Como Controlar o Frizz na Barba

por Samuel Tonin fevereiro 13, 2021 0 Comentários

Frizz é um nome que inventaram pra quando os pelos ou cabelos que insistem em arrepiar mesmo quando você penteia. Quando ele perde o sentido normal dos outros pelos.

Clica aí no botão vermelho e se inscreve no canal:

 

Se você botar um fio da sua barba no microscópio você vai ver que ele é revestido por várias células sobrepostas parecendo escamas. Essas escamas são chamadas também de cutículas e elas revestem a parte central do pelo.

Quando, por algum motivo, essas escamas ressecam, elas se abrem e o fio perde o sentido correto e é aí que ele arrepia. Isso acontecendo em vários ao mesmo tempo dá esse aspecto que o mercado convencionou chamar de Frizz.

Cabelo com frizz


O QUE CAUSA O FRIZZ?

Basicamente o ressecamento (falta de hidratação), excesso de produtos químicos, produtos que levam álcool, por exemplo, clima úmido ou muito seco e uso de secador quente ou essas chapinhas que tem uma galera usando por aí.

Dá pra ver que pra brigar com esse trem dá trabalho...


COMO EVITAR O FRIZZ NA BARBA

Mas tem algumas coisas que você pode fazer pra melhorar.

Por exemplo, evitar ficar puxando os pelos da barba ou passando a mão demais, principalmente quando a barba ainda estiver úmida.

Quando você passa muito a mão você gera atrito entre pelos e esse atrito abre as escamas.

Homem penteando a barba

No lugar desse vício usa um pente. Mas usa um pente de madeira porque a eletricidade estática é outra causadora de frizz.

Se a sua barba é crespa, um pente com dentes mais largos só pra dar uma desembaraçada é o ideal.


FOGE DO CALOR

Qualquer aparelho com calor como secador ou chapinha pode parecer milagroso na hora, mas na real você só vai piorar a situação. O calor resseca o pelo e abre ainda mais as escamas.

Se você curte secar a barba com secador, vai na temperatura mais fria. Pra secar não precisa de calor.


POR QUE A UMIDADE CAUSA FRIZZ

Do mesmo jeito que um clima muito seco deixa a barba ainda mais ressecada, um clima mais úmido pode aumentar o frizz.

Isso acontece porque o ar fica com mais moléculas de ar. Essas moléculas quando pegam no fio enrugam as escamas e elas ficam mais levantadas.

Por isso que quando alguém alisa o cabelo com uma chapinha e sai na chuva ou na garoa logo, logo o cabelo espeta ou enrola de volta.

Nessa hora usar um Balm ou um Óleo de Barba ajuda bastante. Eles criam uma camada em volta dos frios que protegem a barba contra esse excesso tanto de umidade ou de ressecamento de um clima mais seco.


FRIZZ X BARBA CRESPA

Tudo isso que estou falando aqui é com relação ao frizz que é diferente de uma barba ser crespa. Barba crespa é o mais natural que existe. Isso tá na própria estrutura do fio que é mais achatado e enrola mais fácil. É bom não confundir.

Agora, uma barba crespa tende a ter mais frizz. Quando o cabelo é cacheado ou o pelo é mais enrolado, a oleosidade natural do pelo precisa passar por mais obstáculos mesmo pra conseguir chegar da raiz até as pontas.

Por isso que a barba costuma ser mais seca que o seu cabelo e aí a hidratação todo dia é fundamental.

Shampoo específico pra barba que não ressecada a pele, balm e óleo de barba estão aí pra isso mesmo.


O FRIZZ É ESSENCIAL PARA O VOLUME

Agora tem uma coisa. Não precisa se desesperar pra acabar com cada pulinho que aparece fora do lugar, principalmente na barba.

A gente tem que aceitar que a barba não tem um formato perfeito e totalmente alinhado por natureza. E é esse fato dela ser mais enrolada e ter mais facilidade de surgir um frizz que faz ela parecer mais natural e ter mais volume.

Você precisa do volume pra dar mais sustentação embaixo do queixo, por exemplo.

Acho que a gente acaba ficando muito influenciado pelo mercado de cabelo vendo mil e um shampoos e produtos anti-frizz como se o frizz fosse o grande vilão.

Mas no caso da barba ele pode ajudar muito quem quer ter uma barba mais volumosa.

Você pode sim controlar e diminuir o excesso, mas não pira em querer ter todos os pelos da barba alinhados ou lisos que isso é irreal.

Mas me conta aí, como é que é a sua relação com o frizz na barba? Tem mais alguma dica pra evitar o excesso de frizz? 


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Transformando uma Barba Lenhador em um Beardstache
Transformando uma Barba Lenhador em um Beardstache

por Samuel Tonin abril 27, 2021 0 Comentários

Finalmente chegou o dia de aparar a barba e mandar ver num Beardstache: aquele estilo de barba bem curtinha com o bigodão mais evidente. Pega essas dicas aqui.

Ver artigo completo →

A Grande Diferença entre as Barbas Banholz e Old Duch
A Grande Diferença entre as Barbas Banholz e Old Duch

por Samuel Tonin abril 21, 2021 0 Comentários

Seguindo a série de posts sobre estilos de barba, chegou a vez da Bandholz e Old Duch: o que são esses estilos, de onde eles surgiram e o que você precisa fazer pra deixar a barba assim.

Ver artigo completo →

BARBA DURA: COMO DEIXAR OS PELOS MAIS MACIOS
Barba Dura: Como Deixar os Pelos Mais Macios

por Samuel Tonin abril 16, 2021 0 Comentários

Já sentiu sua barba mais dura, com pelos rígidos e desalinhados? Conheça um jeito simples simples pra que sua barba fiquem mais macia e fáceis de alinhar.

Ver artigo completo →