Como Cuidar de Uma Barba Falhada | Estilos Que Combinam Com Você

por Samuel Tonin janeiro 20, 2020 0 Comentários

Barbas com algumas falhas ou um volume menor de pelos são muito comuns e podem ser tão bacanas e estilosas quanto uma barba mais fechada ou maior.

Aqui vão algumas dicas de como cuidar melhor da sua barba com falhas.


Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

DÊ TEMPO AO TEMPO

Algumas áreas da barba podem só levar mais tempo pra crescer. E isso é muito comum! A própria idade também influencia nisso.

Lembro que a minha barba só foi fechar de verdade depois dos vinte e tantos anos. Isso varia de pessoa pra pessoa.

Então relaxe e dê um tempo pra entender o que acontece e conhecer melhor como sua barba funciona.

Além disso, quanto mais longa a barba mais igualmente distribuída ela vai parecer no seu rosto. O lance é ir aparando aquelas pontas que crescem rápido demais. Assim você mantém um formato mais uniforme e não fica com aquela aparência de barba desgrenhada com fios espetando pra fora.


CUIDE BEM DESDE O INÍCIO

Ter algumas falhas na barba não significa que ela não vai crescer totalmente. Se você está deixando a barba crescer e percebe que tem algumas áreas com menos pelos, antes de começar qualquer tratamento, tenha um pouco de paciência.

É que algumas falhas simplesmente desaparecem depois que o restante da barba cresce.

Te garanto: tem muito barbudão por aí com falhas escondidas debaixo da barba maior. Eu mesmo tenho um buraco no lado direito do queixo e ninguém percebe.

O básico pra quem está começando é o seguinte:

Esfoliante de rosto duas vezes na semana para manter os poros desobstruídos e evitar pelos encravados

Shampoo de barba sempre que for lavar o rosto e, com isso, evitar que a pele fique ressecada.

Balm de barba logo na sequência pra hidratar, refrescar e evitar aquela típica coceira e irritação que aparece quando começamos a deixar a barba crescer.


ENCONTRE SEU PRÓPRIO ESTILO

Se a falha ocupa uma região maior do rosto e é visível mesmo com a barba grande, tenha em mente que essa é uma característica sua e não um defeito. E ela pode ser usada ao seu favor.

Experimente alguns cortes diferentes, como por exemplo, um estilo de barba mais curto nas laterais ou com foco no bigode um pouco maior.

Como inspiração, o que não falta são barbudos famosos e esportistas que ostentam uma bela barba falhada e fazem dela seu estilo próprio. Jhonny Depp, James Franco, Keanu Reeves e vários outros caras tão aí pra provar isso.

 

BARBA BALBO

Um estilo que acho bem bacana pra quem tem a barba falha é o estilo Balbo. É uma barba sem a costeleta, com um corte mais baixo e o bigode desconectado do restante da barba. Perfeito pra quem tem falhas nas laterais do rosto ou sem a conexão do bigode.

Independentemente do estilo que escolher, à medida em que sua barba cresce ela precisa de mais hidratação para não ficar desgrenhada. Por isso use sempre um Balm ou Óleo de Barba depois de lavar.


TRATAMENTO PRA CRESCER A BARBA FUNCIONA?

Existem vários produtos no mercado que prometem cobrir falhas e fazer a barba crescer. Desde medicamentos como o Minoxidil até produtos que estimulam a circulação.

Funcionam? Podem funcionar, sim, mas a verdade é que cada caso é um caso.

São muitos motivos diferentes para uma barba ter falhas ou menos pelos, e pra cada um pode ter um tratamento diferente, mais seguro e eficaz.

E também pode acontecer de nenhum funcionar como você espera. Este é mais um dos motivos de não lançarmos nenhum produto que prometa o crescimento. Não tem com fazer um único produto que funcione pra todo mundo.

Por isso, se as falhas na sua barba realmente incomodam você, consulte primeiro um dermatologista. Só um profissional pode entender qual a causa do volume menor de pelos no seu rosto e indicar o tratamento certo. É economia de grana e de tempo.

Só lembre-se que muitos destes tratamentos não são feitos especialmente para o rosto e podem ressecar muito a sua pele e, consequentemente, a barba. Por isso:

1. Use shampoo de barba ao lavar o rosto durante qualquer tratamento. Ele tem o pH fisiológico e não agride a pele.

2. Mantenha a pele e os pelos sempre hidratados. O Balm de barba é uma boa opção aqui porque tem uma textura mais leve e refrescante.

3. Se sua barba for mais longa em perceber que está ressecando demais apliquei também algumas gotas de Óleo de barba logo depois do balm. Ele cria uma camada protetora em torno dos fios que evita o ressecamento.


LEMBRE-SE

Cada barba é única. Algumas com fios mais lisos, outras mais enroladas, com cores diferentes, ou menos de pelos. É genético.

Quando a sua pele e barba estão saudáveis e bem cuidadas, independentemente do estilo que você escolher, certamente você terá muito mais confiança e isso faz toda a diferença.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar
Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar

por Samuel Tonin agosto 02, 2021 0 Comentários

Há dois meses eu raspei a barba deixando só o bigode e ela vem crescendo sem mexer. Finalmente chegou a hora de aparar os pelos pela primeira vez.

Ver artigo completo →

Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba
Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba

por Samuel Tonin julho 29, 2021 0 Comentários

Perdeu a Live no Canal Sobrebarba? Assista à gravação aqui. A convidada desta semana foi a Jaqueline, barbeira fenomenal da Barbearia do Zé. O papo foi sobre como combinar o seu corte de cabelo com o estilo de barba.

Ver artigo completo →

A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba
A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

por Samuel Tonin julho 21, 2021 0 Comentários

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba? Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Ver artigo completo →