Como aliviar a coceira na barba - Sobrebarba

Como aliviar a coceira na barba

por Samuel Tonin Maio 21, 2018

A coceira na barba é mais comum do que você imagina. Ela aparece principalmente no início do processo de crescimento. Afinal, quem nunca tentou deixar a barba crescer e desistiu no meio do caminho por conta da coceira?


O que causa a coceira e irritação

Uma das principais causas é a falta de hidratação. O uso de shampoos convencionais de cabelo ou certos tipos de sabonete podem ressecar a pele do rosto, removendo a hidratação natural. Assim a pele pode ficar mais sensível e até descamar.

Chão arenoso ressecado e quebradiço

O que muita gente acha ser caspa na barba nada mais é que a pele ressecada descamando. Além disso, assim como as células mortas, a sujeira acumulada na barba pode também causar essa coceira, principalmente quando a pele está mais sensível pela falta de hidratação.

O próprio formato do fio da barba quando aparado é outro motivo pra coceira. Quando a gente faz a barba com uma lâmina, o fio é cortado num ângulo em que ele fica parecido com uma agulha, pontiagudo. Assim, à medida em que ele cresce, o pelo tende a encurvar e arranhar a pele do rosto.


Barba sem coceira em 3 passos

A boa notícia é que é bem simples resolver esse problema. Em 3 passos você resolve esse problema:

 

1 - Limpe

Lavar bem o rosto e a barba é o começo pra se ver livre da coceira. Procure sempre usar um shampoo específico para a barba. Shampoos convencionais de cabelo não são legais de se usar no rosto. Isso porque eles contêm tensoativos que removem a hidratação da pele.

Barbudo lavando a barba

Já um shampoo para barba é mais leve e regulado para limpar e hidratar tanto a barba quanto a pele por baixo dela. E pra remover as células mortas e deixar o caminho livre para os novos fios da barba crescerem livremente, sem encravar nem inflamar, use um esfoliante facial pelo menos duas vezes na semana.


2 - Hidrate

Hidratar a barba é importante para que os fios fiquem mais macios e não arranhem tanto o rosto. Se sua barba é mais curta você pode partir direto da limpeza para um balm hidratante para barba, de preferência com uma fórmula mais leve e não gordurosa. Bons balms contêm óleos hidratantes na fórmula como o óleo de melaleuca que ajuda a evitar a coceira e irritação e acalmam a pele.

Se sua barba é mais longa, é possível que sua barba precise de uma hidratação mais intensa. Neste caso é legal usar um condicionador para a barba logo após o shampoo. O condicionador normalmente tem a carga eletrostática oposta à do shampoo. Isso faz com que ele sele as escamas dos fios deixando-os mais macios e alinhados.

Homem aplicando óleo de barba

E, depois de lavar e secar levemente o rosto, aplique algumas gotas de óleo de barba da raiz até as pontas. O óleo hidrata e suaviza tanto a pele do rosto quanto os fios e cria um filme protetor que evita o ressecamento ao longo do dia.


3 - Penteie

Pentear a barba ao longo do dia tem duas grandes vantagens: uma que você evita ficar mexendo nos fios com a mão. Mexer demais pode danificar e, em alguns casos, até causar pontas duplas. Outra que pentear ajuda a remover as células mortas e qualquer outra sujeira enquanto alinha os fios e massageia o rosto diminuindo a chance de pelos encravados. Dê preferência aos pentes de madeira que não geram eletrostática e evitam o frizz.

Homem penteando a barba

Pronto. Com isso fica muito mais fácil cultivar uma barba sem sofrer com coceira. Claro que, caso a sua barba continue com alguma irritação ou coceira, a causa pode ser diferente e, por isso, o recomendado é consultar um bom dermatologista.

E você? Tem mais alguma dica? Divide aí com a gente nos comentários. 👇

Gato coçando a barba de um barbudo





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

10 das Barbearias Mais Legais do Mundo
10 das Barbearias Mais Legais do Mundo

por Samuel Tonin Setembro 24, 2018 0 Comentários

Da mais elegante e exclusiva barbearia de Londres, onde 007 e o time nacional de rugby dão um tapa no visual até uma barbearia escondida no Canadá inspirada na época da Lei Seca.

Conheça dez das barbearias mais bacanas do mundo.

Ver artigo completo →

Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca
Playlist Colaborativa: Sombra e Barba Fresca

por Samuel Tonin Setembro 23, 2018 0 Comentários

Num domingo de sol e vento, depois de uma bela pedalada, começou a nascer essa playlist criada com a colaboração de vários barbudos que acompanham os Stories do Instagram @sobrebarba. 

Aumenta o som e relaxa que essa playlist tá sensacional.

Ver artigo completo →

Como deixar sua barba mais macia em 5 passos
Como deixar sua barba mais macia em 5 passos

por Samuel Tonin Setembro 16, 2018 0 Comentários

Semana corrida, muito trabalho, estresse, falta tempo pra praticar exercícios e se alimentar direito.

São nesses dias que alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. E aqui vão cinco passos simples que você pode ter durante os dias mais pesados.

Ver artigo completo →

x
Welcome to the Loyalty Points Demo Store :-)

Sign up and receive 5000 pts to test out in our Store.

Earning and redeeming Pontos

$1
Earns you
5
$1
Redeems to
20
Ways you can earn
  • Product Purchase
  • Refer a friend
  • Share on social media

Learn more about our program