Como cuidar da barba no inverno | Sobrebarba

Como cuidar da barba no inverno

por Samuel Tonin Junho 20, 2018

É.. o inverno já chegou, meu amigo. A barba tem seu valor até no verão mais quente, mas nos dias mais gelados do ano ela funciona como uma proteção natural do seu rosto contra o frio e o vento.

Só que junto das vantagens de se manter uma barba grande no inverno vem também a necessidade de alguns cuidados extras.

Homem barbudo caminhando na rua no inverno

As temperaturas mais baixas e a pouca umidade do ar deixam os fios da barba mais ressecados e quebradiços. E, se não cuidar direito, sua barba pode ficar seca demais, arranhando, surgem pontas duplas e a pele embaixo dela pode descamar com mais facilidade.

Por isso aqui vão algumas dicas pra manter sua barba em sua melhor forma durante o inverno:


Evite água quente

Tá certo que quanto mais frio lá fora melhor fica aquele banho bem quente. Só que da mesma forma que um banho quente dá uma sensação boa no frio, a temperatura alta da água é inimiga número 1 da sua barba.

Barbudo cuspindo fogo

Isso acontece porque quanto mais quente a água, mais ela retira da pele (e dos pelos) os óleos naturais que você já produz e que ajudam a manter a barba hidratada. Pele ressecada leva a barba ressecada e o resto você já sabe.

O ideal mesmo seria um banho frio. Mas, se banho gelado no inverno não é a sua praia, uma solução é usar água morna no chuveiro ou mesmo deixar pra lavar a barba na pia com água fria.


Use um shampoo feito para barba

O shampoo que você usa na sua barba faz toda a diferença. Evite shampoos convencionais de cabelo.

Já falei aqui em outros posts mas vale ressaltar: shampoo para barba de verdade é diferente de shampoo para cabelo. Shampoos comuns têm uma formulação pensada pra limpar também o seu couro cabeludo e, pra isso, têm tensoativos que funcionam como um detergente que remove a oleosidade.

Na cabeça, isso pode ser ok. Estes shampoos são regulados pra isso. Mas no rosto este tipo de limpeza faz com que a pele vá ficando ressecada. E sem a hidratação natural da pele a barba resseca junto.

Homem lavando a barba no banho

Por isso, use sempre um shampoo específico para barba quando for lavar seu rosto barbudo. Um bom shampoo para barba é regulado para ser usado no rosto. Assim ele limpa a barba e cuida da pele. Melhor ainda se ele for livre de sulfatos! Sulfatos existem pra fazer espuma, mas podem irritar e desidratar com uso contínuo.


Seque bem essa barba

No inverno, com menos incidência de sol ou calor, manter a barba sempre seca é importante pra caramba. Ainda mais se a sua for mais longa. Um ambiente constantemente úmido embaixo dos seus pelos faciais é uma festa pra proliferação de fungos ou outras complicações de pele.

Pra secar não tem segredo: use uma toalha, só evite esfregá-la com muita força. O atrito forte entre os pelos e a toalha pode danificar os fios.

Se for de secador, tome cuidado de usá-lo sempre na temperatura mais baixa possível. O ar muito quente também danifica os fios e pode deixá-los frágeis e quebradiços.

Uma boa técnica é passar um pouco de Balm de Barba antes do secador. Ele protege melhor os fios do ressecamento e ajudar na hidratação.


Hidrate. E hidrate de novo.

Usar um condicionador de barba logo depois do shampoo é um bom primeiro passo. É que condicionadores têm a carga eletrostática oposta à do shampoo e selam as escamas deixando os fios mais macios e controlados.

Barbudo hidratando a barba com óleo de barba no banheiro

E pra que a barba fique hidratada por mais tempo e não resseque ao longo do dia, use óleo de barba. Se você já usa, é possível que no inverno você precise aumentar a quantidade de gotas na hora de aplicar.

Nessa época, por exemplo, eu uso óleo de duas vezes ao dia. Na segunda e na terceira aplicação você pode usar uma quantidade menor de gotas, só pra manter a barba sempre protegida.

É que o óleo cria um filme em torno do fio que ajuda a evitar o ressecamento e assim ele acaba funcionando também como um escudo contra o vento gelado que pode danificar a sua barba.

Lembre-se que cada barba é única e tem necessidades diferentes de hidratação. Se você é novo no uso de óleo para barba, comece com 5 gotas e veja o resultado. Depois experimente diminuir ou aumentar algumas gotas até encontrar a quantidade certa e que funciona melhor pra você. Aqui mesmo no blog tem um outro post em que falo mais sobre o uso do óleo de barba com algumas dicas sobre aplicação e quantidade.


Tenha um pente sempre à mão

Pentear sua barba com frequência tem muitas vantagens. Além de manter sua barba mais alinhada, o pente distribui o óleo de barba de maneira mais uniforme por todo o fio.

Homem barbudo usando um pente de madeira na barba

Outra vantagem é que o pente estimula a circulação, o que é ótimo pra um crescimento saudável da barba. Mas pra mim a maior vantagem é que ele evita que você fique cutucando a barba com a mão o tempo todo.

Quem é barbudo sabe que passar a mão na barba pode ser um vício. Mas essa mania pode acabar com os fios. Além de você correr o risco de sair arrancando pelos da barba, o atrito entre eles danifica a estrutura e pode causar pontas duplas.

Na hora de acariciar sua própria barba, faça isso com um pente de madeira. Ela agradece.

E aí? Tem mais alguma dica pra cuidar da barba nos dias mais frios do inverno? Divide aí com a gente nos comentários! 👇






Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como cuidar da barba no verão
Como cuidar da barba no verão

por Samuel Tonin Dezembro 17, 2018 0 Comentários

O verão tá vindo com tudo este ano e a previsão é de muito sol e calor. E é nessa época que surgem algumas dúvidas: o que fazer com a barba no calor? Raspa ou deixa? E depois da piscina ou da praia?

Aqui tem algumas dicas pra sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão. Vamos lá!

Ver artigo completo →

Por que o exercício físico faz bem pra sua barba
Por que o exercício físico faz bem pra sua barba

por Samuel Tonin Dezembro 11, 2018 0 Comentários

Uma dieta equilibrada e exercícios físicos podem fazer uma grande diferença em como a sua barba vai se desenvolver.

Pode parecer besteira, mas inserir um treino regular na sua rotina é excelente tanto pra sua pele quanto pra sua barba. Entenda por que.

Ver artigo completo →

Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão.
Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão.

por Samuel Tonin Dezembro 03, 2018 0 Comentários

Mesmo que a sua ideia seja ter uma barba grande pode ser uma boa ideia você não abandonar 100% a tesoura.

É que, por mais contraditório que pareça, aparar os pelos regularmente é fundamental no processo de deixar a barba crescer. Entenda por quê.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program