Como evitar a irritação da pele depois de barbear - Sobrebarba

Como evitar a irritação da pele depois de barbear

por Samuel Tonin Junho 26, 2018

Se você é como eu que não pode ver uma lâmina de barbear que o pescoço já fica todo irritado e cheio de bolinhas, esse post é pra você, meu amigo.

Mesmo quem prefere manter a barba grande, em algum momento precisa dar aquele trato e raspar o pescoço. Acontece que essa foliculite na barba (ou pseudofoliculite como é conhecida clinicamente) é muito mais comum do que se imagina.

A boa notícia é que é fácil resolver essa irritação ao barbear.


O que você precisa evitar


Barbear no sentido oposto dos fios

Placa de duplo sentido proibido

O problema de passar a lâmina no sentido oposto ao que crescem os fios da sua barba é que a lâmina passa muito mais próxima da raiz e pode causar uma lesão. Pior ainda se ela estiver gasta. Sério, vai no sentido dos fios, mesmo que isso demore um pouco mais.

Usar lâmina de barbear velha

Eu sei, as boas lâminas de barbear são os olhos da cara pra ficar trocando toda hora. Mas tem um truque bem simples pra sua durar muito mais. Você só precisa de uma calça jeans. Antes de se barbear deslize o barbeador umas 10 vezes de cima pra baixo na perna da calça e depois novamente no sentido oposto.

Passando o aparelho de barbear na calça jeans

O certo é fazer isso no sentido contrário ao que você usa pra se barbear. Essa é uma técnica parecida com a que os barbeiros faziam ao afiar o fio da navalha em uma faixa de couro. Você alinha a lâmina novamente devolvendo o corte. Lâmina renovada: menor a chance de arrancar o fio e machucar a pele.


E o que fazer na hora de se barbear


Faça esfoliação

Homem usando esfoliante facial

Usar um bom esfoliante facial duas vezes por semana é importante pra remover as células mortas que vão se acumulando na pele. Assim você evita que o pelo encrave diminuindo bastante a chance de inflamação. Use o esfoliante direto no rosto, principalmente nas regiões que você costuma barbear. Evite esfregá-lo direto sobre os fios da sua barba.

Use água quente

Antes de se barbear lave o rosto com água quente ou deixe pra se barbear depois do banho. Isso ajuda muito a evitar a irritação porque a água morna abre os poros e deixa os fios mais maleáveis, com menor chance de se romperem. Deixe a água fria pro final.

Lubrifique bem o rosto

Homem barbudo usando Gel de Barbear

Use sempre um bom creme ou gel de barbear. Tem muita gente que usa só um sabonete, mas tem um problema nisso: sabonetes geralmente só fazem espuma. O que ajuda de fato o barbear não é a espuma, mas o fato de o rosto estar bem lubrificado pra que a lâmina deslize melhor.

Pra quem é barbudo, o gel de barbear é uma mão na roda porque ele tem uma boa lubrificação e é transparente, sem espuma nenhuma. Assim você vê exatamente onde está passando o barbeador e evita raspar onde não deve.

Use as duas mãos

Usar as duas mãos ao se barbear para esticar a pele

Essa é clássica de todo mundo que se barbeia. Lembro de ter aprendido com meu avô que era barbeiro: uma mão segura o aparelho de barbear e a outra estica a pele do rosto. Ainda mais numa área mais complicada como o pescoço. Esticar a pele levanta os fios, evita você se machucar e o barbear fica mais rente, sem precisar passar a lâmina no mesmo lugar várias vezes.

Hidrate após o barbear

Homem barbudo usando balm de barba depois de se barbear

Uma boa loção pós barba faz toda a diferença. O balm de barba é um hidratante para a pele com propriedades calmantes e cicatrizantes.

Ele ajuda na renovação das células, na cicatrização e evita o aparecimento daquelas bolinhas típicas de pele irritada depois de barbear.

Tem mais alguma técnica pra evitar irritação? Divide aí com a gente. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program