Como cuidar da barba no verão

por Samuel Tonin dezembro 17, 2018 0 Comentários

O verão tá vindo com tudo. Em alguns lugares a sensação térmica já está batendo os 40 graus. E é nessa época de muito sol e calor que surgem algumas dúvidas: o que fazer com a barba? Raspa ou deixa? E depois da piscina ou da praia?

Não há dúvida de que nestes dias mais quentes a barba precisa de alguns cuidados extras, mas é só seguir essas dicas simples para sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão. Vamos lá!


RASPAR OU NÃO RASPAR A BARBA?

Não é porque o clima está mais quente que você precisa tirar a barba. Deixar a barba mais curta no verão é mais uma questão de gosto pessoal que necessidade.

Há quem pense que a barba aumenta a sensação de calor, mas não é bem assim. Ela pode até mesmo aliviar essa sensação.

É que nos dias mais quentes nós suamos mais. O suor é uma maneira que nosso corpo tem de eliminar o excesso de calor e equilibrar a nossa temperatura. E os pelos da barba ajudam a dispersar e evaporar melhor o suor que sai do seu rosto.

Só que, como você sua mais, é aí que entram alguns cuidados.


LAVE. ENXÁGUE. REPITA.

Como produzimos mais suor nos dias quentes, a barba fica muito mais propensa a acumular sujeira ao longo do dia. Por isso a regra número 1 pra qualquer barbudo no calor é: lave o rosto com mais frequência usando um shampoo específico pra barba!

Homem barbudo tomando uma chuveirada na praia

Lavar com sabonetes ou shampoos convencionais pode piorar a situação já que eles são feitos com certos tensoativos que removem a hidratação natural da pele deixando a barba mais ressecada e, consequentemente, mais difícil de controlar.

Já o shampoo de barba pode ser usado diariamente. Eu uso pelo menos duas vezes ao dia: uma logo de manhã e outra no final do dia.

Carregar um frasco menor de shampoo com você pra lavar o rosto durante o dia caso o calor aperte pode também ser uma boa ideia. As versões pra viagem tão aí pra isso.

E quem tem barba mais longa ou ressecada, use um condicionador de barba logo depois do shampoo.


CUIDADO COM A BARBA MOLHADA

Se você gosta de tomar aquela chuveirada pra refrescar logo antes de dormir, cuidado pra não ir pra cama com a barba úmida! Seque bem com uma toalha ou, de preferência, com um secador de cabelo com o vento na temperatura fria. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias durante a noite.


HIDRATE-SE

Beba água com frequência. A hidratação vem de dentro pra fora e no calor ela é ainda mais necessária. Você vai suar mais, não tem jeito. E não repor a água no seu organismo afeta sim a aparência da barba.

Homem barbudo tomando agua de coco

E também hidrate a barba usando um Balm ou Óleo de Barba. O Balm tem uma textura mais leve e refrescante e pode ser usado a qualquer hora do dia. Eu curto levar o Balm de Barba comigo sempre que vou à praia ou à piscina. O sal e o cloro ressecam muito a pele e acabam ressecando também a barba. Hidratar depois de um mergulho faz toda a diferença.

O Óleo de Barba também é importante no calor. Ele cria um filme protetor em torno dos fios e evita que eles ressequem com a evaporação excessiva e rápida do suor.

E mesmo quem tem pele oleosa, pode usar algumas gotas do Óleo sem medo. A gente tomou cuidado de colocar a quantidade certa de Óleo de Semente de Uva e Óleo de Jojoba na fórmula. É que estes óleos têm propriedades adstringentes e ajudam a controlar a oleosidade da pele. Assim o Óleo de Barba fica com uma densidade mais leve, ideal para estes dias de calor.


RASPE O PESCOÇO

Grande parte da sensação de incômodo e coceira vem dos pelos que crescem logo abaixo da linha do queixo e tomam o pescoço. Costumo raspá-los uma vez por semana já que a minha barba é mais longa e eles não aparecem tanto. Mas no verão é bom aumentar a frequência. 

A dica é usar um Gel de Barbear, que é transparente e sem espuma. Assim você não corre o risco de raspar demais onde não deve e perder a linha divisória da barba. E depois de se barbear use o Balm como pós-barba. Ele refresca, ajuda na cicatrização e ainda evita irritação da pele e coceira.


TENHA UM PENTE À MÃO

Quem penteia a barba com frequência sabe: é um vício. E tem seus motivos: pentear acalma, ajuda a alinhar os pelos e o passar do pente estica os fios ajudando a circular melhor o ar, dando uma refrescada nos momentos mais quentes do dia.

Além disso, enquanto usa um pente, você deixa de mexer na barba com os dedos. Quem aqui nunca passou horas futucando a barba e quando viu já tinha um mar de pelos soltos?

Mexer demais na barba também aumenta o acúmulo de sujeira, oleosidade e o atrito entre os fios danifica a estrutura deixando a barba com um aspecto mais desgrenhado e com pontas duplas. Por isso, por mais irresistível que seja, tire a mão da barba! E um bom jeito é trocar os dedos por um pente, de preferência de madeira, que não gera eletrostática nos fios.

E você? Tem mais algum cuidado que você toma com a sua barba nos dias mais quentes? Divide aí com a gente nos comentários. 👇


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar
Barba Crescendo do Zero | Episódio 4: Hora de Aparar

por Samuel Tonin agosto 02, 2021 0 Comentários

Há dois meses eu raspei a barba deixando só o bigode e ela vem crescendo sem mexer. Finalmente chegou a hora de aparar os pelos pela primeira vez.

Ver artigo completo →

Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba
Combinando o Cabelo com o Estilo de Barba

por Samuel Tonin julho 29, 2021 0 Comentários

Perdeu a Live no Canal Sobrebarba? Assista à gravação aqui. A convidada desta semana foi a Jaqueline, barbeira fenomenal da Barbearia do Zé. O papo foi sobre como combinar o seu corte de cabelo com o estilo de barba.

Ver artigo completo →

A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba
A Hora Certa pra Você Usar Óleo de Barba

por Samuel Tonin julho 21, 2021 0 Comentários

Como é que você sabe que chegou a hora de usar óleo de barba? Isso pode variar dependendo do tamanho e de outras características da barba. E aqui tem algumas dicas pra você encontrar a hora certa pra você.

Ver artigo completo →