Como aparar a barba em casa

por Samuel Tonin fevereiro 05, 2018 0 Comentários

Não tem como escapar. Mesmo que o seu objetivo seja deixar a barba crescer, em algum momento ela vai precisar de uma aparada.

Os fios da barba crescem em velocidades diferentes uns dos outros. Eles não crescem de maneira uniforme (quem dera!). E com isso é muito comum a barba começar a ter aqueles pelos apontando pra fora. Isso faz com que ela fique com um aspecto desgrenhado e sem forma.

O melhor jeito de corrigir isso e ficar com um visual mais alinhado é aparando esse fios que crescem mais rápido. E tem algumas maneiras diferentes de fazer. Vai da sua preferência ou habilidade.

Atenção: Se você não tem muita prática ou segurança com a tesoura ou a máquina de barbear, a primeira dica é aparar com um bom barbeiro e pegar algumas dicas com ele também. Eu mesmo costumo dar aquele tapa na barba quando vou cortar o cabelo e as dicas abaixo são com base no que aprendi com meu barbeiro e tenho treinado em casa:


COMO APARAR A BARBA COM TESOURA

Essa é uma técnica que pede certa prática. Mas se feita com calma e cuidado, é uma das que traz o melhor resultado.

Você só precisa de um espelho, uma tesoura e um pente.

Antes de qualquer coisa, lave a barba com um Shampoo de Barba. É importante ela estar livre de qualquer sujeira e já bem hidratada. Depois seque bem, respire fundo e vamos lá:

  1. Primeiro penteie a barba toda pra tirar os nós e desembaraçar os fios.
  2. Em seguida comece a aparar pelos lados do rosto. A dica aqui é passar o pente bem devagar. Você vai perceber que aqueles fios maiores apontam pra fora do pente. Nessa hora segure o pente na posição usando-o como guia e corte o fio que está maior. Desse jeito o pente evita que você corte por acidente outros fios menores.
  3. Ainda usando o pente como referência, apare também os fios maiores do queixo.
  4. O bigode já é outra história. Você pode querer deixá-lo maior e usar uma Cera de Bigode para manter os fios voltados para as laterais, evitando que eles entrem na boca. Mas se tem aqueles fios maiores incomodando, penteie o bigode todo pra baixo e perceba quais são os fios que estão destoando do tamanho. Do mesmo jeito que fez com a barba, corte a ponta destes fios.

Se cortou demais alguma área, relaxa que a barba cresce de novo. Barba tem essa vantagem! ;D}}

Eu mesmo já errei pra caramba até ganhar uma certa segurança e hoje sei quais são as minhas limitações. Por isso acabo aparando em casa só pra dar um retoque semanal em certas regiões da barba que mando melhor. E sempre conto com a ajuda de um barbeiro de confiança pra fazer o trabalho completo.


COMO APARAR A BARBA COM MÁQUINA DE BARBEAR

Já com uma máquina de barbear o processo é um pouco diferente.

  1. Primeiro lave a barba com seu Shampoo de Barba e seque completamente. Evite fazer isso com os pelos molhados.
  2. Comece pelas laterais. A dica é usar um pente com um número maior e passar a máquina no sentido dos fios pra evitar que ela corte que mais do que o necessário.
  3. Para o queixo e bigode, o lance é usar a máquina sem pente algum e usar um pente de madeira como guia, exatamente como a aparada com a tesoura.

Cuidado aqui que, com a máquina, a chance de um acidente é bem maior. Basta um espirro pra ficar com uma clareira no meio do rosto. História real aqui. \o.

O lance é uma boa dose de sangue frio, paciência e persistência! Ou um bom barbeiro por perto!


COMO RASPAR O PESCOÇO E REGIÕES DO ROSTO

Não importa qual a técnica que você usou para aparar os fios desgrenhados, você pode precisar raspar o pescoço ou regiões do rosto pra manter o formato da barba delineado.

É aqui que muita gente acaba errando a mão e cortando mais onde não deve.

A dica é usar um Gel de Barbear ao invés de uma espuma tradicional, que pode cobrir as áreas onde você quer raspar. O Gel é transparente e, assim, você consegue ver exatamente onde vai passar a lâmina.

Pra usar o Gel de Barbear é bem simples. Basta umedecer o rosto (de preferência com água quente pra abrir os poros) e passar uma pequena quantidade do gel sobre a área que deseja barbear.


Depois de raspar com uma lâmina, enxágue com água fria pra fechar novamente os poros e aplique o Balm de Barba como um pós-barba, sobre o rosto e também os pelos da barba. Ele hidrata os fios e ajuda na cicatrização da pele.

Pronto! Barba aparada. 👍

E você? Tem alguma dica bacana de como você apara sua barba? Divide aí com outros barbudos nos comentários! 👇


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →