Como cuidar bem da barba? Que produtos usar? Tem uma ordem certa? | Sobrebarba


Como cuidar bem da barba? Que produtos usar? Tem uma ordem certa?

Na real, manter a barba limpa e hidratada é bem mais simples do que parece. Aqui vão algumas dicas pra quem tá começando.

Desde o lançamento dos novos condicionadores e modeladores de barba, tenho recebido algumas dúvidas parecidas aqui na Sobrebarba. Perguntas como: "Agora que tem mais produtos, eu preciso de todos?", "Qual a diferença entre os novos produtos e os que já existiam?", "Qual a ordem certa pra usar?".

Então, por que não fazer um compiladão destas respostas e dicas em um único post? Taí!

O bacana é que não tem muito segredo, e também não tem um único modo certo de cuidar da barba. Cada barba é de um jeito (ainda bem!) e, dependendo de como for a sua, ela pode precisar de mais ou menos hidratação, ou de uma forcinha extra pra segurar os fios mais rebeldes.

O bom é que, cuidando todos os dias, a gente vai entendendo melhor a própria barba e criando um ritual que faça mais sentido e dê um resultado melhor.

Mas tem umas dicas que podem ser uma mão na roda, principalmente pra quem tá começando a usar agora produtos específicos pra barba. Por isso, boto aqui a rotina que eu sigo junto com alguns vídeos que acabamos de fazer com dicas de uso de cada um dos produtos. Espero que isso possa tirar algumas dúvidas suas e ajudá-lo a montar a sua própria rotina. ;-D}}



Shampoo de Barba

Não importa o tamanho da sua barba, se ela é muito ressecada ou naturalmente macia e controlada. O primeiro passo é cuidar da limpeza dela. E um shampoo próprio pra barba faz toda diferença.

Um bom shampoo de barba é diferente de um shampoo pra cabelo. A principal diferença é a presença de tensoativos na fórmula. Um shampoo pra cabelo precisa destes tensoativos pra remover as impurezas e excesso de gordura do couro cabeludo. Só que no rosto, eles não são legais. Eles removem a hidratação natural da pele e, com o uso diário, pode ressecar o rosto, causar descamação e, por tabela, os pelos vão ficando cada vez mais ressecados.

Pra usar um shampoo de barba não tem segredo. A principal dica aqui é que você não precisa da mesma quantidade de shampoo que usa no cabelo. Quando criamos o nosso shampoo Sobrebarba deixamos a fórmula bem concentrada. Assim uma quantidade pequena já resolve.




Condicionador de Barba

O condicionador de barba é ideal para ser usado logo após o shampoo de barba. É que os pelos da barba (assim como os do cabelo) tem folículos que se parecem com escamas. O shampoo abre esses folículos pra garantir uma limpeza completa. E o condicionador tem uma carga eletrostática oposta à do shampoo. Com isso ele sela de volta estes folículos. Assim, os fios ficam mais controlados e macios, prontos para o próximo passo que é a hidratação com o Balm ou o Óleo de Barba.





Balm / Óleo de Barba

Depois de lavar com o shampoo e condicionador, chega a hora hidratar!

Mas com Balm ou com Óleo? Qual a diferença entre eles? Pode os dois juntos? Pra responder, explico a diferença entre eles:

O Balm da Sobrebarba é um hidratante sem enxágue. Ele foi feito pra hidratar os pelos da barba e também pra evitar que a pele fique irritada. Por isso que a gente sugere o Balm para barbas mais curtas (ou pra quando você raspa o pescoço), que é quando mais acontece esse tipo de irritação, mas ele pode sim ser usado em barbas mais longas.

Ele é feito com extrato de algas marinhas e aloe vera, que são cicatrizantes e anti-inflamatórios naturais. Não é à toa que ele funciona como um excelente pós-barba e é o preferido de muitos barbeiros! Ele tem também óleo de melaleuca que evita a coceira típica da fase inicial do crescimento dos pelos.



Já o Óleo de Barba é ideal para as barbas mais longas ou ressecadas. É que quando a barba vai ficando mais longa ela se distancia da hidratação natural da pele. O óleo restaura essa hidratação deixando os pelos mais macios e menos desgrenhados.



Você pode usar os dois em conjunto, principalmente naqueles dias em que a barba está precisando de uma hidratação extra. Neste caso a dica é usar o balm logo após o banho e, assim que ele for absorvido, finalizar com algumas gotas de óleo.




Modelador de Barba

O modelador de barba Sobrebarba funciona como um finalizador pra controlar melhor o volume e dar uma segurada naqueles fios mais rebeldes que ficam espetados pra fora.

O nosso grande desafio foi criar um modelador que não fosse pesado e gorduroso como a maioria dos balms modeladores, que acabam pesando os fios. E depois de muita pesquisa e muitos testes em barbas de verdade chegamos na nossa fórmula exclusiva, que é bem leve e tem um fator de fixação que segura os fios sem deixá-los duros nem engordurados.

A dica aqui é botar um pouco do modelador na ponta dos dedos e aplicar na barba — principalmente nessas áreas que precisam de ter o volume mais controlado — em movimentos repetidos sempre no sentido dos fios.

Você vai ver que à medida em que vai passando as mãos no sentido dos fios a barba vai ficando com o volume mais controlado.



Você pode usar o modelador sempre que precisar dar uma controlada no volume da barba. E ele pode ser usado logo depois do balm ou óleo de barba sem problemas. Só cuidado pra não exagerar na quantidade! O que vai fazer a diferença é a repetição dos movimentos no sentido dos fios.




Cera de Bigode

Quando criamos a nossa cera de bigode, escolhemos um tipo de cera que é mais dura e seca ao toque. Assim ela não escorre pela boca nem nos dias mais quentes e mantém o bigode no lugar, evitando que entre na boca.

A nossa cera tem uma fixação moderada pra manter o bigode no lugar sem deixá-lo duro, com uma aparência mais natural.



Como falei lá no início, cada barba é única e pode responder melhor a uma quantidade ou frequência de uso. O bacana é que não tem jeito errado e o seu ritual é só seu. Cai dentro e experimente à vontade.

Depois me conta como tem usado os produtos e como eles têm funcionado melhor pra você.


9 Comentários

Cristiano Morsch
Cristiano Morsch

April 19, 2017

Muito bacana os vídeos.
Parabéns

Alessandre Matede
Alessandre Matede

April 19, 2017

Eu já tenho a rotina um pouco diferente… condicionador não sinto falta no uso diário… uso umas duas vezes na semana. Shampoo todos os banhos com secagem a frio após. Aplico o óleo e espalho bem. Finalizo com o balm. Isso tem trazido um resultado muito bom! Na rebeldia dos pelos (que acontece pouco, uso o modelador, que comprei para experimentar mas não vejo muita necessidade no meu caso)

Tamanho da barba: 4 dedos de comprimento

Marcio Bessa
Marcio Bessa

April 18, 2017

Bem legal!
Nao parece nada, mas da uma boa ideia do que cada produto faz e de como usa-los.
Vida longa e prospera a SB!
Grd abc,

ELTON RANGEL
ELTON RANGEL

April 18, 2017

Produtos top! Tenho 34 anos e antes de conhecer esses produtos, nunca tinha dado muita atenção à minha barba; agora é visual definitivo! Valeu!

Mauricio
Mauricio

April 18, 2017

Importante deixar claro que óleo não hidrata. O que faz é criar uma película que impede a desidratação. Isso qualquer dermatologista pode confirmar. Se a barba já estiver ressecada, óleo não vai adiantar.

Pabllo Stanlley
Pabllo Stanlley

April 18, 2017

Estou usando a linha Light my fire e estou gostando muito, além do básico: shampoo, balm e óleo, passei a usar o condicionador e o modelador, o resultado é bem satisfatório. Como eu costumo usar o balm a noite antes de dormir, agora consigo controlar o volume da barba durante o dia apenas com o modelador sem ter aquela sensação da barba pesada.

igor
igor

April 18, 2017

Compartilho da mesma opinião do Nicholas acima.

Vicente
Vicente

April 18, 2017

Mto bacana a explicação !!!!
Parabéns, mais uma vez, ao Sobrebarba, sempre inovando e sempre surpreendendo os barbudos.
Grande abraço à toque equipe !!!!
Nota 1000 ao site.

Nicholas C B Lima
Nicholas C B Lima

April 18, 2017

Bacana a iniciativa de explicar o uso dos produtos. Só senti falta da frequência de aplicação.
Posso usar todos os produtos todo dia?

Deixe um comentário