Como Controlar Sua Barba Rebelde - Sobrebarba

Como controlar sua barba rebelde

por Samuel Tonin Setembro 02, 2018

Fios apontando pra fora, barba desalinhada e com volume irregular. Todo barbudo acaba passando por isso em algum momento. O bom é que são problemas comuns e muito fáceis de resolver.

Mas primeiro….


Por que a barba fica desalinhada?

Existem alguns motivos e geralmente a causa pode ser uma combinação deles. O mais comum é que os fios da sua barba não crescem na mesma velocidade. Uns apontam mais rápido que os outros e, além disso, cada fio pode estar em uma fase diferente do ciclo de crescimento, até cair e ser trocado por um outro fio novo. Nessa de crescer mais rápido vão surgindo aqueles fios apontando pra fora que a gente tanto conhece.

Barbudo dirigindo

Outro motivo é a falta de hidratação. Por mais que você possa ter um cabelo ou pele oleosos, a barba tende a ressecar com mais facilidade. A pele até produz uma hidratação natural mas em barbas maiores ela não é suficiente para manter os pelos hidratados o dia todo.

Com isso na cabeça, aqui vão algumas dicas do que pode, de fato, resolver o problema dos fios mais rebeldes:


Apare a cada duas ou três semanas

Mesmo que você esteja deixando a barba crescer, não dá pra fugir da tesoura. É importante ter em mente que alguns fios vão crescer mais rápido mesmo e nada mais simples que simplesmente apará-los.

Barbeiro aparando a barba com tesoura

Você pode tentar em casa com uma tesoura e o apoio de um pente pra evitar cortar onde não deve, mas se não sente confiança, vale deixar essa função com um barbeiro.


Hidrate a barba diariamente

Usar produtos específicos para a barba é o cuidado essencial que qualquer barbudo precisa ter pra manter a barba alinhada e bem hidratada. Fuja de shampoos e condicionadores convencionais de cabelo que podem ressecar o seu rosto e deixar a sua barba ainda mais ressecada. O shampoo de barba pode e deve ser usado todos os dias, sempre que for lavar o rosto todo. E o condicionador de barba sela as escamas dos fios e isso faz com que eles fiquem naturalmente mais alinhados e com o volume mais controlado.

De barba limpa, aplique algumas gotas de óleo de barba. Além de repor a hidratação natural ele cria uma camada protetora que evita o ressecamento ao longo do dia.

Com a barba mais hidratada os fios ficam mais maleáveis e fáceis de alinhar. Por isso...


Penteie sempre

Use um pente de madeira que não gera eletrostática e controla melhor o frizz. Pentear logo depois de aplicar o óleo é bom também para desembaraçar os fios e distribuir a hidratação de maneira mais uniforme pela barba toda.

Outra grande vantagem de se ter um pente sempre por perto é evitar ficar passando a mão na barba. Pra muita gente isso é um vício, mas alisar a barba com as mãos não é nada recomendado. O atrito entre os fios pode danificá-los e, além de arrancar pelos precocemente, isso pode gerar pontas duplas.


Finalize com um Modelador

Tem dias que, mesmo limpa, hidratada e penteada, sua barba vai acordar com a pá virada, com pelos espetados um lado com mais volume que o outro. Pra esses dias a dica é usar um Modelador de Barba.

O modelador funciona como um finalizador para a barba. Por isso ele deve ser usado sempre no final, depois de você cuidar da sua barba com shampoo, condicionador, balm ou óleo. O objetivo dele é controlar o volume e alinhar sem deixar os fios duros.

A melhor maneira de aplicar é botar uma quantidade pequena na ponta dos dedos. Ele não precisa ser espalhado por toda a barba.

Homem barbudo alinhando os fios da barba com modelador

Foque nas áreas que você quer controlar e passe os dedos no sentido dos fios repetindo esse movimento como se estivesse acariciando o rosto. Essa repetição do movimento é importante porque o modelador tem um fator de fixação com efeito memória. Você vai perceber que a cada passada de mão o volume fica um pouco mais controlado até chegar no ponto que você quer.

Assuma a barba crespa

Ter uma barba mais alinhada e controlada não significa que ela deva ser lisa. Na verdade, a maioria dos homens tem uma barba mais crespa que o cabelo e isso é absolutamente normal e esperado.

Isso acontece porque o próprio formato dos pelos da barba é diferente do cabelo. Ele é mais achatado enquanto o cabelo é mais cilíndrico e isso faz com que ele seja menos liso ou enrole com mais facilidade. É o que, inclusive, ajuda a sua barba ter mais volume e manter o formato.

Estrutura dos fios da barba

Usar produtos químicos ou altas temperaturas pra tentar alisar os fios da barba pode ser bastante prejudicial. Primeiro porque normalmente são produtos que não são feitos para serem usados no rosto. Eles podem ressecar muito mais a barba e serem até prejudiciais para a pele e o resultado final raramente fica natural.

E você? Tem mais alguma dica sobre manter a barba mais alinhada? Divide com a gente aqui nos comentários 👇:





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Como cuidar da barba no verão
Como cuidar da barba no verão

por Samuel Tonin Dezembro 17, 2018 0 Comentários

O verão tá vindo com tudo este ano e a previsão é de muito sol e calor. E é nessa época que surgem algumas dúvidas: o que fazer com a barba no calor? Raspa ou deixa? E depois da piscina ou da praia?

Aqui tem algumas dicas pra sobreviver ao calor sem sacrificar o seu estilo barbudão. Vamos lá!

Ver artigo completo →

Por que o exercício físico faz bem pra sua barba
Por que o exercício físico faz bem pra sua barba

por Samuel Tonin Dezembro 11, 2018 0 Comentários

Uma dieta equilibrada e exercícios físicos podem fazer uma grande diferença em como a sua barba vai se desenvolver.

Pode parecer besteira, mas inserir um treino regular na sua rotina é excelente tanto pra sua pele quanto pra sua barba. Entenda por que.

Ver artigo completo →

Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão.
Aparar ou não aparar a barba? Eis a questão.

por Samuel Tonin Dezembro 03, 2018 0 Comentários

Mesmo que a sua ideia seja ter uma barba grande pode ser uma boa ideia você não abandonar 100% a tesoura.

É que, por mais contraditório que pareça, aparar os pelos regularmente é fundamental no processo de deixar a barba crescer. Entenda por quê.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program