Como cuidar da barba nesse calor - Sobrebarba

Como cuidar da barba nesse calor

por Samuel Tonin Outubro 20, 2017

Pelo jeito o calor tá chegando com tudo. Se ainda não chegou na sua área, prepare-se que ele vai chegar. E com ele começam a pipocar dúvidas sobre o que fazer com essa barba tão bem cultivada ao longo do ano.

É fato que nos dias mais quentes ela precisa de cuidados especiais, mas é só seguir algumas regras básicas pra você tirar de letra e sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão. Vamos lá!

Raspar ou não raspar? Eis a questão.

Você pode aparar a barba mais rente ou mantê-la longa nos dias de calor. O importante é você se sentir confortável com o estilo que escolher.

Há quem pense que a barba aumenta a sensação de calor. Não é bem verdade. Ela mais protege do que aquece seu rosto.

Tem até um estudo feito na universidade de Queensland, na Australia, que indica que mesmo barbas mais curtas podem proteger o rosto contra os raios nocivos do sol. Claro que mesmo barbudo você não pode deixar o protetor solar de lado!

Talvez essa ideia de que a barba aqueça o rosto vem do fato de que ela realmente protege contra o frio no inverno. Só que do mesmo jeito que ela protege contra o frio ela também pode proteger contra o calor dispersando melhor o suor que evapora do seu rosto. E é nesse ciclo de calor > suor que a gente precisa tomar cuidado!

Lave. Enxágue. Repita.

No calor nós suamos mais e a barba fica muito mais propensa a acumular sujeira ao longo do dia. Por isso a regra número 1 pra qualquer barbudo no calor é: lave o rosto com mais frequência usando um shampoo específico pra barba!

Lave a barba com mais frequência

Lavar com sabonetes ou shampoos convencionais pode piorar a situação já que eles são feitos com tensoativos que removem a hidratação natural da pele deixando a barba mais ressecada e, consequentemente, mais difícil de controlar.

Se o shampoo é específico para o rosto ele pode ser usado diariamente. Eu mesmo uso o shampoo pelo menos duas vezes ao dia: uma logo de manhã e outra no final do dia.

Pra quem tem barba mais longa e toma banho logo antes de dormir, é uma boa ideia usar um secador. Não durma com a barba ainda úmida. Assim você evita a proliferação de fungos e bactérias durante a noite.

Hidrate seu corpo e a sua barba

Beba água com frequência. A hidratação vem de dentro pra fora e no calor ela é ainda mais necessária.

Hidrate-se

E hidrate a barba com Balm ou Óleo de Barba. O Balm tem uma textura mais leve e refrescante e pode ser usado a qualquer hora ao longo do dia. Eu curto levar o Balm comigo sempre que vou à praia ou à piscina. O sal e o cloro ressecam muito a pele e, de carona, ressecam a barba. Uma passadinha do Balm depois de um mergulho faz toda a diferença.

O Óleo de Barba também é super importante no calor. Ele cria um filme protetor em torno dos fios e evita que eles ressequem ao longo do dia, já que o seu suor também pode ressecar os pelos.

Pode parecer contraditório, mas mesmo quem tem pele oleosa pode usar umas gotinhas do Óleo sem medo. A gente tomou cuidado de colocar a quantidade certa de Óleo de Semente de Uva e Óleo de Jojoba na fórmula. É que estes óleos têm propriedades adstringentes e ajudam a controlar a oleosidade da pele. Por isso o nosso Óleo de Barba tem uma densidade mais leve e um aroma mais sutil, já pensando nesses dias de calor típicos do Brasil.

Tenha sempre um pente à mão

Quem penteia a barba com frequência sabe: é um vício. E tem seus motivos: pentear acalma, ajuda a alinhar os pelos e o passar do pente estica os fios ajudando a circular melhor o ar, dando uma refrescada nos momentos mais quentes do dia.

Use um pente de barba

Além disso, enquanto penteia, você deixa de mexer na barba com os dedos. Quem aqui nunca passou horas futucando a barba e quando viu já tinha um mar de pelos soltos?

Mexer demais na barba também aumenta o acúmulo de sujeira, oleosidade e o atrito entre os fios danifica a estrutura deixando a barba com um aspecto mais desgrenhado e com pontas duplas. Por isso, por mais irresistível que seja , tire a mão da barba! E um bom jeito é trocar os dedos por um pente, de preferência de madeira, que não gera eletrostática nos fios.

E você? Tem mais algum cuidado que você toma com a sua barba nos dias mais quentes? Divide aí com a gente nos comentários. 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos
Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017 0 Comentários

Quando começamos a cultivar uma barba é bem comum ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado. O estereótipo do barbudo sujo e desleixado tem a sua razão de existir. Se você simplesmente deixar a barba crescer, sem os cuidados certos, ela pode ficar ressecada, e sem forma.

Ver artigo completo →