo

Esse pra mim já é um clássico. Saiu do banho, secou a barba de leve com uma toalha, passou aquele balm pra hidratar e refrescar? Pronto, nem precisa esperar e já aplica o óleo de barba por cima.

O óleo fica bem mais fácil de ser espalhado por toda a extensão dos fios quando aplicado com a barba ainda úmida ou logo depois do balm. E ainda cria uma camada em torno dos fios que vai evitar que ela resseque rápido.

Essa técnica eu uso mais de manhã e nos finais de semana antes de sair de casa.

Já à noite, antes de dormir, sempre uso balm. Essa hidratação pré-cama é tiro e queda pra manter os fios hidratados até a manhã seguinte.


3 - Beba e Corra

Nunca é demais reforçar: a principal hidratação vem de dentro. Excesso de álcool e falta de água também são um veneno pra barba. E só tem um jeito de resolver isso: hidrate-se bem, meu camarada.

Outra coisa importante: exercício físico. Correr, caminhar, jogar futebol, pedalar, tá tudo valendo. Quando a gente se move (e come bem!) os nutrientes chegam melhor até a os folículos.

Se faz bem pra sua saúde faz bem pra sua barba. Lembre-se disso.



E você? Já inventou algum jeito resolver os dias que a barba fica seca demais? Conte aqui nos comentários! Quem sabe já não rende uma continuação desse post com suas sugestões?


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana
Barba Crescendo do Zero: A Primeira Semana

por Samuel Tonin junho 08, 2021 0 Comentários

Aqui começa Crescendo do Zero, uma série acompanhando o crescimento de uma barba desde o início, com as dificuldades e os cuidados que você precisa ter em cada estágio. Capítulo 1: A Primeira Semana.

Ver artigo completo →

Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode
Não Cometa Estes Erros Quando For Aparar Seu Bigode

por Samuel Tonin junho 01, 2021 0 Comentários

Cultivar um bigode exige alguns cuidados um pouco diferentes de quando você está deixando a barba crescer. Se liga nestes erros comuns e como evitá-los na hora de aparar e cuidar do seu bigodão.

Ver artigo completo →

4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios
4 Dicas pra Cuidar da Barba nos Dias Mais Frios

por Samuel Tonin maio 28, 2021 0 Comentários

No frio os pelos da sua barba e bigode ficam bem mais secos e quebradiços. Aqui tem 4 dicas fáceis pra você incorporar no dia-a-dia e manter a barba sempre macia e bem hidratada nos dias mais frios do ano.

Ver artigo completo →

Dia dos Namorados

Você tem
15% de desconto
no melhor presente que um barbudo pode ganhar.

Use o código MEUBARBUDO