Como anda a criação do novo aroma de café

por Samuel Tonin agosto 01, 2019 0 Comentários

Sempre que abro o Instagram @sobrebarba pra perguntas a dúvida que mais aparece - sempre - é: "quando sai o novo aroma de café?".

Esse é sem dúvida o lançamento mais esperado e pedido pelos barbudos. Não é por menos. Quem ama café quer carregar aquela sensação boa e aconchegante o dia todo.

Só que esse aroma é também um desafio e tanto. Muito mais complexo do que a gente podia imaginar.

Não é nada fácil transportar para um produto para barba a sensação do aroma de café sem parecer que você derramou a bebida na barba ou sem ficar adocicado demais.

Você ainda precisa ter uma sensação de limpeza , um perfume agradável, que não incomode e ainda por cima remeter a tudo o que o café representa.

Aqui tem um post que escrevi há um tempo contando como foi o início dessa empreitada e porque esse um desafio pessoal meu também.


A Pesquisa

Como em cada lançamento aqui da Sobrebarba nosso primeiro passo foi uma pesquisa. Não estava claro pra mim o que outros barbudos esperavam quando pediam com tanta certeza um aroma de café. 

Existe uma infinidade de variações desse aroma: seria um café verde, ainda no pé? Torrado? Que sensação esse aroma deveria passar?

Mais de 600 barbudos responderam com suas opiniões e o resultado dessa pesquisa virou um manual de instruções importantíssimo para os perfumistas que estão desenvolvendo esse cheiro pra gente. Aqui está um pouco do resultado:


Torrado

Entre os tipos de café, do verde ao torrado, o aroma que mais sobressaiu na pesquisa foi o torrado. E esse é um dos motivos da demora na criação. Pra chegar no ponto certo do aroma que lembre a torra do café tem sido um desafio e tanto. Mas quem disse que a gente quer o caminho mais fácil, né? ;D}}


Notas complementares

A maioria dos barbudos que respondeu a pesquisa votou em Madeira, Couro e Tabaco como os aromas que mais podem combinar nessa criação do nosso novo aroma café. E eu não podia concordar mais com eles. Essas notas de fundo ajudam a tirar a impressão de que você derramou café na barba. O cheiro que remeter a uma sensação bacana do café mas sem ser exatamente café. Isso é importante.


Nada adocicado

Aromas muito adocicados podem incomodar com o tempo, ainda mais se usados muito próximos da barba. Sem falar que café com açúcar nem é café, né? hehe ;D}}} Estamos buscando um equilíbrio bacana pra esse aroma, pendendo pro não adocicado.


Falou tá falado!

E aqui algumas das falas de centenas de barbudos que ajudaram respondendo essa pesquisa:

 

Chegando lá

Depois de várias tentativas, ajustes e mudanças, recebi aqui no QG, na semana passada, as duas amostras mais recentes. E, cara, fiquei bem feliz com o resultado. 

Amostras do novo aroma

O próximo passo agora é aplicar esse óleo essencial à base dos produtos. Como cada produto pra barba é feito com matérias-primas diferentes, é normal e esperado o aroma sofrer uma alteração. O desafio é fazer com que essa alteração seja a menor possível.

Esse ajuste leva um tempo e estamos trabalhando pra ter os primeiros produtos até o fim do ano.

Enquanto isso vamos pensar num nome! Sugestões? 


Comunidade Sobrebarba

Muita gente não sabe mas aqui mesmo no site Sobrebarba a gente tem um fórum que dá pra você acompanhar o desenvolvimento de novos produtos e até criar novos tópicos pra discutir com a gente.

Tem um tópico específico sobre a criação do novo aroma de café e você pode participar lá.

Clique aqui pra conhecer e participar. Como sempre a sua opinião vale muito.


Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.


Leia também

Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado
Dicas Para uma Barba Lenhador em um Rosto Arredondado

por Samuel Tonin abril 13, 2022 0 Comentários

O uso de linhas retas nas maçãs do rosto e ângulos mais fechados traz uma ar mais alongado ao rosto redondo. Veja mais enquanto o Ornellas apara a barba do Joey. 

Ver artigo completo →

Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba
Quando Barbudos não têm Medo de Mudar o Estilo de Barba

por Samuel Tonin fevereiro 18, 2022 0 Comentários

Você é do time dos barbudos que preferem manter sempre o mesmo visual e nunca mudar o estilo de barba ou é dos que não têm medo de errar e experimentar um visual diferente sempre que dá vontade?

Ver artigo completo →

Quando você vira refém da sua própria barba
Quando você vira refém da sua própria barba

por Samuel Tonin janeiro 24, 2022 0 Comentários

Até que ponto nós estamos reféns da nossa própria barba? Mantemos sempre igual por aceitação? Praticidade? Por já estarmos acostumados com a sua barba desse jeito? Barbudos dão seus relatos.

Ver artigo completo →