Como anda a criação do novo aroma de café

por Samuel Tonin Agosto 01, 2019

Sempre que abro o Instagram @sobrebarba pra perguntas a dúvida que mais aparece - sempre - é: "quando sai o novo aroma de café?".

Esse é sem dúvida o lançamento mais esperado e pedido pelos barbudos. Não é por menos. Quem ama café quer carregar aquela sensação boa e aconchegante o dia todo.

Só que esse aroma é também um desafio e tanto. Muito mais complexo do que a gente podia imaginar.

Não é nada fácil transportar para um produto para barba a sensação do aroma de café sem parecer que você derramou a bebida na barba ou sem ficar adocicado demais.

Você ainda precisa ter uma sensação de limpeza , um perfume agradável, que não incomode e ainda por cima remeter a tudo o que o café representa.

Aqui tem um post que escrevi há um tempo contando como foi o início dessa empreitada e porque esse um desafio pessoal meu também.


A Pesquisa

Como em cada lançamento aqui da Sobrebarba nosso primeiro passo foi uma pesquisa. Não estava claro pra mim o que outros barbudos esperavam quando pediam com tanta certeza um aroma de café. 

Existe uma infinidade de variações desse aroma: seria um café verde, ainda no pé? Torrado? Que sensação esse aroma deveria passar?

Mais de 600 barbudos responderam com suas opiniões e o resultado dessa pesquisa virou um manual de instruções importantíssimo para os perfumistas que estão desenvolvendo esse cheiro pra gente. Aqui está um pouco do resultado:


Torrado

Entre os tipos de café, do verde ao torrado, o aroma que mais sobressaiu na pesquisa foi o torrado. E esse é um dos motivos da demora na criação. Pra chegar no ponto certo do aroma que lembre a torra do café tem sido um desafio e tanto. Mas quem disse que a gente quer o caminho mais fácil, né? ;D}}


Notas complementares

A maioria dos barbudos que respondeu a pesquisa votou em Madeira, Couro e Tabaco como os aromas que mais podem combinar nessa criação do nosso novo aroma café. E eu não podia concordar mais com eles. Essas notas de fundo ajudam a tirar a impressão de que você derramou café na barba. O cheiro que remeter a uma sensação bacana do café mas sem ser exatamente café. Isso é importante.


Nada adocicado

Aromas muito adocicados podem incomodar com o tempo, ainda mais se usados muito próximos da barba. Sem falar que café com açúcar nem é café, né? hehe ;D}}} Estamos buscando um equilíbrio bacana pra esse aroma, pendendo pro não adocicado.


Falou tá falado!

E aqui algumas das falas de centenas de barbudos que ajudaram respondendo essa pesquisa:

 

Chegando lá

Depois de várias tentativas, ajustes e mudanças, recebi aqui no QG, na semana passada, as duas amostras mais recentes. E, cara, fiquei bem feliz com o resultado. 

Amostras do novo aroma

O próximo passo agora é aplicar esse óleo essencial à base dos produtos. Como cada produto pra barba é feito com matérias-primas diferentes, é normal e esperado o aroma sofrer uma alteração. O desafio é fazer com que essa alteração seja a menor possível.

Esse ajuste leva um tempo e estamos trabalhando pra ter os primeiros produtos até o fim do ano.

Enquanto isso vamos pensar num nome! Sugestões? 


Comunidade Sobrebarba

Muita gente não sabe mas aqui mesmo no site Sobrebarba a gente tem um fórum que dá pra você acompanhar o desenvolvimento de novos produtos e até criar novos tópicos pra discutir com a gente.

Tem um tópico específico sobre a criação do novo aroma de café e você pode participar lá.

Clique aqui pra conhecer e participar. Como sempre a sua opinião vale muito.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

O melhor jeito de acabar com a barba espetada
O melhor jeito de acabar com a barba espetada

por Samuel Tonin Agosto 14, 2019 0 Comentários

Barba rebelde com os fios espetando pra fora é bem comum.

Isso acontece porque os fios crescem em velocidades diferentes e, principalmente, por falta de hidratação. Veja como resolver.

Ver artigo completo →

Um Guia Completo Sobre Óleos de Barba
Um Guia Completo Sobre Óleos de Barba

por Samuel Tonin Julho 24, 2019 0 Comentários

Do que é feito um bom óleo de barba? Pra que serve cada um de seus ingredientes? Qual o jeito certo de usar e como saber a quantidade e frequência ideais pra você?

Descubra isso e muito mais aqui neste guia completão sobre óleos de barba.

Ver artigo completo →

Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul
Fazendo a barba em Kadıköy, Istambul

por Franklin Costa Julho 17, 2019 0 Comentários

O lado asiático de Istambul é uma região onde poucos turistas se aventuram. E foi por lá, em meio a cafés, mercados de rua e chás turcos que fui conhecer como é a dar um trato na barba em uma barbearia local. Mais uma barbearia pelo mundo!

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program

x