Como cuidar da barba branca

por Samuel Tonin maio 28, 2018 0 Comentários

Quando a barba branca chega, não tem jeito, amigo. Ela vem com tudo. Em algumas pessoas pode demorar. Em outras pode chegar bem cedo. Um fio aqui, outro ali, de repente toda uma área dominada te transformando num barbudo grisalho.

Uma coisa é certa: a barba branca tem seu charme e deve ser assumida com todo o respeito que ela merece. Só que junto com os fios brancos, surgem também alguns cuidados especiais que você precisa ter. Mas antes, é importante entender uma coisa:


Por que a barba fica branca?

Na raiz de cada fio da barba (e também de seus pelos do corpo e cabelo) existem células chamadas melanócitos. Elas funcionam como uma fábrica de pigmento natural que produz a melanina, que é a substância que dá cor ao cabelo, barba, pelos. Quanto mais você tiver dessa substância, mais escuro seus pelos vão ser.

Esquema de um fio da barba

Só que com o passar dos anos, a produção da melanina diminui naturalmente. Isso faz com que seus pelos percam aos poucos a coloração original até ficar branca.

Isso acontece com todo mundo, mas a sua genética é que vai dizer quando, em que quantidade e em que região do corpo isso vai acontecer primeiro. No meu caso eles vieram primeiro no queixo e hoje já cobrem parte do peito e estão começando a aparecer na cabeça.

No começo pode parecer estranho. Afinal, a gente é condicionado a entender cabelo branco como algo a ser evitado. Não é à toa que existem tantas tinturas aí no mercado.

Mas se tem uma coisa em que a gente acredita aqui na Sobrebarba é em assumir a aparência natural. Cada barba é única, tem uma característica só sua, seja na cor, na quantidade dos fios ou na forma em que eles crescem. E o legal é isso: entender como ela é de fato e cuidar pra que ela cresça saudável. Por isso aqui vão algumas dicas para você que já ostenta uma barba branca ou está começando a ter uma.


É de hidratação que ela precisa

Quando a barba fica branca ela tende também a ficar mais ressecada e quebradiça. Nesse estágio a hidratação é mais importante que nunca, principalmente se você pretende deixar a barba crescer ou já tem uma barba grande. Pra isso você deve usar produtos específicos para a barba.

Homem com barba branca

Lembre-se que barba e cabelo são diferentes e pedem cuidados distintos. Evite usar um shampoo para cabelo no rosto. Ele normalmente contém tensoativos que funcionam bem no couro cabeludo, mas no rosto eles removem a hidratação da pele e podem ressecar ainda mais os fios da barba.

O ideal é usar um shampoo para barba diariamente seguido de um condicionador de barba. Estes sim têm formulações pensadas para serem usadas no rosto com a função de limpar sem ressecar a pele e ainda devolver a maciez aos fios. E finalizar, use sempre óleo de barba. O óleo hidratação os fios mais secos e duros da barba branca e cria uma camada protetora que evita o ressecamento ao longo do dia.


Assuma a cor natural e evite o amarelamento

Essa é uma decisão muito pessoal, claro. Se você quer tingir a barba e acha que fica melhor assim, vá em frente. Mas procure por produtos mais naturais, sem amônia e químicas pesadas.

Tenha em mente que a maioria das tinturas pode deixar a barba ainda mais ressecada e prejudicar a saúde dos fios. E raramente estas tinturas são feitas para serem usadas com segurança no rosto.

Homem com barba branca

Por isso, recomendo de verdade assumir os fios brancos e cuidar bem deles como eles são. O cuidado extra que você precisa ter aqui é com um possível amarelamento dos fios.

Cigarro, fumaça, poluição, tudo isso pode contribuir pra que os fios brancos fiquem com um tom amarelado. A boa notícia é que é fácil mantê-la hidratada e com a cor natural. Pra isso a dica é usar um shampoo e condicionador específico para barbas brancas.

A diferença é que estes produtos têm na fórmula um matizante que neutraliza os tons amarelados e devolve a cor natural, realçando os tons de branco e grisalho dos fios.

Aqui na Sobrebarba criamos uma linha especialmente pra quem tem barbas brancas. Eles foram feitos com um matizante seguro para o rosto e na proporção certa para evitar o amarelamento, sem alterar a cor natural, e ainda dar mais hidratação. E combinam perfeitamente com os demais produtos da linha, como o óleo de barba e a cera de bigode.

Você não precisa ter a barba toda branca pra usá-los. Mesmo que seja só uma área específica que esteja grisalha, eles são ótimos pra manter a barba toda bem cuidada.

E você? conhece mais alguma dica bacana para os barbudos grisalhos? Divide aí com a gente nos comentários. 👇


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →

Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido
Barba na Adolescência | Conselhos que eu queria ter ouvido

por Samuel Tonin abril 02, 2021 0 Comentários

Cultivar uma barba pela primeira vez na adolescência não é tarefa fácil. Mas separei aqui alguns conselhos que podem ajudar (e que eu gostaria muito de ter ouvido quando era mais novo).

Ver artigo completo →

E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia
E Foi Assim Que Começamos a Plantar Árvores na Amazônia

por Samuel Tonin março 30, 2021 0 Comentários

Se tem um projeto que dá o maior orgulho de participar é este de reflorestamento da Reserva do Uatumã, na Amazônia. Aqui eu conto um pouco mais sobre como tudo começou.

Ver artigo completo →