Como cultivar e manter o bigode - Sobrebarba

Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

É que, apesar de o bigode crescer junto com a sua barba, ele pode incomodar mais rápido e com mais frequência, espetando, entrando na boca ou acumulando mais sujeira com comida, café ou cigarro.

Músico de bigode

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.


1. Limpeza diária

Os pelos do rosto já são naturalmente mais grossos e, quando estão perto do nariz, eles podem incomodar muito mais. Por isso, lave sempre o bigode com um shampoo e condicionador específicos para barba.

O shampoo vai manter o seu bigodão sempre limpo e o condicionador sela as escamas dos fios deixando-os mais macios.

Homem com bigode

Além disso, produtos específicos pra barba não amargam caso escorram pela boca como acontece com shampoos convencionais.


2. Esfoliação

Usar um esfoliante de rosto na região do bigode pode parecer estranho a princípio, mas faz uma diferença. A esfoliação não remove apenas células mortas, mas ajuda a evitar pelos encravados e aquelas espinhas incômodas perto dos lábios, já que essa é uma região que costuma ficar mais oleosa.

A dica é passar um esfoliante com a ponta dos dedos logo acima dos lábios e perto do nariz. Duas vezes por semana é o suficiente.


3. Hidratação

Óleo de Barba também serve pra hidratar o bigode. Uma dica pra quem é barbudo é sempre terminar a aplicação do Óleo ou Balm no bigode. Quanto mais hidratados os fios do bigode, mais maleáveis e fáceis de ser modelados eles ficam.

Homem ruivo com bigode


4. Apare com frequência. E a seco.

Os fios da barba e bigode crescem em velocidades diferentes uns dos outros e depois de um tempo é comum encontrar alguns pelos espetando pra fora. E no bigode isso fica ainda mais aparente e bem mais rápido. Por isso aparar o excesso é importante pra manter o estilo.

Homem aparando o bigode com tesoura

Mas nunca apare o bigode com molhado! Os pelos molhados costumam ficar mais pesados e alongados. Quando secam eles se retraem e só então você pode ver que cortou além do que devia. Seque bem o bigode antes de se aventurar com a tesoura.


5. Menos é sempre mais

Se você sente confiança e quer se aventurar a aparar o próprio bigode, uma tesoura pequena e com ponta fina e um pente são essenciais. Mas não se afobe. Respire fundo e comece na área próxima ao nariz cortando primeiro aqueles fios que crescem pra cima e que costumam incomodar mais.

Depois passe pra região logo acima dos lábios. Não penteie pra baixo e corte tudo rente. Penteie o bigode para os lados. Assim fica mais fácil ver onde estão os fios que realmente estão maiores e precisam ser aparados, além de deixar um desenho mais natural.

Mas se não sente confiança ainda nisso, recomendo seriamente aparar as primeiras vezes com um barbeiro de confiança. Um bom profissional vai poder dar dicas específicas para o seu estilo de bigode.


6. Cera, sua melhor aliada

Mesmo que você curta um bigode num estilo mais natural, a cera de bigode é importante porque ela ajuda a manter os fios protegidos e hidratados ao longo do dia e evita que fiquem entrando na boca ou espetando pra fora.

Se você curte modelar o bigode com as pontas curvadas, num estilo "handlebar", a espessura dos fios do seu bigode vai determinar o poder de fixação necessário de uma cera.


Bigodes mais finos têm mais facilidade em manter esse formato. Já bigodes mais grossos podem não segurar o handlebar por muito tempo e exigem uma cera com fixação muito mais forte.


7. Tenha um pente sempre a mão

Um pente de madeira não só ajuda a distribuir a cera de bigode de maneira mais uniforme como também é perfeito para alinhar melhor os fios, além de ajudar na hora de aparar os excessos.


8. Encontre o SEU estilo

Existem várias matérias por aí com regras do que é certo ou errado pra cada formato de rosto. E muitas dessas regras até fazem sentido.

Homem com bigode

Mas eu prefiro seguir a seguinte: o melhor estilo é aquele que você se sente confortável e gosta de ver no espelho. Experimentar e mudar é sempre bacana também.

Já experimentei vários tipos de bigode antes mesmo de deixar a barba crescer alguns caíram muito bem. Já outros nem tanto.

E tentando você pode descobrir que aquele estilo de bigode mais fino pode não cair bem com seu rosto mais alongado, ou que seu rosto quadrado combina melhor com um bigodão mais cheio.

Aproveite que a barba e o bigode crescem de volta e experimente. E não se levar tão a sério faz parte da brincadeira. ;{D

E você? Tem alguma dica bacana para os bigodudos de plantão? Divide aí com a gente nos comentários! 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Dicas pra Quem Tem Uma Barba Falhada
Dicas pra Quem Tem Uma Barba Falhada

por Samuel Tonin Outubro 16, 2018 0 Comentários

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior. Basta ter alguns cuidados diários.

Por isso, se sua barba não fecha em algumas áreas, saiba que você não está sozinho e este post é pra você.

Ver artigo completo →

Como escolher o kit certo para o seu tipo de barba
Como escolher o kit certo para o seu tipo de barba

por Samuel Tonin Outubro 09, 2018 0 Comentários

Cada barba é única e tem características próprias. Além disso, dependendo do estágio de crescimento ela pode precisar de cuidados diferentes. 

Descubra aqui a combinação de produtos ideal para o seu tipo de barba. Ela vai ficar cada dia mais macia e hidratada.

Ver artigo completo →

Porque a barba não é só uma moda da estação
Porque a barba não é só uma moda da estação

por Samuel Tonin Outubro 01, 2018 0 Comentários

Mal começou a primavera e o calor já vem chegando com tudo. E com a mudança de temperatura vem aquela questão: aparar ou não a barba?

O fato é que, com a mudança da estação, mudam também alguns cuidados que você precisa ter com sua barba pra ela ficar sempre bem hidratada e saudável.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program