Como aparar a barba em casa - Sobrebarba

Como aparar a barba em casa

por Samuel Tonin Fevereiro 05, 2018

Não tem como escapar. Mesmo que o seu objetivo seja deixar a barba crescer, em algum momento ela vai precisar de uma aparada.

Os fios da barba crescem em velocidades diferentes uns dos outros. Eles não crescem de maneira uniforme (quem dera!). E com isso é muito comum a barba começar a ter aqueles pelos apontando pra fora. Isso faz com que ela fique com um aspecto desgrenhado e sem forma.

O melhor jeito de corrigir isso e ficar com um visual mais alinhado é aparando esse fios que crescem mais rápido. E tem algumas maneiras diferentes de fazer. Vai da sua preferência ou habilidade.

Atenção: Se você não tem muita prática ou segurança com a tesoura ou a máquina de barbear, a primeira dica é aparar com um bom barbeiro e pegar algumas dicas com ele também. Eu mesmo costumo dar aquele tapa na barba quando vou cortar o cabelo e as dicas abaixo são com base no que aprendi com meu barbeiro e tenho treinado em casa:


COMO APARAR A BARBA COM TESOURA

Essa é uma técnica que pede certa prática. Mas se feita com calma e cuidado, é uma das que traz o melhor resultado.

Você só precisa de um espelho, uma tesoura e um pente.

Antes de qualquer coisa, lave a barba com um Shampoo de Barba. É importante ela estar livre de qualquer sujeira e já bem hidratada. Depois seque bem, respire fundo e vamos lá:

  1. Primeiro penteie a barba toda pra tirar os nós e desembaraçar os fios.
  2. Em seguida comece a aparar pelos lados do rosto. A dica aqui é passar o pente bem devagar. Você vai perceber que aqueles fios maiores apontam pra fora do pente. Nessa hora segure o pente na posição usando-o como guia e corte o fio que está maior. Desse jeito o pente evita que você corte por acidente outros fios menores.
  3. Ainda usando o pente como referência, apare também os fios maiores do queixo.
  4. O bigode já é outra história. Você pode querer deixá-lo maior e usar uma Cera de Bigode para manter os fios voltados para as laterais, evitando que eles entrem na boca. Mas se tem aqueles fios maiores incomodando, penteie o bigode todo pra baixo e perceba quais são os fios que estão destoando do tamanho. Do mesmo jeito que fez com a barba, corte a ponta destes fios.

Se cortou demais alguma área, relaxa que a barba cresce de novo. Barba tem essa vantagem! ;D}}

Eu mesmo já errei pra caramba até ganhar uma certa segurança e hoje sei quais são as minhas limitações. Por isso acabo aparando em casa só pra dar um retoque semanal em certas regiões da barba que mando melhor. E sempre conto com a ajuda de um barbeiro de confiança pra fazer o trabalho completo.


COMO APARAR A BARBA COM MÁQUINA DE BARBEAR

Já com uma máquina de barbear o processo é um pouco diferente.

  1. Primeiro lave a barba com seu Shampoo de Barba e seque completamente. Evite fazer isso com os pelos molhados.
  2. Comece pelas laterais. A dica é usar um pente com um número maior e passar a máquina no sentido dos fios pra evitar que ela corte que mais do que o necessário.
  3. Para o queixo e bigode, o lance é usar a máquina sem pente algum e usar um pente de madeira como guia, exatamente como a aparada com a tesoura.

Cuidado aqui que, com a máquina, a chance de um acidente é bem maior. Basta um espirro pra ficar com uma clareira no meio do rosto. História real aqui. \o.

O lance é uma boa dose de sangue frio, paciência e persistência! Ou um bom barbeiro por perto!


COMO RASPAR O PESCOÇO E REGIÕES DO ROSTO

Não importa qual a técnica que você usou para aparar os fios desgrenhados, você pode precisar raspar o pescoço ou regiões do rosto pra manter o formato da barba delineado.

É aqui que muita gente acaba errando a mão e cortando mais onde não deve.

A dica é usar um Gel de Barbear ao invés de uma espuma tradicional, que pode cobrir as áreas onde você quer raspar. O Gel é transparente e, assim, você consegue ver exatamente onde vai passar a lâmina.

Pra usar o Gel de Barbear é bem simples. Basta umedecer o rosto (de preferência com água quente pra abrir os poros) e passar uma pequena quantidade do gel sobre a área que deseja barbear.


Depois de raspar com uma lâmina, enxágue com água fria pra fechar novamente os poros e aplique o Balm de Barba como um pós-barba, sobre o rosto e também os pelos da barba. Ele hidrata os fios e ajuda na cicatrização da pele.

Pronto! Barba aparada. 👍

E você? Tem alguma dica bacana de como você apara sua barba? Divide aí com outros barbudos nos comentários! 👇





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

A importância de hidratar a barba diariamente
A importância de hidratar a barba diariamente

por Samuel Tonin Agosto 19, 2018 0 Comentários

Cada barba tem suas necessidades próprias de hidratação. Algumas são bem mais ressecadas que outras.

Pra manter uma barba sempre macia e com aspecto saudável, a hidratação diária é super importante. Veja como.

Ver artigo completo →

Como cultivar e manter o bigode
Como cultivar e manter o bigode

por Samuel Tonin Agosto 07, 2018 0 Comentários

Bigode fino, lápis, grosso, vintage, chevron, handlebar, ferradura... não importa o seu estilo ou nome que dão ao seu bigode, todos precisam de um cuidado especial.

Na prática é bem simples: aparar, hidratar e alinhar. Esse trio vale pra todo homem bigodudo que se preze. E aqui vão algumas dicas pra extrair o melhor do seu bigodão.

Ver artigo completo →

Como evitar e tratar a caspa na barba
Como evitar e tratar a caspa na barba

por Samuel Tonin Julho 30, 2018 0 Comentários

Taí uma das dúvidas (e um dos problemas) mais comuns entre barbudos. Mas o que de fato é a tal caspa e porque ela surge também na barba?

Conheça as principais causas e algumas dicas importantes para resolver e evitar esse problema.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program