Como Foi Criada a Primeira Cadeira de Barbeiro

por Samuel Tonin agosto 23, 2021 0 Comentários

Como surgiu a primeira cadeira de barbeiro? Quem inventou e como ela evoluiu ao longo do tempo?

Eu tava pesquisando pra fazer um vídeo sobre a história das barbearias pelo mundo. E aí no meio da pesquisa, me deparei com uma história curiosa sobre a invenção da cadeira de barbeiro.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Me impressionou como uma cadeira de 1860 mudou tão pouco comparada com uma cadeira moderna que você encontra hoje em qualquer barbearia.


A HISTÓRIA DA CADEIRA

O ofício de barbeiro é uma das profissões mais antigas que ainda existem - e em breve vai ter um post aqui sobre isso - só que a cadeira de barbeiro como a gente conhece hoje - assentos altos, estofados, apoio para os pés - é relativamente nova.

Barbeiros na Antiguidade

Quem inventou a primeira cadeira de barbeiro foi esse cara aqui: Ernest Koken.

Ele nasceu na Alemanha, mas logo cedo - em 1860 - foi morar em St. Louis, nos Estados Unidos com a família.

O pai do Ernest morreu cedo, então ele foi forçado a deixar a escola pra trabalhar e ajudar na renda em casa.

Na época tinham se tornado muito populares as canecas de barbear. Eram canecas feitas de cerâmica com divisórias pra botar água quente, a espuma, e algumas tinham até um suporte também pro pincel.

Caneca de Barbear

Elas vinham da China e o Ernest - como tinha uma veia artística - comprava as canecas e decorava cada uma delas pintando à mão pra revender.

Foi nessa época que ele começou a trabalhar cada vez mais próximo de barbeiros. E foi aí que ele descobriu uma grande oportunidade: uma cadeira que fosse confortável pro cliente e que deixasse o trabalho do barbeiro mais fácil.

O barbeiro fica o tempo todo de pé e precisava se movimentar e parar em várias posições diferentes durante o serviço.

Por que não uma cadeira que fosse alta, pra o barbeiro não precisar ficar tão curvado? E que girasse, pra que ele pudesse ficar sempre na melhor posição e movimentar o cliente quando fosse necessário.

Cadeira de Barbeiro Antiga

Era uma cadeira parecida dessa aqui, de 1880, criada pelo Koken. Foi o maior sucesso e logo ele se tornou o principal fornecedor de cadeiras para as barbearias.

Na sequência ele patenteou modelos com algumas melhorias, como encosto reclinável e um sistema hidráulico pra levantar a cadeira. Isso revolucionou o modo de se barbear em uma barbearia.

Patentes de Cadeiras de Barbeiro

Você ainda encontra cadeiras hoje com o nome Koken gravado no encosto pros pés. Tem todo um mercado dessas raridades.

Depois disso, várias outras empresas foram entrando com pedidos de patente fazendo algumas melhorias pequenas no modelo original. Mas nada que mudasse radicalmente a ideia do Koken.

E olha que curioso: o Ernest Koken morreu em 1909, aos 55 anos. Ele já tinha acumulado uma fortuna com o negócio de fabricação de cadeiras e materiais pra barbearias. E só depois da morte dele, o filho, Walter, encontrou uns rascunhos inacabados de uma ideia que o pai teve pra um motor movido a gasolina que seria um concorrente do motor da Ford, criado na mesma época.

Se não fosse a morte repentina dele, provavelmente a gente teria carros Koken além de cadeiras de barbeiro também.

Suporte para os Pés

O negócio da família continuou sólido até 1950 quando surgiu a Takara Belmont Corp. vendendo cadeiras hidráulicas por um preço muito mais baixo e acabou tomando o mercado.

Em 1969 a Takara comprou a Koken junto com a fábrica e os direitos do nome e da marca. Em 1970 eles já tinham 70% do mercado americano.

E essa foi a origem das cadeiras que a gente se senta hoje quando vamos numa barbearia.

Claro que essa história deve ter muito mais detalhes e personagens e outras marcas brigando aí no meio por patentes e tudo mais. Se você souber de mais algum detalhe pra acrescentar ou corrigir alguma coisa que eu falei aqui, manda nos comentários.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Errou na Hora de Aparar a Barba? Veja o que Fazer.
Errou na Hora de Aparar a Barba? Veja o que Fazer.

por Samuel Tonin setembro 15, 2021 0 Comentários

Se você apara a própria barba, a chance é grande de ter errado alguma vez cortando mais do que queria. E o que você faz quando isso acontece? Aqui tem algumas dicas.

Ver artigo completo →

Barba Crescendo do Zero | Episódio 5: Parou de Crescer?
Barba Crescendo do Zero | Episódio 5: Parou de Crescer?

por Samuel Tonin agosto 30, 2021 0 Comentários

Este é o quinto capítulo da série Deixando a Barba Crescer do Zero. Cheguei finalmente no terceiro mês e, com ele, veio a dúvida… a barba parou de crescer?

Eu tenho algumas teorias pra explicar isso...

Ver artigo completo →

Aquela Analisada nas Barbas dos Inscritos no Canal
Aquela Analisada nas Barbas dos Inscritos no Canal

por Samuel Tonin agosto 11, 2021 0 Comentários

Sempre que tem Live com barbeiros aqui no canal rola um momento de tirar as dúvidas e analisar as barbas dos inscritos. Mas nem sempre dá tempo de responder todo mundo...

Ver artigo completo →

Semana do Cliente

Você tem 15% OFF
em seu pedido.

Use o cupom: CLIENTE-SB

Válido até domingo, 19/09